Início » Bulas e Remédios » Benzonatato – para que serve, como usar e malefícios!

Benzonatato – para que serve, como usar e malefícios!

benzonatato

O benzonatato é um medicamento para a tosse não narcótico, funciona entorpecendo a garganta e os pulmões, tornando o reflexo da tosse menos ativo. Além disso, benzonatato é usado para aliviar a tosse.

Informação importante:

Você não deve usar este medicamento caso seja alérgico a benzonatato ou medicamentos para anestesia tópica, como tetracaína ou procaína (encontrada em alguns cremes de picadas de insetos e queimaduras solares). Além disso, nunca chupe ou mastigue uma cápsula. Portanto, engula a pílula inteira. Chupar ou mastigar a cápsula pode fazer com que sua boca e garganta fiquem dormentes ou causem outros efeitos colaterais graves da pele.

benzonatato
benzonatato

Efeitos colaterais graves de benzonatato incluem sensação de asfixia, dor no peito ou dormência, sensação de desmaio, confusão ou alucinações. Alguns destes efeitos secundários podem resultar da mastigação ou sucção de uma cápsula. Não dê este medicamento a uma criança com menos de 10 anos sem aconselhamento médico. Além disso, uma overdose pode ser fatal para uma criança.

Como usar benzonatato:

Tome este medicamento por via oral com ou sem alimentos, geralmente 3 vezes ao dia, conforme necessário ou conforme indicado pelo seu médico. Engula este medicamento inteiro. Não mastigue, chupe ou dissolva este medicamento na sua boca.

Caso faça isto, causará uma perda de sensibilidade na sua boca/garganta e poderá causar asfixia ou uma reação alérgica grave. Não coma nem beba até que a dormência desapareça. Procure ajuda médica imediatamente caso dormência persista ou piore.

A dosagem é baseada em seu problema médico e resposta à terapia. Além disso, não tome mais de 200 miligramas de uma só vez. Tomar mais benzonatato do que o prescrito não fará com que sua tosse desapareça mais rapidamente, mas pode resultar em sérios efeitos colaterais. Informe o seu médico caso a condição persista ou piore.

Antes de tomar este medicamento:

Você não deve usar este medicamento caso seja alérgico ou medicamentos para anestesia tópica, como tetracaína ou procaína (encontrada em alguns cremes de picadas de insetos e queimaduras solares). Não se conhece se este medicamento irá prejudicar o feto. Além disso, informe a seu médico caso esteja grávida ou planeja engravidar enquanto estiver utilizando este medicamento.

Não se conhece se passa para o leite materno ou se pode prejudicar o bebê em amamentação. Use este medicamento sem informar a seu médico caso esteja amamentando um bebê. Não dê este medicamento a uma criança com menos de 10 anos sem aconselhamento médico. Uma overdose pode ser fatal, especialmente para uma criança.

Como devo tomar benzonatato?

Tome benzonatato exatamente como prescrito pelo seu médico. Não consuma quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado. Siga as instruções do seu rótulo de prescrição. Sempre pergunte a um médico antes de oferecer um remédio para tosse a uma criança. Além disso, a morte pode ocorrer pelo uso indevido de remédios para tosse e resfriado em crianças muito pequenas.

Tome cada dose com um copo cheio de água. Nunca chupe ou mastigue uma cápsula de benzonatato. Engula a pílula inteira. Chupar ou mastigar a cápsula pode fazer com que sua boca e garganta fiquem dormentes ou causem outros efeitos colaterais graves. Além disso, armazene em temperatura ambiente longe da umidade, calor e luz.

O que acontece se eu perder uma dose?

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Portanto, ignore a dose em falta caso esteja quase na hora da próxima dose agendada. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.

O que acontece se tiver overdose?

Procure atendimento médico de emergência ou ligue para o serviço de emergência. Além disso, uma overdose de benzonatato pode ser fatal, especialmente para uma criança. Morte acidental ocorreu em crianças menores de 2 anos que tomaram apenas 1 ou 2 cápsulas.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir dormência na boca ou garganta, sensação de inquietação ou muito sono, tremores, convulsões, ritmo cardíaco lento, pulso fraco, desmaios e respiração lenta (a respiração pode parar).

Malefícios do benzonatato:

Procure ajuda médica de emergência caso tenha algum destes sinais de uma reação alérgica ao benzonatato:

  • urticária;
  • dificuldade ao respirar;
  • inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Pare de tomar este medicamento e chame imediatamente o seu médico caso tenha um efeito secundário grave como:

  • Sensação sufocante;
  • Dor no peito ou dormência;
  • Sensação de desmaio;
  • Confusão;
  • Alucinações.

Alguns destes efeitos secundários podem resultar da mastigação ou sucção de uma cápsula.

Os efeitos secundários de benzonatato menos graves podem incluir:

  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Sonolência;
  • Náusea, vômito, constipação;
  • Comichão leve ou erupção cutânea.

Dosagem do benzonatato:

Dose adulta para tosse:

100 mg a 200 mg por via oral três vezes ao dia

Comentários: Este medicamento deve ser engolido inteiro.

Dose pediátrica para tosse:

Crianças com mais de 10 anos:

100 mg a 200 mg por via oral três vezes ao dia

Comentários: Este medicamento deve ser engolido inteiro.

Uso: alívio sintomático da tosse

Que outros remédios podem interagir com benzonatato?

Antes de tomar benzonatato, informe o seu médico caso use regularmente outros medicamentos que o deixam com sono (como remédios para resfriado ou alergia, sedativos, analgésicos narcóticos, remédios para dormir, relaxantes musculares e remédios para convulsões, depressão ou ansiedade). Eles podem proporcionar sonolência e outros efeitos colaterais.

Pode haver outras drogas que podem interagir com o benzonatato. Portanto, informe à seu médico sobre todos os medicamentos que estiver usando. Isso inclui prescrito, produtos de venda livre, vitaminas e ervas. Não comece um novo medicamento sem informar o seu médico.

Outras informações:

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance de crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use benzonatato apenas para a indicação prescrita.

Este medicamento é utilizado para tratar a tosse causada pelo resfriado comum e outros problemas respiratórios (por exemplo, pneumonia, bronquite, enfisema, asma). Portanto, funciona reduzindo o reflexo nos pulmões que causa o desejo de tossir. Portanto, o uso deste medicamento não é recomendado em crianças menores de 10 anos. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico.

Precauções com o benzonatato:

Antes de tomar, informe à seu médico ou farmacêutico caso seja alérgico a ela; ou a certos agentes anestésicos (por exemplo, procaína, tetracaína); ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes. Antes de usar este medicamento, informe À seu médico ou farmacêutico seu histórico médico.

Este remédio pode deixá-lo tonto ou sonolento. Álcool ou maconha podem deixá-lo mais tonto ou sonolento. Não dirija, use máquinas ou faça qualquer coisa que precise de atenção até poder executar com segurança. Limite a quantidade de bebidas alcoólicas. Converse com seu médico caso esteja usando maconha. Além disso, durante a gravidez este medicamento deve ser usado somente quando necessário. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico. Não se sabe se este medicamento passa para o leite materno. Portanto, consulte o seu médico antes de amamentar.

Interações do benzonatato:

As interações medicamentosas podem alterar a forma como seus medicamentos funcionam ou aumentam o risco de efeitos colaterais graves. Portanto, este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis. Mantenha uma lista de todos os produtos que você usa (incluindo prescrição / medicamentos sem receita médica e produtos fitoterápicos) e compartilhe com seu médico e farmacêutico. Além disso, não inicie pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem a aprovação do seu médico.

Informe à seu médico ou farmacêutico caso esteja tomando outros produtos que causam sonolência, como opióide ou remédios para a tosse (como codeína, hidrocodona), álcool, maconha, remédios para dormir ou ansiedade (como alprazolam, lorazepam, zolpidem), relaxantes musculares (como carisoprodol, ciclobenzaprina) ou anti-histamínicos (como cetirizina, difenidramina).

Verifique os rótulos de todos os seus medicamentos (como antialérgicos ou produtos para tosse e resfriado), pois eles podem conter ingredientes que causam sonolência. Portanto, pergunte ao seu farmacêutico sobre o uso desses produtos com segurança.

Armazenamento do benzonatato:

Armazene em temperatura ambiente longe de luz e umidade. Não armazene no banheiro. Além disso, guarde sempre o benzonatato em um recipiente resistente à criança. Portanto, mantenha todos os medicamentos longe de crianças e animais de estimação.

Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou coloque em um ralo, a menos que isso seja indicado pelo profissional médico. Portanto, descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário. Portanto, consulte o seu farmacêutico ou empresa de eliminação de resíduos local para conseguir mais detalhes sobre como descartar com segurança o seu produto.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.