Beribéri – Causas, Sintomas e Tratamentos conheça quais são. Além disso, o Beribéri, refere-se à falta de pirofosfato de tiamina. O Beribéri é uma doença que pode causar sintomas em todo o corpo, como cãibras musculares, visão dupla e confusão mental, sendo causada pela falta de vitamina B1 no organismo, também conhecida como tiamina, que é responsável pelo metabolismo de carboidratos no corpo e produção de energia.
O Beribéri ocorre principalmente devido ao consumo excessivo de álcool ou de carboidratos simples, como mandioca, arroz e farinha de trigo refinada, e por isso o Beribéri também pode ocorrer em pessoas com excesso de peso ou obesidade.
O Beribéri é caracterizado por alterações nervosas, cerebrais e cardíacas. A vitamina B1 é solúvel em água e exerce importantes funções no organismo, ajudando especialmente na degradação da glicose e na estruturação da bainha dos nervos. O bom funcionamento do cérebro, o relaxamento do sistema nervoso e o fortalecimento do músculo do coração dependem de um adequado suprimento da vitamina B1. Quando há deficiência dessa vitamina no organismo aparece o Beribéri, doença que é rara em países desenvolvidos, nos quais a maior parte dos alimentos é enriquecida com as vitaminas essenciais.
Causas do Beribéri: O Beribéri é causado pela falta de vitamina B1 (tiamina) no organismo. Uma das causas de deficiência de vitamina B1 é a inibição da sua absorção pelo fungo Penicillium citreonigrum, mas outras enzimas, encontradas em peixes de rio, também podem causar idêntica deficiência.
De um modo geral, as deficiências de vitamina B1 se dão por dieta carente de fontes dessa vitamina, baixa absorção dela pelo intestino, diarreias prolongadas ou por hipertireoidismo, gravidez e febre.
Sintomas do Beribéri: A deficiência de vitamina B1 ocorre após 2 ou 3 meses de ingestão insuficiente desse nutriente, causando os sintomas de Beribéri, que são:
- Falta de apetite;
- Fraqueza e irritabilidade;
- Câimbras musculares;
- Palpitações cardíacas;
- Mal estar geral;
- Prisão de ventre;
- Problemas de memória;
- Retenção de líquidos e inchaço nas pernas;
Em crianças, o Beribéri também podem aparecer sintomas de cólicas, vômitos, agitação e falta de ar. Também é importante lembrar que o Beribéri também pode ocorrer em pessoas com sobrepeso ou obesidade, que aparentemente apresentam-se bem nutridas.
Tratamento do Beribéri: O Beribéri pode ser tratado através do consumo da vitamina B1, na busca de reverter a sua carência no nosso corpo. A vitamina pode ser administrada por via oral através de suplementos. O médico poderá prescrever uma injeção ou um comprimido. Será necessário o monitoramento do progresso em geral feitos através de exames de sangue que conseguem mostrar como o seu corpo está absorvendo a vitamina.
Pode também ser indicado uma dieta específica de alimentos enriquecidos com a vitamina para o tratamento do Beribéri , onde podemos citar alimentos como grãos integrais, ovos, carnes, beterrabas, nozes, sementes e suco de tomate ou laranja. Procure limitar alimentos como arroz branqueado, camarões e carne crua, pois dificultam a absorção da Vitamina B-1 pelo seu corpo.
O Beribéri pode ser uma doença considerada grave, o ideal é procurar o tratamento o quanto antes, lembrando que se o tratamento do Beribéri for retardado, os sintomas podem tornar-se permanentes.
Prevenir o Beribéri: Para prevenir o Beribéri, é necessário que a pessoa sujeita a doença mantenha uma alimentação seguida por uma dieta saudável e balanceada, focada em alimentos ricos em tiamina. No caso das gestantes e lactantes, devem analisar minuciosamente se possui alguma carência vitamínica.
Pessoas que geralmente abusam de álcool devem ser examinadas, pois o excesso do álcool no nosso organismo causa absorção das vitaminas, gerando deficiências de Vitamina B.
Obs: O tratamento do Beribéri consiste na administração de vitamina B1, a princípio por via venosa e a seguir por via oral. A vitamina B1 não traz malefícios quando consumida em quantidades elevadas, sendo o excesso dela eliminado pela urina.