Início » Doenças » Bronquite – O que é, Causas e Sintomas!

Bronquite – O que é, Causas e Sintomas!

Bronquite – O que é, Causas e Sintomas que poucos sabem. Além disso, a Bronquite é uma infecção comum que causa inflamação e irritação nas principais vias aéreas dos pulmões. A Bronquite geralmente começa como uma tosse seca, mas dentro de algumas horas ou dias a tosse começa a produzir muco espesso. Esta fleuma tipicamente tem uma cor amarelada ou esverdeada. Sibilar após a tosse é habitual, e pode haver dor no peito também.

Outros sintomas são semelhantes aos de um resfriado comum, como dores musculares, cansaço e dor de garganta. Uma febre leve de cerca de 38,5 ° C (101 ° F) pode durar cerca de 4 dias. Uma temperatura mais alta, ou uma febre que não ocorreu dentro de uma semana, podem sugerir uma infecção bacteriana como pneumonia. É importante ver um médico nesta situação.

Bronquite - O que é, Causas e Sintomas!

O que é Bronquite: A Bronquite é a inflamação das principais passagens de ar para os pulmões. A forma aguda da Bronquite é muito comum e, geralmente, vem acompanhada de outras condições, como a gripe ou outro problema respiratório. Já a versão crônica da bronquite necessita de cuidados especiais.

Tipos: A Bronquite pode ser aguda (de curta duração) ou crônica (dura por muito tempo e tem alta recorrência). A forma aguda da Bronquite é muito comum e, geralmente, vem acompanhada de outras condições, como a gripe ou outro problema respiratório. Já a versão crônica da Bronquite necessita de cuidados especiais.

Causas da Bronquite: A Bronquite infecciosa manifesta-se com maior frequência durante o Inverno. Pode ser causada por vírus, bactérias e, especialmente, por gérmenes semelhantes às bactérias.

Podem sofrer de ataques repetidos os fumadores e as pessoas que sofrem de doenças crônicas pulmonares ou das vias aéreas inferiores, que dificultam a eliminação de partículas aspiradas nos brônquios. As infecções recorrentes podem ser consequência de uma sinusite crônica, de bronquiectasias, de alergias e, nas crianças, de amígdalas e de adenoides inflamados.

A Bronquite irritativa pode ser causada por várias espécies de poeiras, vapores de ácidos fortes, amoníaco, alguns solventes orgânicos, cloro, sulfureto de hidrogênio, dióxido de enxofre e brometo, substâncias irritantes da poluição, como o ozone e o peróxido de azoto, o tabaco e outros fumos.

Sintomas de Bronquite: Muitas vezes, a Bronquite infecciosa começa com os sintomas de um resfriado comum, nariz que pinga, cansaço, calafrios, dores nas costas e nos músculos, febre ligeira e inflamação da garganta. O sintoma da tosse assinala, geralmente, o começo da Bronquite.

No início, a tosse  é seca e pode continuar assim, mas, com frequência, ao fim de um ou dois dias a pessoa expectora pequenas quantidades de expectoração branca ou amarelada. Mais tarde, pode expulsar muito mais expectoração, que pode ser de cor amarela ou verde.

Em pessoas com Bronquite grave pode aparecer febre elevada durante 4 ou 5 dias, ao fim dos quais os sintomas melhoram. No entanto, a tosse pode persistir durante várias semanas. Quando as vias aéreas inferiores estão obstruídas, a pessoa pode sentir falta de ar. Também são frequentes os sibilos, especialmente depois de tossir. Pode desenvolver-se uma pneumonia.

Habitualmente, o diagnóstico de Bronquite baseia-se nos sintomas, especialmente no aspecto da expectoração. Se os sintomas persistirem, é necessário efetuar uma radiografia do tórax para se ter a certeza de que a pessoa não evoluiu para uma pneumonia. Então, confira agora A Receitas Para Bronquite.

Receita 1:

Ingredientes:

  • ½ litro de água.
  • 1  colher (sopa) de folhas secas de eucalipto picadas.
  • 1  colher (sopa) de folhas secas de guaco.

Modo de Preparo: Ferva a água por 3 minutos em depois despeje sobre as ervas, em uma panela. Tampe e deixe abafado por 5 minutos. Coe e adoce com Mel a gosto. Beba, ainda quente, 3 xícara (chá) por dia.

Receita 2:

Ingredientes:

  • ½ folha seca de guaco.
  • 1  xícara (chá) de água.

Modo de Preparo: Em um recipiente, amasse o guaco com o cabo de uma colher. Ferva a água e despeje-a sobre a planta. Abafe por 3 minutos, coe, adoce com Mel a gosto e beba em seguida. Consuma até três xícaras (chá) por dia.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.