A bioplastia é amplamente usado para adicionar volume para o rosto e melhorar a harmonia do oval facial. Pode ser usado no nariz , queixo (olheiras e mandíbula) e também para outras áreas do corpo, como nádegas. Tem resultados muito bons. Por esta razão, recebe o nome de levantamento de líquidos.
O que é bioplastia?
A bioplastia ou ‘plástico do terceiro milênio’, é uma técnica criada pelo Dr. Almir Moojen Nácul de Porto Alegre, Brasil. A técnica consiste em biomodelagem por preenchimento, ou seja, permite restaurar, moldar, corrigir, definir ou alterar volumes respeitando os conceitos físicos de beleza.
Sem incisões ou cicatrizes, ou anestesia geral, o material de implante ou de enchimento em níveis de profundidade que é inoculado de acordo com a área a ser tratada, o que resulta em um excelente acabamento de moldagem sem incorrer em riscos da cirurgia.
A bioplastia, também é conhecida como “cirurgia plástica sem cortes”, não requer hospitalização. É um procedimento ambulatorial que permite o retorno imediato ao trabalho. Pode ser aplicado tanto na face como no corpo.
O material de enchimento é inoculado através de microcânulas, que penetram sem danificar tecidos, vasos e nervos; e impede a formação de contusões. Microcanulas são instrumentos especialmente projetados que substituem o uso do bisturi.
O material implantado não apresenta risco de rejeição. Durante o procedimento o paciente está acordado, o que lhe permite colaborar, discutir e interagir com o médico, gerando maior satisfação com o acabamento.
Como funciona a bioplastia?
a bioplastia é realizada sob anestesia local através de uma pequena incisão na pele com uma agulha-like microcânulas, mas não é doloroso, que não causa danos aos nervos e vasos sanguíneos.
O recheio é aplicado com micro agulhas muito finas e com um mínimo de dor. Após a aplicação que dura cerca de 130 minutos, o paciente é dado a retornar às atividades normais, e recomenda evitar atividades extenuantes no dia da aplicação.
É importante notar que, em todos os procedimentos cirúrgicos, por mais seguro que seja, uma falha pode ocorrer. O paciente tem que estar ciente do que pode acontecer, mas com a tecnologia, a preocupação diminui.
1. Anestesia:
A anestesia geral não é necessária. Funciona com anestesia local e, como não há cortes, a anestesia exigida é pequena, semelhante à indicada quando se visita o dentista.
2. Procedimento:
Dependendo da área a trabalhar, esta será a duração do procedimento. Em termos gerais, diz-se que no caso do rosto leva entre 45 minutos e 1 hora, e que para o corpo pode ser uma hora e meia para cada área.
Todos os procedimentos são feitos com microcânulas, que não requerem cortes, mas sim micropunções, realizadas próximas à área a ser tratada, não requerem suturas.
Tipos de bioplastia:
Existem diferentes bioplastias de acordo com a área da face em que é realizada. Aqui estão os mais comuns:
- Facial
- Nariz
- Queixo e mandíbula
- Olheiras
- Nádegas
1. Facial:
Entendemos a bioplastia facial que inclui a restauração de volumes com biomateriais em camadas profundas, evitando sempre substâncias e materiais tóxicos para evitar rejeição e possíveis riscos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Diferentes materiais podem ser usados para o rosto, como o ácido hialurônico reticulado que adiciona volume e retorna parte da consistência perdida com a idade. Além disso, outros materiais, como a toxina botulínica, podem ser usados para evitar a contração dos músculos faciais que franzem a testa ou sempre marquem as rugas. O preenchimento facial é amplamente utilizado para reparar, eliminar rugas e corrigir os sinais de envelhecimento.
2. Nariz:
Em alguns casos, este procedimento também pode ser usado para corrigir o tecido nasal macio. A bioplastia do nariz é projetada para redesenhar a forma das barbatanas nasais, melhorar o contorno afundado ou dar uma forma mais arredondada à ponta do nariz.
3. Queixo:
Tal como acontece com outras áreas da fisionomia facial, o queixo pode exigir alguns retoques. Uma bioplastia de queixo remodela o oval facial e também a mandíbula da pessoa que vai a esse procedimento estético. Ao injetar biopolímeros e materiais de preenchimento, como ácido hialurônico, colágeno e outros compatíveis, é possível obter resultados muito bons em restaurar o volume e a harmonia do queixo.
4. Nádegas:
Na área das nádegas, beneficia de uma forma arredondada e mais uniforme. A bioplastia de glúteos é um procedimento sem cirurgia para ampliar e melhorar a forma de cada nádega. Pode ser usado neste tipo diferentes polímeros como Aquamid, que é poliacrilamida, hidrogel ou o aumento de bunda com gordura.
Bioplastia:
- É um método minimamente invasivo;
- É mais barato que um facelift normal;
- É indolor;
- É um tratamento não cirúrgico.
Resultados esperados e riscos:
Os resultados são imediatos. Os pacientes apreciam rapidamente as mudanças em sua pele, que se tornam mais suaves e mais volumosas. Em relação aos riscos, geralmente é um tratamento sem complicações.
Em geral, é considerado um procedimento estético muito seguro, mas sempre que um material é injetado no corpo humano existem certos riscos.
Todas as anomalias e possíveis efeitos colaterais, bem como reações adversas, devem ser supervisionados pelo médico para minimizar os riscos de uma bioplastia. Se você tiver alguma dúvida, você deve consultar diretamente com a clínica.
Tratamento:
Por meio de uma microcânula ou de uma agulha hipodérmica ultrafina, o médico injeta profundamente os preenchedores na derme, logo abaixo dos músculos da área a ser tratada. É um método com o qual, além do rosto, outras áreas do corpo, como as mãos, podem ser tratadas.
Cuidado após o tratamento:
A bioplastia não deixa pontos nem cicatrizes, por isso a recuperação é muito rápida e requer pouco cuidado. O paciente pode retomar sua vida normalmente após a aplicação do tratamento.
Contraindicações:
A bioplastia é contraindicada em pessoas com problemas de pele, como Acne, irritação, feridas, queimaduras, etc. Além disso, não é recomendado em mulheres grávidas ou amamentando.
Preços da bioplastia:
A bioplastia facial tem um preço a partir de 4,500.00 e, dependendo de cada pessoa, os materiais, como os frascos que você precisa para cada substância, podem variar. Tenha em mente que cada pessoa precisa de um número de frascos ou seringas pré-preenchidas diferentes, dependendo da área a ser tratada, se for para o nariz, queixo, maçãs do rosto, olheiras ou melhorar toda a estrutura do rosto.
No Brasil os preços variam entre:
- Toda a Face – 4,500.00
- Nariz – 1,600.00
- Lábios – 1,200.00
- Sulco Nasogeniano – 1,600.00
- Mandíbula – 1,400.00
- Osso Malar (Maçãs do Rosto ) – 1,500.00