O bismuto (Bi) é um elemento químico com o número atômico 83. Os suplementos contendo este elemento geralmente o contêm como um sal. Além disso, as pessoas tomam sais deste elemento pela boca para inflamação do revestimento do cólon (colite), constipação, diarreia, indigestão, infecção por Helicobacter pylori (H. pylori).
Odor causado por uma abertura na parede da barriga durante a cirurgia (ileostomia), problemas de estômago causados por remédios anti-inflamatórias não esteroides (AINEs), úlceras estomacais, gripe estomacal e prevenção da diarreia do viajante.
As pessoas aplicam sal de bismuto na pele para hemorroidas.
O usam como um enema para a bolsite. Este problema envolve a inflamação em um reto artificial criado após a cirurgia de colite ulcerativa.
Os sais deste elemento também são adicionados em cosméticos, baterias, tintas e pigmentos plásticos na fabricação.
Como funciona?
Os sais deste elemento parecem eliminar as bactérias que causam problemas estomacais, como a diarreia e as úlceras estomacais. Os sais dele também funcionam como um antiácido para tratar problemas como a indigestão. Ele também pode acelerar a coagulação do sangue e água.
Usos e eficácia do bismuto:
Pesquisas mostram que tomar subsalicilato de bismuto um dia antes de viajar e continuar tomando 2 dias depois de voltar para casa reduz o risco de diarreia do viajante em até 41%.
Prevenção de úlceras causadas por uma bactéria chamada Helicobacter pylori (H. pylori);
Uma pesquisa mostra que tomar bismuto por via oral três vezes ao dia por 4 semanas não cura a infecção por H. pylori quando tomado isoladamente. No entanto, algumas pesquisas mostram que os sais de bismuto podem melhorar a cura quando tomados com antibióticos. Mas tomar com antibióticos pode aumentar o risco de efeitos colaterais.
Os sais de bismuto também foram tomados em combinação com antibióticos e medicamentos que diminuem o ácido do estômago (inibidores da bomba de prótons).
Pesquisas mostram que essa combinação pode tratar infecções por H. pylori, bem como outras terapias combinadas com antibióticos. Além disso, essa combinação pode funcionar melhor do que as terapias combinadas com antibióticos em pessoas que desenvolveram resistência a alguns desses antibióticos.
Úlceras estomacais:
Pesquisas anteriores sugerem que tomar sal três vezes ao dia durante 4 semanas é tão eficaz quanto tomar remédio cimetidina diariamente por 4 semanas para evitar que as úlceras estomacais se repitam.
Tomar este sal de bismuto também pode melhorar os efeitos dos antibióticos quando usado para tratar úlceras estomacais associadas à infecção por H. pylori.
Efeitos colaterais do bismuto:
Tomar um certo sal chamado subgalato oralmente é seguro quando usado para tratar o odor causado por uma abertura na parede da barriga durante a cirurgia. Além disso, outro sal chamado subsalicilato de bismuto é também seguro quando tomado por via oral a curto prazo e como indicado para tratar a diarreia.
Outras formas de sais são possivelmente seguros quando tomadas por via oral de forma adequada, a curto prazo. Além disso, os sais de bismuto parecem ser seguros quando tomados em doses de 400-2100 mg por dia durante 56 dias.
Este elemento é possivelmente inseguro quando tomado por via oral em grandes quantidades devido ao risco de insuficiência renal, e quando tomado a longo prazo devido ao risco de danos nos nervos.
Crianças:
O subgalato de bismuto e o subsalicilato são seguros quando tomados por via oral a curto prazo. Além disso, tomar 200-400 mg de subgalato de bismuto pela boca até quatro vezes ao dia é aprovado como um medicamento desodorante para crianças com pelo menos 12 anos de idade.
Tomar 1,05 gramas de subsalicilato de bismuto oralmente de hora em hora, por até 2 dias, é aprovado para diarreia em crianças com pelo menos 12 anos de idade.
Não há informações confiáveis sobre a segurança de consumir outros sais dele por via oral em crianças. Além disso, ele é inseguro quando tomado por via oral em grandes quantidades ou durante um período de tempo prolongado.
Alergia ao salicilato:
Muitos suplementos contêm o sal deste elemento chamado subsalicilato de bismuto. Além disso, quando tomado por via oral, o subsalicilato de bismuto decompõe-se no estômago para formá-lo e salicilato. Em teoria, as pessoas que são sensíveis ao salicilato podem ter um efeito colateral sério nesses suplementos.
Interações: Atualmente não temos informações para sobre as interações deste elemento;
Dosagem: As seguintes doses foram estudadas em pesquisas científicas;
Pela Boca: Para prevenir úlceras causadas por uma bactéria chamada Helicobacter pylori (H. pylori);
Como uma terapia tripla, foram usados 120 mg de subcitrat. 500 mg de amoxicilina e 250 mg de metronidazol quatro vezes ao dia durante 14 dias.
Como uma terapia quádrupla de bismuto (BQT), foram usadas 240-1680 mg de sais diariamente. 400-1500 mg de metronidazol por dia, 1500-2000 mg de tetraciclina por dia. E uma medicação que diminui o ácido do estômago (inibidor da bomba de prótons) durante o período de 7 a 14 dias.