Beta-Sitosterol o que é? alimentos, benefícios e cuidados com o uso. Além disso, O Beta-Sitosterol é uma substância encontrada em plantas. Os químicos chamam de “éster de esterol vegetal”. É encontrado em frutas, legumes, sementes e nozes. É usado para fazer remédio.
O Beta-Sitosterol é usado para colesterol alto e doenças cardíacas. Ele também é usado para estimular o sistema imunológico e para prevenir o câncer de cólon, bem como para cálculos biliares, resfriados comuns e gripes, HIV/AIDS, artrite reumatoide, tuberculose, psoríase, alergias, câncer cervical, fibromialgia, lúpus sistêmicos, asma, perda de cabelo, bronquite, enxaqueca e síndrome da fadiga crônica.
Alguns homens usam Beta-Sitosterol para próstata aumentada (hiperplasia prostática benigna ou BPH). Algumas mulheres usam para sintomas da menopausa. Ele também é usado para melhorar a atividade sexual.
Corredores de maratona às vezes usam Beta-Sitosterol para reduzir a dor e o inchaço após uma corrida. Algumas pessoas aplicam Beta-Sitosterol na pele para o tratamento de feridas e queimaduras.
Nos alimentos, o Beta-Sitosterol é adicionado em algumas margarinas, que são projetadas para serem usadas inclusa numa dieta para baixar o colesterol e para prevenir doenças cardíacas. Algumas agências de alimentos, inclusive a americana, permite que os fabricantes aleguem que os alimentos contendo ésteres de esterol vegetal, como o Beta-Sitosterol, podem reduzir o risco de doença cardíaca coronária.
Não confunda o beta sitosterol com o sitostanol, uma substância similar contida no produto chamado Benecol. Tanto o sitostanol como o beta sitosterol são usados para baixar os níveis de colesterol em pessoas com colesterol alto e parecem ser igualmente eficazes.
O que é o beta-sitosterol?
O consumo dietético é a principal fonte de fitoesteróis. Eles não são sintetizados dentro do corpo humano. Margarinas fortificadas usadas para baixar o colesterol contêm 2 g de esteróis de plantas por porção diária. Os sitosteróis geralmente são obtidos de óleo de soja, óleo de amendoim e óleo de abacate.
Preparações contendo beta-sitosterol, derivadas do capim-estrela sul-africano Hypoxis rooperi ou de espécies de Pinus e Picea, estão disponíveis para o tratamento da hipertrofia benigna da próstata. Bagas Saw Palmetto também contêm grandes quantidades de beta-sitosterol e outros esteróis vegetais.
Para que serve o beta sitosterol?
O beta-sitosterol é um aliado da saúde cardiovascular, além de atuar na prevenção de doenças da próstata e no controle da glicemia, auxiliando no tratamento do diabetes. Além disso, auxilia na dieta, reduzindo os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar e ao acúmulo de gordura na região abdominal.
Como resultado, ele ajuda na perda de peso, além de melhorar a imunidade e a prevenção de doenças cardíacas.
Benefícios do beta sitosterol para saúde
A seguir veja a lista dos principais benefícios do beta-sitosterol para saúde.
1. Regula colesterol alto
O tratamento do colesterol alto é provavelmente o seu melhor benefício . Vários estudos são relatados indicando sua capacidade de diminuir os níveis de LDL, ou colesterol ruim. Beta-sitosterol não parece afetar os níveis de HDL ou colesterol bom, ou triglicerídeos.
O esterol da planta funciona reduzindo a absorção do colesterol no intestino em cerca de 50%, produzindo o seu excretado, pelo que há menos circulação na corrente sanguínea.
2 Ajuda na saúde da próstata
Tem uma longa história de uso na Europa para o tratamento da hiperplasia prostática benigna. Estudos descobriram que o beta-sitosterol reduziu os sintomas do aumento da próstata , como a redução do fluxo urinário. Parece funcionar bloqueando a produção de diidrotestosterona que desencadeia o crescimento das células da próstata.
O relatório também observou que reduziu o crescimento e disseminação de células cancerosas na próstata e induziu a apoptose, que é o processo no qual as células cancerosas se auto destruam.
Estes estudos envolveram animais isolados ou células de câncer de próstata, mas o benefício terapêutico em humanos ainda não está firmemente estabelecido.
3. Auxilia o sistema imunológico
Estudos mostraram que níveis inadequados de beta-sitosterol levam a um sistema imunológico comprometido sobrecarregando seu corpo com anticorpos perigosos que limpam e atacam células saudáveis. Além disso, os esteróis vegetais são as únicas substâncias naturais testadas para estimular as células.
As células T eliminam invasores e infecções exógenas, incluindo células anormais, como as células cancerígenas. Essa superprodução interrompe a resposta auto-imune adequada e causa doenças crônicas, como lúpus, síndrome da fadiga crônica, artrite reumatóide e psoríase.
4. Previne doenças cardíaca
O colesterol é uma das principais causas de doença cardíaca. O colesterol é necessário para um sistema que funciona corretamente, mas muito é perigoso. Seu fígado só pode eliminar uma certa quantidade de colesterol e, quando há excesso, adere às artérias, contribuindo para o acúmulo de placas que podem causar aterosclerose e endurecer as artérias.
Quando as artérias ficam entupidas e a falta de oxigênio no coração produz um ataque cardíaco.
5. Regula os níveis de triglicerídeos
Os benefícios do beta-sitosterol foram comprovados para diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos, contribuindo assim para um coração saudável e um sistema circulatório eficiente . Eles imitam o colesterol em sua estrutura, mas ele serve uma função biológica muito diferente.
Suas semelhanças permitem que você limite a quantidade de colesterol que é absorvida pelo organismo, dando ao fígado mais tempo para capturar e eliminar o colesterol circulante.
6. Combate câncer
Em um estudo, eles descobriram que o beta-sitosterol isolado da planta de asclepias curassavica inibiu o crescimento de células de câncer de cólon humano.
Algumas pesquisas indicam que também pode combater o câncer de mama. Em relatórios oncológicos, verificou-se que induziu a apoptose em células de câncer de mama.
A apoptose é um tipo de morte celular programada que é fundamental para impedir a proliferação de células cancerígenas. É importante ter em mente que mais pesquisas são necessárias antes que possam ser recomendadas para o tratamento ou prevenção de qualquer tipo de câncer.
7. Reduz a diabete alto
Alguns estudos em animais sugerem que esteróis e esterolinas podem ajudar a reduzir fatores de risco para o diabetes e ajudar a controlar os sintomas a longo prazo do diabetes .
Em hiperglicêmicos (glicemia alta) e ratos de glicose de sangue normal, compostos de esterol e sterolin que ambos reduziram o jejum níveis de glicose do sangue, e aumento dos níveis de insulina jejum. Isto parece ser devido à estimulação das células-beta dentro do pâncreas que produzem insulina.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
8. Ajuda na perda de peso
Além disso, auxilia na dieta, reduzindo os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar e ao acúmulo de gordura na região abdominal. Como resultado, o beta-sitosterol ajuda na perda de peso, além de melhorar a imunidade e a prevenção de doenças cardíacas.
9. Aumenta a imunidade
Outras funções do beta-sitosterol são melhorar a imunidade aumentando a atividade de células que atuam matando microrganismos invasores, auxiliando no tratamento de infecções e doenças como câncer e HIV.
10. Previne contras as rugas
Também utilizado como cosmético, pode ser aplicado diretamente sobre a pele, promovendo a prevenção de rugas, reduzindo o relaxamento e imperfeições da pele.
11. melhora a hiperplasia prostática benigna
O beta-sitosterol pode ajudar no tratamento do aumento da próstata. Esta condição também é conhecida como hiperplasia prostática benigna (HPB) e pode bloquear o fluxo de urina.
Embora a pesquisa esteja desatualizada, o beta-sitosterol tem sido associado à melhora dos sintomas em homens (sexo atribuído no nascimento) com HBP.
Uma revisão sistêmica de estudos totalizando 519 homens com HBP descobriu que o beta-sitosterol melhorou os sintomas urinários . Não se sabe exatamente como o beta-sitosterol melhora a HBP, mas acredita-se que atue reduzindo a inflamação na próstata.
O beta-sitosterol não pode tratar diretamente a HBP por si só. Os medicamentos tradicionais usados para tratar esta condição podem ajudar a tratar o fluxo urinário diminuído ou hesitante.
12. Pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue
O beta-sitosterol proporcionou efeitos antioxidantes e antidiabéticos. Os resultados mostraram que o beta-sitosterol reduziu os níveis de açúcar no sangue nos ratos, possivelmente devido ao aumento da resposta à insulina .
Em outro estudo, ratos com diabetes que tomaram 20 miligramas/quilogramas de beta-sitosterol por dia normalizaram os níveis de açúcar no sangue e de insulina ao final de 30 dias de ingestão do suplemento.
São necessários ensaios em humanos sobre os efeitos do beta-sitosterol no diabetes. Embora os resultados dos ensaios em animais tenham sido encorajadores, não se pode afirmar com certeza que o beta-sitosterol irá melhorar os resultados das pessoas com diabetes.
Outros benefícios do beta-sitosterol
O beta-sitosterol também foi estudado nas seguintes condições:
- Asma
- Enxaqueca
- Perda de cabelo
- Inflamação
- Artrite reumatoide
Alimentos ricos em beta-sitosterol
A seguir veja a lista dos alimentos ricos em beta-sitosterol que incluem:
1. Nozes e sementes
As nozes e sementes ricas em nutrientes são boas fontes de vitamina E, potássio, magnésio e gorduras insaturadas que ajudam a reduzir o colesterol. Eles também contêm beta-sitosterol. Uma das principais fontes pistache nozes fornece 60 miligramas de beta-sitosterol em uma porção.
As próximas melhores opções incluem nozes de macadâmia, amêndoas, castanhas de caju, nozes, nozes e avelãs. Sementes de gergelim também são boas fontes de beta-sitosterol, com 1 colher de sopa fornecendo 19 miligramas.
2. Frutas e vegetais
Os abacates excedem todas as outras opções nesta categoria. Se você comer metade de um abacate, ou cerca de 2/3 xícara de abacate em cubos, consumirá 76 miligramas de beta-sitosterol. Suas frutas e vegetais favoritos contêm fitoesteróis, mas os valores são tipicamente relatados para fitoesteróis totais, sem uma quantidade separada de beta-sitosterol.
Como diretriz geral, laranjas, beterrabas e couves de Bruxelas têm cerca de 24 miligramas de fitoesteróis totais por 100 gramas de alimentos. A quantidade total em cenouras, couve-flor, repolho, bananas, maçãs, pêssegos e peras é de 8 a 18 miligramas por 100 gramas.
3. Óleos vegetais
As maiores concentrações de fitoesteróis totais são encontradas em óleos vegetais, de acordo com o Instituto Linus Pauling. Uma colher de sopa de óleo de canola e óleo de milho contém 59 miligramas de beta-sitosterol.
Você vai receber cerca de 23 miligramas em uma colher de sopa de óleo de soja e 28 miligramas na mesma porção de óleo de linhaça. Óleos vegetais, assim como nozes, sementes e abacates, são boas fontes de gorduras insaturadas saudáveis que também reduzem o colesterol.
4. Chocolate escuro
O chocolate escuro contém os mesmos fitonutrientes antioxidantes das uvas, bagas, maçãs e chá. É também uma fonte natural de beta-sitosterol. Para obter o máximo de fitoesteróis, escolha o chocolate com a maior porcentagem de sólidos de cacau.
Uma porção de 1 onça de chocolate ao leite tem apenas 3 miligramas de beta-sitosterol, em comparação com o chocolate escuro, com 70% a 85% de sólidos de cacau, que contém 24 miligramas.
Outro alimentos ricos em beta-sitosterol
Outra Boas fontes alimentares de beta-sitosterol incluem:
- Óleos vegetais
- Ervilhas
- Abacates
- Amendoim
- Amêndoas
- Feijão
- Soja
- Germe do trigo
- Nozes
- Lentilhas
Há muitas maneiras de incluir esses e outros alimentos que contêm beta-sitosterol em sua dieta. Embora as nozes sejam ótimos lanches, os feijões ou as lentilhas podem ser ótimos acompanhamentos. Acredita-se que cozinhar com óleo vegetal seja saudável para o coração.
Suplementos de beta-sitosterol
É sempre melhor obter primeiro os nutrientes necessários dos alimentos. No entanto, às vezes pode ser difícil para algumas pessoas incluir uma variedade de alimentos nutritivos em sua dieta, e os suplementos podem ser a resposta.
Além disso, se suplementos de beta-sitosterol foram recomendados a você por um profissional de saúde devido a um problema de saúde, então um suplemento pode ser justificado.
Você pode encontrar suplementos de beta-sitosterol em cápsulas, comprimidos ou gel macio. Algumas versões do suplemento são veganas ou sem glúten.
Outros ingredientes podem estar presentes em suplementos de beta-sitosterol, como óleo de peixe, magnésio ou soja.
Lembre-se de verificar se há ingredientes aos quais você é alérgico no rótulo do produto antes de comprar um suplemento de beta-sitosterol.
Dosagem: Quanto Beta-Sitosterol devo tomar?
Sempre fale com um médico antes de tomar um suplemento para garantir que o suplemento e a dosagem sejam apropriados para suas necessidades individuais.
Não existem diretrizes universais sobre como usar suplementos de beta-sitosterol, incluindo dosagem.
Descobriu-se que uma dose de 2 gramas por dia de beta-sitosterol é benéfica na redução do colesterol LDL.
Outra investigação sugeriu que tomar até 3,4 gramas de beta-sitosterol diariamente pode ajudar a reduzir o colesterol elevado, mas tomar mais de 3,4 gramas não proporcionará mais benefícios.
Para hiperplasia prostática benigna, foi sugerida uma dose de 60 miligramas duas vezes ao dia.
Converse com um médico para encontrar a dosagem certa de beta-sitosterol para você.
Quais são os efeitos colaterais do beta-sitosterol?
O beta-sitosterol e outros fitoesteróis são geralmente considerados seguros. Mas, como acontece com qualquer suplemento ou medicamento, os efeitos colaterais são possíveis. Esses efeitos colaterais podem ser comuns ou graves.
Efeitos colaterais comuns
Os efeitos colaterais mais comuns associados ao uso de beta-sitosterol são gastrointestinais.
Os efeitos colaterais comuns do beta-sitosterol incluem:
- Diarréia
- Gordura nas fezes
- Náusea
- Indigestão
- Gás
- Constipação
Efeitos colaterais graves
Pouco ou nenhum efeito colateral grave foi encontrado em estudos sobre beta-sitosterol e outros fitoesteróis. Quando ocorrem efeitos colaterais, eles tendem a ser um dos efeitos colaterais comuns que acabamos de discutir.
Pessoas com uma doença genética rara chamada sitosterolemiapode ter maior probabilidade de sofrer efeitos colaterais graves.
Pessoas com sitosterolemia são incapazes de absorver e excretar corretamente o beta-sitosterol. Isto leva ao acúmulo de beta-sitosterol, que pode causar efeitos colaterais graves, como aterosclerose e outros problemas de saúde.
Para evitar efeitos colaterais, converse com seu médico antes de tomar suplementos de beta-sitosterol.