Boca Seca O que é Causas e Tratamentos. A boca seca é caracterizada pela diminuição ou interrupção da secreção de saliva que pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum nas mulheres idosas.
A boca seca também chamada de xerostomia, assialorreia, hipossalivação, boca seca pode ter diversas causas e o tratamento da boca seca consiste em aumentar a salivação com medidas simples ou com o uso de medicamentos sob orientação médica.
A boca seca é um sintoma caracterizado pela baixa ou nenhuma produção de saliva pelas glândulas salivares, a boca seca pode ser inibidas por diversos motivos e situações clínicas.
O problema de apresentarmos boca seca e muita sede é que a falta da saliva reduz significativamente a qualidade da saúde bucal, já que ela contém em sua composição várias enzimas, minerais, aminoácidos e anticorpos que protegem os dentes, o hálito, a gengiva e ainda participa ativamente da digestão e absorção de alimentos.
Todos sentem a boca seca às vezes, mas quando essa sensação não passa é porque talvez você tenha um problema em produzir saliva. Os sintomas de boca seca. Então confira abaixo Boca Seca – O que é, Causas e Tratamentos.
Causas da Boca Seca: A boca seca pode ocorrer quando as glândulas que produzem saliva não funcionam adequadamente. Algumas causas comuns incluem:
- Nervosismo.
- Estresse.
- Alguns medicamentos.
- Envelhecimento.
- Tratamento de câncer (radiação/quimioterapia).
- Diabetes.
- Doenças autoimunes como a síndrome de Sjorgren.
- Tabagismo e uso de drogas, como a metanfetamina.
Os problemas bucais que ocorrem são boca seca, aumento de volume das glândulas salivares, cárie e doenças periodontais. Tenha boas práticas de higiene bucal e consulte o seu dentista para que ele faça limpezas profissionais regulares.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Sinais e Sintomas Boca Seca:
O sintoma de boca seca o tempo todo pode ser acompanhado ainda por lábios secos e rachados, dificuldades relacionadas à fonética, mastigação, degustação e deglutição.
As pessoas que ficam com a boca seca de forma frequente tem maior propensão às cáries nos dentes, geralmente sofrem com mau hálito e podem ter dor de cabeça, além do aumento do risco das infecções bucais, causadas principalmente por Candida Albicans, pois a saliva também protege a boca contra micro-organismos.
Tratamento Para Boca Seca:
O tratamento da boca seca depende muito do causador dessa condição. Se você achar que tem a boca seca, procure o seu dentista ou médico para determinar a causa.
Se a boca seca for causada pelo uso de medicamentos, o médico poderá trocar o medicamento ou ajustar a dose.
Se as suas glândulas salivares não estiverem funcionando bem, mas ainda puderem produzir um pouco de saliva, seu médico ou dentista poderá receitar um medicamento de uso livre ou sob que estimulam a produção de saliva; ou o seu médico ou dentista poderá sugerir que você use saliva artificial para manter a boca úmida.
As Consequência de Boca Seca:
Apesar da boca seca e o aumento da sede serem consequências da xerostomia, alguns sintomas também podem estar associados a esse quadro, ajudando a identificar a presença do problema. Sintomas como:
- Saliva mais viscosa.
- aumento de infecções bucais.
- aumento da placa bacteriana.
- aumento do mau-hálito.
- presença de úlceras na região bucal.
- alteração do paladar.
- E surgimento de cáries e dificuldades na fala e deglutição são sinais clássicos de boca seca.
Como Combater a Boca Seca:
Uma das melhores estratégias para combater a boca seca é beber bastante água ao longo do dia. O tratamento para boca seca pode ser feito de forma a aumentar a secreção da saliva, como por exemplo:
- Chupar balas com superfície lisa ou chicletes sem açúcar.
- Comer mais alimentos ácidos e cítricos porque eles estimulam a mastigação.
- Aplicação de flúor no consultório dentista.
- Escovar os dentes, usar fio dental e usar sempre um enxaguante bucal, pelo menos 2 vezes por dia.
- O chá de gengibre também é uma boa opção.