Bronquiectasia – O que é, Causas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, a Bronquiectasia é uma condição em que os tubos brônquicos de seus pulmões são permanentemente danificados, ampliados e engrossados. Estas passagens de ar danificadas permitem que bactérias e muco se acumulem e se acumulem nos pulmões. Isso resulta em infecções frequentes e bloqueios das vias aéreas.
Não há cura para Bronquiectasia, mas é gerenciável. Com o tratamento, normalmente você pode viver uma vida normal. No entanto, as crises devem ser tratadas rapidamente para manter o fluxo de oxigênio para o resto do corpo e evitar outros danos nos pulmões. Então, confira agora Bronquiectasia – O que é, Causas e Tratamentos:
Principais Causas das Bronquiectasia: Qualquer lesão pulmonar pode causar Bronquiectasia. Existem duas categorias principais desta condição. Um está relacionado à fibrose cística (FC) , e é conhecido como Bronquiectasia de FC. O FC é uma condição genética que causa uma produção anormal de muco.
- A outra categoria é Bronquiectasia não-CF, que não está relacionada à FC. As condições conhecidas mais comuns que podem levar a Bronquiectasia não-CF incluem:
- Um sistema imunológico de funcionamento anormal:
- doença inflamatória intestinal:
- doenças autoimunes:
- Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC):
- Deficiência de alfa 1-antitripsina (uma causa hereditária da DPOC):
- HIV:
- Aspergilose alérgica (uma reação pulmonar alérgica ao fungo):
- infecções pulmonares, como tosse convulsa e tuberculose:
- A fibrose cística causa cerca de um terço de todos os casos de Bronquiectasia. O CF afeta os pulmões e outros órgãos como o pâncreas e fígado. Nos pulmões, isso resulta em infecções:
- repetidas. Em outros órgãos, isso causa um mau funcionamento:
Sintomas das Bronquiectasia: Os sintomas de Bronquiectasia podem levar meses ou mesmo anos a desenvolver. Se você tiver algum desses sintomas, você deve consultar seu médico imediatamente para diagnóstico e tratamento.Alguns sintomas típicos incluem:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Tosse crônica diária:
- tossindo sangue:
- Sons anormais ou sibilos no baú com respiração:
- falta de ar:
- dor no peito:
- Tosse grandes quantidades de muco grosso todos os dias:
- perda de peso:
- fadiga:
- Espessamento da pele sob suas unhas e dedos do pé, conhecido como boate:
- infecções respiratórias frequentes:
Tratamento Para Bronquiectasia: Não há cura para Bronquiectasia, mas o tratamento é importante para ajudá-lo a gerenciar a condição. O principal objetivo do tratamento é manter as infecções e secreções brônquicas sob controle. Também é crítico prevenir outras obstruções das vias aéreas e minimizar os danos nos pulmões. Métodos comuns de tratamento de Bronquiectasia incluem :
- Métodos para limpar as vias aéreas (como exercícios respiratórios e fisioterapia torácica):
- Reabilitação pulmonar:
- Antibióticos para prevenir e tratar infecções – estudos estão sendo feitos atualmente em novas formulações de antibióticos inalados:
- Broncodilatadores como mabuterol (Proventil) e etiotropismo (Aspirativa) para abrir as vias aéreas:
- Medicamentos para diminuir o muco:
- Expectorantes para auxiliar na tosse do muco:
- Oxigenoterapia:
- Vacinas para prevenir infecções respiratórias:
- Você pode precisar da ajuda da fisioterapia torácica. Uma forma é um colete de oscilação de parede torácica de alta frequência para ajudar a limpar seus pulmões de muco. O colete:
- comprime suavemente e libera seu peito, criando o mesmo efeito que uma tosse. Isso evita o muco das paredes dos tubos brônquicos:
- Se houver sangramento no pulmão, ou se a Bronquiectasia é apenas em uma parte do pulmão, você pode precisar de cirurgia para remover a área afetada: