A Bromelaína é uma enzima que possui propriedades anti-inflamatórias que podem combater infecções, ajudar na digestão e erradicar as bactérias. É uma poderosa substância anti-inflamatória que reduz a inflamação e também pode aliviar a úlcera gástrica, artrite e dor nas articulações.
Ela também pode ser recomendada, por exemplo, para pessoas com risco de doença cardiovascular ou para acelerar a cicatrização após a cirurgia. Ainda pode auxiliar no tratamento de pneumonia, asma, esclerose múltipla, pleurisia, aterosclerose, osteoartrite, colite ulcerativa, artrite reumatóide, asma alérgica, etc.
O que é Bromelaína?
Bromelaína é o nome genérico para uma família de enzimas proteolíticas contendo sulfídrico do abacaxizeiro (caule e suco de vegetais). Ocorre em duas formas; Bromelaína A e B, e é uma enzima protéica digestiva (proteinase). A Bromelaína também contém peroxidase, fosfatase ácida, vários inibidores de protease e cálcio ligado organicamente.
Seu efeito é proveniente de uma combinação dessas substâncias, e suas funções funcionais que podem ser medidas incluem unidades de UR, unidades de dissolução de gelatina e unidades de coagulação do leite (MCU). 1 g de Bromelaína padronizada para 2.000 atividades de MCU é aproximadamente equivalente a 1 g com atividade de 1200 GDU ou 8 g com atividade de 100.000 RU.
Fatos Sobre a Bromelaína
Atualmente, a enzima é uma substância bastante estudada, ou melhor, um complexo de substâncias. Aqui estão suas principais propriedades: A Bromelaína é uma enzima proteolítica. Esta classe de enzimas não queima gorduras, mas contribui para a quebra da proteína, melhorando sua absorção no trato digestivo.
A Bromelaína é encontrada em pequenas quantidades em todas as partes do abacaxi, mas para a extração industrial é usado o núcleo sólido de abacaxi, no qual a enzima é encontrada na concentração mais alta. Além disso, ela também está presente no kiwi e no mamão. Os estudos estabeleceram propriedades antiinflamatórias, imunoestimulantes e proteolíticas pronunciadas da Bromelaína.
Porém, não é absorvida pelo sangue e, consequentemente, não entra nos fluidos internos do corpo. Não tem efeito sobre as moléculas de gordura. A alegação frequentemente encontrada de um aumento na intensidade da absorção de gorduras no intestino quando se utiliza a enzima não é comprovada, respectivamente, dados sobre o aumento do risco de aterosclerose são questionáveis.
A Bromelaína afeta indiretamente o metabolismo das gorduras, através da melhora da quebra e assimilação das proteínas. O uso da enzima para perda de peso não é razoável e não fornece resultados inequívocos.
Para que serve a bromelaína?
A enzima pode colaborar para a inferência do organismo, para que ele consiga fabricar substâncias com o efeito de lutar contra inchaços e dores decorrentes de inflamação. Além disso, a enzima também contém compostos químicos que podem intervir no crescimento de células tumorais e ainda na coagulação tardia do sangue.
Você deve ter a consciência que o provimento natural de enzimas pode colaborar com menos prejuízos à sua saúde. Dessa maneira, procure estruturar um cardápio com mais alimentos abundantes nessa enzima, assim você não precisará consumir suplementos.
A finalidade da enzima pode se tornar mais eficaz por intermédio de uma alimentação rica em nutrientes e equilibrada. Alimentos que possuem uma quantidade significativa de vitamina C, extrato de cúrcuma e extrato de berinjela podem cooperar para o suprimento da enzima para o seu corpo.
Como tomar a bromelaína?
Indica-se que o cosumo seguro e correto da enzima para tratar a osteoartrite é de dois a três comprimidos por dia. Destaca-se até mesmo que o uso de um produto chamado Phlogenzym, o qual possui 100 gramas de rutina, 90 mg da própria da Bromelaína e 48 mg de tripsina.
Onde comprar a bromelaína?
Você pode encontrar a enzima em lojas de produtos naturais e suplementos alimentares. As farmácias também podem oferecer a enzima. A compra também pode ser realizada online, mas é fundamental que você faça uma pesquisa voltada para a reputação dos sites que disponibilizam o serviço, para que assim você se sinta mais seguro até o momento de entrega do produto comprado.
Efeitos colaterais e preocupações de segurança
Os efeitos colaterais comumente associados à enzima incluem sangramento uterino anormal, diarreia, sonolência, menstruação intensa, aumento da frequência cardíaca, indigestão, náusea e vômito.
Em alguns indivíduos, a enzuma pode desencadear reações alérgicas e sintomas de asma, como problemas respiratórios, aperto na garganta, urticária, erupção cutânea e comichão na pele. Pessoas com alergia ao abacaxi devem evitar a Bromelaína.
Como a enzima pode aumentar o risco de sangramento, ela também deve ser evitada antes de ser submetida à cirurgia.
Pois, pode ser prejudicial a pessoas com distúrbios hemorrágicos e pessoas que tomam medicamentos para diluir o sangue (anticoagulantes ou antiplaquetários) ou suplementos como aspirina, varfarina ou ginkgo biloba.