Bloqueio Cardíaco – O que é, Causas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, O Bloqueio Cardíaco ocorre quando a velocidade dos sinais elétricos é reduzida ou quando estes não atingem as câmaras inferiores do coração. Raramente apresenta sintomas, no entanto podem ocorrer tonturas, desmaios, dor no peito ou falta de ar após a realização de exercício ou qualquer atividade. As causas podem estar relacionadas com uma doença arterial coronária, uma cardiomiopatia ou uma doença valvular. No entanto os bloqueio do ramo direito do feixe de His, pode ocorrer até mesmo num coração saudável.
O tratamento dependerá da gravidade do Bloqueio Cardíaco. No caso de bloqueios leves, descobertos por casualidade e que não causam nenhum tipo de sintoma, provavelmente não necessitam de nenhum tratamento. Então, confira agora bloqueio Cardíaco – O que é, Causas e Tratamentos:
O Que é o Bloqueio Cardíaco: A designação “Bloqueio Cardíaco” inclui um conjunto de situações em que há perturbação do sistema elétrico cardíaco (sistema de condução do coração). A designação Bloqueio Cardíaco é má, dado que é atribuído o termo “bloqueio” a um conjunto de situações que vão desde alterações que não têm qualquer repercussão sobre o funcionamento do coração (como é o caso dos bloqueios fasciculares), até situações de gravidade que podem levar à colocação de marca-passo (pacemaker) (caso do bloqueio auriculoventricular completo). Perante qualquer diagnóstico de bloqueio, deverá discutir-se com o médico assistente que tipo de bloqueio se trata, qual a sua gravidade e qual o tipo de abordagem clínica que é necessária.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Quais as Causas: Os Bloqueio Cardíaco são causados devido a atrasos na velocidade de condução do estímulo elétrico através do sistema de condução ou a bloqueios a esta passagem. Podem existir múltiplas causas. Estes atrasos podem ser devidos ao normal processo de envelhecimento ao nível do coração, com deposição de fibrose neste sistema. São os Bloqueio Cardíaco que ocorrem no idoso. Certo tipo de doenças cardíacas podem levar a bloqueios cardíacos, como seja o caso da doença coronária, nomeadamente com enfarte do miocárdio que possa envolver zonas onde passam os feixes de condução.
Quais os Sintomas: Os Bloqueio Cardíaco que não interferem com a normal sincronização do processo de contração das aurículas e dos ventrículos não dão quaisquer sintomas. É o caso dos bloqueios fasciculares, dos Bloqueio Cardíaco de ramo e dos Bloqueio Cardíaco de 1º grau. Só nos Bloqueio Cardíaco mais avançados (bloqueios auriculoventriculares de 2º grau e sobretudo nos bloqueios auriculoventriculares completos) pode haver sintomas resultando da frequência cardíaca ficar muito lenta.
Os sintomas do Bloqueio Cardíaco mais frequentes são as crises de síncope (desmaio súbito), as tonturas e os quadros de insuficiência cardíaca (aparecimento relativamente rápido de cansaço, falta de ar e inchaço). A ocorrência deste tipo de sintomas deve por isso levar à consulta do médico para avaliar se se está na presença de um Bloqueio Cardíaco ou de qualquer outra causa que possa desencadear os mesmos sintomas.
Tratando Bloqueio Cardíaco: O bloqueio do coração nem sempre precisa ser tratado, a menos que os sintomas sejam sérios. No entanto, Bloqueio Cardíaco adquirido geralmente precisa de tratamento. A estimulação transcutânea (TCP) é um método temporário de estimulação do coração. As almofadas são aplicadas no seu peito e pulsos elétricos são passados através deles para estabilizar os batimentos cardíacos e restaurar sua frequência cardíaca ao normal.
Uma vez que seu batimento cardíaco tenha sido estabilizado, um marcapasso permanente pode ser recomendado. Os marcapassos são pequenos dispositivos operados por bateria que estão inseridos sob a pele do seu peito. Ele envia pulsos elétricos frequentes para manter seu coração batendo regularmente. O tratamento para o bloqueio do coração geralmente funciona bem se for administrado quando necessário. As mortes causadas pelo Bloqueio Cardíaco são raras.