Início » Alimentos » Biomassa de banana verde – benefícios e como fazer!

Biomassa de banana verde – benefícios e como fazer!

A biomassa de banana verde nada mais é que uma preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas para beneficiar a sua saúde em geral. Além disso, a Biomassa de Banana Verde é capaz de melhorar a imunidade, contribuir para o desenvolvimento da microbiota intestinal, reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os níveis de colesterol, prevenir o diabetes e evitar o acúmulo de gordura abdominal.

biomassa de banana verde

Você sabia que o cultivo de banana é o quarto mais importante do mundo? A banana alimenta todos os dias 400 milhões de pessoas em 100 países em todo o mundo! Mas a estrela deste post é a banana verde e o purê feito com ele cozido, chamado Biomassa de Banana Verde.

A biomassa da banana verde foi descoberta pela brasileira Heloísa de Freitas Valle na época em que toda a comida de sua fazenda foi roubada e ela decidiu preparar uma sopa com o único ingrediente que encontrou: um cacho de banana verde. E funcionou!

No aspecto culinário, a biomassa tem uma textura única que proporciona cremosidade e estrutura ao prato, além de aumentar o volume do mesmo, mas não altera seu sabor.

Valor Nutricional da Biomassa de Banana Verde:

A Biomassa de Banana Verde possui boas quantidades de um amido resistente que é uma espécie de fibra que o aparelho digestivo não consegue digerir. Como este tipo de fibra não é digerida, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino e assim contribui para o desenvolvimento da microbiota intestinal.

A Biomassa de Banana Verde também possui vitamina A, que é importante para a saúde dos olhos, da pele e contribui para o crescimento. O alimento conta com vitaminas do complexo B, B1, B2 e B3, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajudam o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. Então, confira agora os Benefícios da Biomassa de Banana Verde:

Benefícios da Biomassa de Banana Verde:

1. Contra a Ansiedade:

A Biomassa de Banana Verde é uma boa fonte de triptofano, um aminoácido responsável para a produção do hormônio que garante a sensação de bem-estar. Com isso, ela ajuda a prevenir a depressão e controla a ansiedade.

2. Melhora o Trânsito Intestinal:

Sem sombra de dúvidas este é considerado um dos melhores Benefícios da Biomassa de Banana Verde. As fibras não digeríveis na da Biomassa de Banana Verde contribuem para a formação do bolo fecal, com um bolo fecal maior, ele sairá com mais facilidade. Assim, há melhora no trânsito intestinal.

3. No Aumento da imunidade:

O amido resistente da Biomassa de Banana Verde contribui para a saúde da microbiota intestinal. Quando a microbiota intestinal está saudável existe a produção de uma substância chamada citocina anti-inflamatória que melhora a imunidade, fazendo com que os anticorpos trabalhem com mais eficiência.

4. Contra a Diabetes:

As fibras da Biomassa de Banana Verde ajudam a evitar os picos de glicose no sangue, fazendo com que ela seja liberada aos poucos. Estes picos de glicose levam a picos de insulina.

Diante de constantes picos de insulina, alguns órgãos passam a se tornar tolerantes a ela, sendo preciso cada vez mais insulina para cumprir a mesma função, gerando o quadro de resistência à insulina, que se não for combatido pode evoluir para o diabetes tipo 2.

Como Usar a Biomassa de Banana Verde?

A Biomassa de Banana Verde pode ser utilizada na culinária como um espessante para dar mais consistência às receitas. Ela substitui boa parte das receitas que utilizam óleo, maionese, creme de leite e qualquer outro espessante, sem interferir no sabor do prato e deixando as receitas mais saudáveis. Ela também pode ser adicionada em sucos.

Quando a Biomassa de Banana Verde é feita em casa, ela pode ser guardada na geladeira por sete dias ou congelada por até dois meses. Para descongelar basta deixar a biomassa em temperatura ambiente ou aquecê-la em banho-maria.

Como Fazer a Biomassa de Banana Verde?

A Biomassa de Banana Verde é fácil de ser feita em casa. Para tanto você só precisa de um cacho intacto de banana nanicas verdes. Veja como fazer:

MODO DE PREPARO:

  • Retire as bananas do cacho com cuidado, preservando os talos
  • Higienize as bananas com água e sabão
  • Coloque no fogo uma panela de pressão com água até a metade e deixe ferver
  • Assim que a água ferver,coloque as bananas higienizadas na água quente da panela de pressão para que levem choque térmico
  • Tampe e deixe em fogo alto até começar a chiar
  • Além disso, quando começar a apitar,abaixe o fogo e deixe na pressão por 10 minutos
  • Desligue e espere a pressão sair normalmente, sem forçar
  • Além disso, abra a panela e com a ajuda de um pegador, retire as bananas e vá retirando as polpas
  • Coloque as polpas em um liquidificador ou processador e bata com um pouco de água, sem colocar água demais
  • Não deixe esfriar, bata a polpa quente até formar uma pasta bem espessa, a biomassa
  • Além disso, guarde em porções pequenas, cubos para sucos e 1/2 xícara e 1 xícara para pratos culinários.

Receita de Brigadeiro de Biomassa de Banana Verde:

Esse brigadeiro deve ser feito com a biomassa fria, mas sem ter sido congelada.

INGREDIENTES:

  • Biomassa de 2 bananas verdes
  • 5 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • Além disso, 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de manteiga
  • Além disso, 5 gotas de essência de baunilha

MODO DE PREPARO:

  • Bater tudo no liquidificador e fazer bolinhas com a mão. Ao invés do granulado tradicional de chocolate.
  • Além disso, pode-se utilizar castanhas ou amêndoas trituras ou cacau granulado.
  • Deve-se deixar na geladeira até que as bolinhas fiquem bem firmes antes de servir.

Contraindicações:

Não há contraindicações para o consumo de Biomassa de Banana Verde, somente pessoas que tem alergia à banana devem evitar o consumo do alimento. Além disso, o consumo em excesso de Biomassa de Banana Verde pode causar gases, flatulências e diminuir a absorção de alguns minerais, como o zinco e cálcio. Outro risco do excesso do alimento é o intestino ficar solto.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.