Bronquite Aguda – Causa, Sintomas e Tratamentos que todos devem saber, pois. Além disso, a Bronquite Aguda é uma inflamação dos brônquios que se manifesta por tosse acompanhada de expectoração. Esta é uma doença muito comum que pode ser dividida em dois tipos, Bronquite Aguda e bronquite crônica.
A Bronquite Aguda é muitas vezes a conseqüência ou complicação de uma gripe ou um resfriado geralmente de origem viral. A bronquite crônica é causada, na maioria dos casos, pelo fumo, poluição do ar ou a exposição a gases nocivos.
Os sintomas comuns a ambas as formas de Bronquite Aguda podem incluir: tosse, falta de ar, chiado. Às vezes algumas pessoas apresentam desconforto no peito, cansaço ou febre. Uma Bronquite Aguda é caracterizada pela produção de muco de cor variável (branco ou transparente, amarelo ou verde).
A terapia da Bronquite Aguda varia de acordo com o tipo de bronquite. Na Bronquite Aguda recomenda-se repouso durante alguns dias e o uso de expectorantes ou diluentes para tratar a tosse. Em casos de bronquite crônica tenta-se especialmente eliminar a causa (tabaco, poluição). Também há vários medicamentos utilizados nos casos de bronquite crônica.
Tomilho bronquite É possível utilizar plantas medicinais para o Tratamento de Bronquite Aguda, além de pelargonina (gerânio Cabo) ou tomilho. Para tratar a bronquite, recomenda-se beber bastante líquido e descansar bem.
Finalmente, vale notar a importância das medidas preventivas em casos de bronquite, como: umidificar quartos ou minimizar a exposição à fumaça do tabaco. Este conselho se aplica especialmente para aqueles em maior risco, tais como idosos, crianças e bebês, fumantes, pessoas com problemas cardíacos ou aqueles que sofrem de doença pulmonar.
Causas da Bronquite Aguda: Bronquite Aguda é geralmente causada por vírus. A doença costuma estar acompanhada de uma outra infecção viral respiratória, como gripes e resfriados. No início, ela afeta o nariz, a garganta e, depois, se espalha para os pulmões. Às vezes, pode-se contrair uma infecção bacteriana secundária nas vias respiratórias. Isso significa que uma bactéria infectou as vias respiratórias, além do vírus.
Sintomas da Bronquite Aguda: A Bronquite Aguda geralmente aparece abruptamente e não dura muito tempo, isto é, em geral desaparece em alguns dias. Os sintomas que podem preceder a chegada de Bronquite Aguda são azia retroesternal ou dificuldade para respirar.
A tosse geralmente é seca no início e, após alguns dias, torna-se mais produtiva, com expectoração (pode haver muco amarelado e grosso em casos de superinfecção bacteriana). Quando mucosidade é viscosa o suficiente, ela é chamada de muco. No entanto, a tosse pode continuar durante semanas após a fase aguda da bronquite.
Estes sintomas são causados pelos efeitos da inflamação nos brônquios que incham e produzem muco e pus.
- Febre baixa (menos de 38 ° C) e que muitas vezes desaparece entre 3 e 5 dias;
- Dores de cabeça;
- Dor de garganta;
- Rouquidão;
Complicações Respiratórias: (Por exemplo, crianças ou idosos) ou complicações bacterianas como a pneumonia(muito raro, mas ainda possível, especialmente em idosos).Nota-se que só um médico pode fazer um diagnóstico preciso de bronquite em pessoas vulneráveis (crianças, adolescentes, idosos, asmáticos). A consulta médica é sempre necessária porque podem ocorrer complicações tais como a insuficiência respiratória.
Tratamento de Bronquite Aguda: Os adultos podem tomar aspirina, acetaminofen ou ibuprofeno para aliviar a febre e a sensação de mal-estar, mas as crianças devem tomar apenas acetaminofen ou ibuprofeno, não aspirina, porque as crianças tomando aspirina apresentam risco aumentado para a Síndrome de Reye. Pessoas com Bronquite Aguda, especialmente as que apresentam febre, devem ingerir bastante líquido.
Não são utilizados antibióticos para tratar Bronquite Aguda, exceto para as pessoas cuja infecção foi causada por bactérias (por exemplo, durante um surto). Quando um antibiótico é usado, em geral será azitromicina ou claritromicina.
Antibióticos não funcionam em pessoas com bronquite viral. O tratamento com um medicamento antiviral para influenza, como oseltamivir ou zanamivir, pode ajudar a acelerar a recuperação do influenza (quer tenha causado a Bronquite Aguda ou não) se administrado em até 48 horas do início dos sintomas.
Em crianças, os sintomas de fluxo de ar limitado, quando bastante leves, podem ser aliviados com umidificadores de vapor frio ou vaporizadores. Em crianças e adultos afetados mais gravemente e que apresentam sibilos, broncodilatadores inaláveis, que dilatam os brônquios, podem ser utilizados para abrir as vias aéreas e reduzir os sibilos.
Medicamentos para tosse podem ser usados para suprimir uma tosse seca e incômoda, particularmente se ela afetar o sono. Entretanto, o grau de eficácia destes medicamentos não está claro. Além disso, uma tosse que produza uma grande quantidade de escarro geralmente não deve ser suprimida. Os expectorantes podem ajudar a fluidificar as secreções, facilitando a expectoração, mas não se sabe ao certo se esta medida é útil.
Fatores de Risco: Alguns fatores são considerados de risco por médicos. Segundo eles, eles podem ajudar no desenvolvimento de Bronquite Aguda.
- Fumo: O hábito de fumar pode elevar os riscos de uma pessoa desenvolver tanto a Bronquite Aguda quanto a crônica
- Imunidade Baixa: Este fator de risco costuma ser uma consequência de outra doença aguda, como a gripe, ou ainda de uma condição crônica, como Aids
- Idade: Idosos, crianças pequenas e bebês têm mais riscos de contrair a infecção
- Exposição a Agentes Irritantes: As chances de contrair a doença é maior se você trabalha com gases ou outros agentes que possam causar irritação nos pulmões
- Refluxo Gástrico: Doenças que causam refluxo gástrico e azia podem aumentar as chances de a pessoa desenvolver Bronquite Aguda.