Bronquite Crônica – O que é, Sintomas e Tratamentos que poucos sabem. Além disso, a Bronquite Crônica é definida como uma afecção inflamatória que afeta os brônquios. Existem dois tipos, a bronquite aguda e a Bronquite crônica. Esta última dura anos e não é necessariamente resultante de uma infecção. Esta moléstia faz parte de uma síndrome denominada doença pulmonar obstrutiva crônica.
Por definição, na bronquite crônica encontra-se presente tosse com muco (catarro) na maior parte do mês em, no mínimo, durante 3 meses do ano, por dois anos seguidos, sem que haja outra moléstia que explique a presença desse sintoma. Esta doença acomete indivíduos de todas as idades, mas mais comumente pessoas acima de 45 anos.
Esta patologia costuma aparecer após 20 a 30 anos de exposição das vias aéreas a produtos irritantes, como o tabaco, a poluição do ar, entre outros. Estes são responsáveis por levarem a alterações da mucosa brônquica.
O que é Bronquite Crônica? A Bronquite crônica é definida quando há presença de tosse com muco (catarro) na maioria dos dias do mês, em 3 meses do ano, por dois anos sucessivos, sem outra doença que explique a tosse. Quase todos os casos da doença ocorrem pelo efeito nocivo do fumo nos pulmões por vários anos, o que determina uma inflamação da mucosa dos brônquios (tubos que espalham o ar dentro dos pulmões). A Bronquite crônica pode preceder ou acompanhar o enfisema. Ela afeta pessoas de todas as idades, mas, geralmente, aquelas com mais de 45 anos.
Sintomas da Bronquite Crônica:
- Tosse: A tosse é uma contração espasmódica, repentina e freqüentemente repetitiva da cavidade torácica, resultando em uma violenta liberação de ar dos pulmões, e geralmente acompanhada por um som característico.
- Expectoração: Expectoração é a expulsão, por meio da tosse, de secreções provenientes da traqueia, brônquios e pulmões. Pode ser predominantemente purulento, mucoso ou sanguinolento.
- Falta de Ar: Dispneia ou falta de ar é um sintoma no qual a pessoa tem desconforto para respirar, normalmente com a sensação de respiração incompleta. É um sintoma comum a um grande número de doenças, em especial na área da cardiologia e pneumologia.
- Sibilância: É um ruído característico da asma brônquica, semelhante a um miado de gato.
- Cianose: Cianose é um sinal ou um sintoma marcado pela coloração azul-arroxeada da pele, leitos ungueais ou das mucosas. Ocorre devido ao aumento da hemoglobina reduzida (deso xi-hemoglobina) acima de 5g/dL ou de pigmentos hemoglobínicos anormais.
- Inchaço:( nas extremidades do corpo graças à piora do trabalho cardíaco )
- Febre ( quando estiver associada à uma infecção respiratória ): Febre ou pirexia, é uma reação orgânica de múltiplas aplicações contra um mal comum, interpretada pelo meio médico como um simples sintoma, a reação descrita como um aumento na temperatura corporal nos seres humanos para níveis até 37,5 graus (Celsius) chama-se estado febril, ao passar dessa temperatura já pode ser caracterizado como Febre e é um mecanismo adaptativo próprio dos seres vivos.
- Fadiga: A palavra fadiga é usada cotidianamente para descrever uma série de males, que vão desde um estado genérico de letargia até uma sensação específica de calor nos músculos provocada pelo trabalho intenso. Fisiologicamente, “fadiga” descreve a incapacidade de continuar funcionando ao nível normal da capacidade pessoal devido a uma percepção ampliada do esforço.
Tratamento Para Bronquite Crônica: O Tratamento Para Bronquite Crônica pode ser feito através do uso de remédios broncodilatadores como o Salbutamol, sob orientação do médico pneumologista. A fisioterapia é muito útil para o Tratamento da Bronquite Crônica pois ela pode melhorar a troca gasosa, melhorar a capacidade respiratória e eliminar as secreções. Mas além disso é fundamental descobrir a sua causa e então eliminá-la para pode alcançar a cura da doença.v