Bronquiolite Obliterante – Causas, Sintomas e Tratamentos que não devemos ignorar. Alem disso, a bronquiolite obliterante é uma doença pulmonar grave e irreversível que causa inflamação e bloqueio das menores vias aéreas nos pulmões: os bronquíolos. Também é conhecida como bronquiolite obliterativa, e seus sintomas podem se assemelhar bastante aos sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica ( DPOC ).
Os bronquiolites obliterantes tornaram-se mais conhecidos em 2000, quando as autoridades de saúde do Missouri pediram aos Centros federais de controle e prevenção de doenças (CDC) que os ajudem a investigar casos em ex-trabalhadores da planta de pipoca de microondas de Jasper, Mo.
Em última análise, as autoridades de saúde rastrearam o surto de diacetílico inalado, o produto químico que dá à pipoca de microondas seu sabor amanteigado. Desses casos, a bronquiolite obliterante ganhou o apelido de “pulmão de pipoca.
Em 2015, o CDC também identificou trabalhadores de uma usina de processamento de café que sofrem de bronquiolite obliterante. Lá, a causa parece ser compostos orgânicos voláteis liberados por grandes quantidades de grãos de café quando estão molhados.
Causas da Bronquiolite Obliterante: Em algumas pessoas, não está claro o que causa bronquiolite obliterante. No entanto, várias causas possíveis foram identificadas. Esses incluem:
- Inalação de fumos tóxicos;
- Infecções respiratórias;
- Distúrbios dos tecidos conjuntivos, como a artrite reumatoide;
- Reação a certos medicamentos;
A condição também se desenvolve em algumas pessoas após transplante de medula óssea, pulmão ou coração e pulmão. Um estudo descobriu que cerca de 10% das pessoas que receberam um transplante de medula óssea de um doador desenvolveram bronquiolite obliterante dentro de cinco anos após o transplante, enquanto outros pesquisadores observam que 50% dos receptores de transplante pulmonar desenvolvem a condição dentro de cinco anos.
Sintomas da Bronquiolite Obliterante: Embora possa levar anos para que os sintomas da doença apareçam após um transplante, os seguintes sintomas (que imitam de perto a COPD) podem aparecer dentro de duas a oito semanas após a exposição a fumos tóxicos ou após uma infecção pulmonar:
- Tosse seca;
- Sibilos;
- Disnea;
- Fadiga;
Tratamento Para a Bronquiolite Obliterante: Como a DPOC, a bronquiolite obliterante é irreversível. O tratamento a seguir, no entanto, pode ajudar a diminuir sua progressão:
- Remoção rápida da exposição à toxina irritante (se uma toxina inalada for a causa da doença);
- Medicamentos, incluindo corticosteróides e medicamentos que reduzem a resposta imune do corpo (imunossupressores);
- Transplante pulmonar;
Como a bronquiolite obliterante pode ser fatal se não for tratada, a intervenção precoce é fundamental para o tratamento bem-sucedido da doença.
Bronquiolite obliterante não é a mesma condição que a bronquiolite obliterante que organiza pneumonia , apesar dos nomes semelhantes. A bronquiolite obliterante que organiza a pneumonia é uma forma rara de pneumonia não infecciosa que causa uma inflamação extensa nos bronquiolos dos pulmões.