Bico de Papagaio, o que é, quais são os Sintomas e Tratamento possíveis. Além disso, o Bico de Papagaio, como popularmente é conhecido, tem como nome cientifico “osteófitos”, os osteófitos que surgem nas vértebras da coluna, causam intensa dor nas costas e formigamento, que pode surgir nos braços ou nas pernas. A doença, cientificamente definida por osteofitose, é chamada de Bico de Papagaio. porque quando se faz uma radiografia da coluna elas apresentam a forma de gancho que é semelhante ao bico dessa ave. A osteofitose vai piorando com o passar dos anos e não tem cura, porém existem tratamentos que pode incluir analgésicos e fisioterapia para aliviar a dor.
Radiograficamente, o aspecto do osteófito remete ao Bico de Papagaio., vindo daí o nome popular. Alguns especialistas acreditam que o Bico de Papagaio possa surgir devido à desidratação do disco intervertebral, por espondilose, por pré-disposição genética, sobrecarga articular (como no caso de obesidade), devido a algum problema articular prévio (como inflamação, fratura, ruptura de ligamentos, entre outros) ou em consequência de impactos sofridos desde a infância.
Todavia, é importante salientar que a principal causa do aparecimento desta anomalia óssea é a permanência em posturas incorretas ao longo da vida, resultando em lesões nas articulações vertebrais. Destas últimas, originam-se os osteófitos, que por sua vez, causam a desidratação do disco intervertebral, fazendo com que as vértebras fiquem mais próximas uma da outra, com consequente compressão da raiz nervosa. Portanto, a dor presente na osteofitose decorre dessa compressão. Então confira agora os Principais Sintomas do Bico de Papagaio.
Principais Sintomas: Ao passo que o indivíduo envelhece, as dores causadas pelo Bico de Papagaio começam a surgir. Contudo, alguns sinais percebidos, anteriormente, podem indicar a presença dessa expansão óssea. Pessoas que durante a vida não adotaram boa postura corporal, não praticaram atividades físicas e vivenciaram períodos intensos de estresse, apresentam maiores chances de desenvolver osteófitos. Alguns dos sintomas que podem indicar a presença de ‘Bico de Papagaio.‘ incluem:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Sensação de formigamento nas pernas quando se desenvolve na região lombar ou nos braços caso se localize na cervical;
- Dor forte localizada nas costas ou que irradia até à coxa, principalmente quando se movimenta;
- Diminuição da força muscular.
- dor forte, limitação dos movimentos, da sensibilidade e dos reflexos.
Estes sintomas são comuns a outras doenças osteoarticulares principalmente da coluna e para confirmar o diagnóstico é fundamental ir ao ortopedista para realizar um raio X da coluna ou ressonância magnética.
Através destes exames de imagem o médico detecta o desgaste do disco intervertebral, aproximação entre as vértebras e a formação de proeminências na região lateral das vértebras semelhante ao Bico de Papagaio. Saiba agora, como é o Tratamento do Bico de Papagaio.
Tratamento: Para aliviar a dor e desconforto que este problema causa, o médico pode recomendar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Além disso, deve-se manter uma postura correta para evitar o agravamento da doença e, em alguns casos, também pode ser necessário fazer fisioterapia pelo menos 4 vezes por semana para melhorar a postura e diminuir a dor. Em casos mais graves, pode ser necessário fazer uma cirurgia para corrigir o desalinhamento da coluna. Previna-se, através de algumas mudanças no estilo de vida e postura é possível a Prevenção do Bico de Papagaio.
Como Prevenir: Mudanças no estilo de vida são fundamentais para prevenir ou evitar a formação de Bico de Papagaio, uma doença encarada como banal, mas que pode provocar dor, desconforto e restrição de movimentos;
- A prática mal orientada de exercícios físicos, em vez de ajudar, pode ser responsável por traumas contínuos na coluna que facilitarão o aparecimento das expansões ósseas características da osteofitose;
- Os Bico de Papagaio constituem um processo que leva muito tempo para estabelecer-se. Quando se instala, porém, exige cuidados pela vida toda;
- Os primeiros sintomas sugestivos da osteofitose são razão suficiente para procurar um ortopedista para controle e tratamento da enfermidade.