Brucelose – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devemos ficar informados. Além disso, a brucelose, também conhecida como febre ondulante é uma zoonose causada por bactérias Brucella, ou seja, é uma doença infecciosa característica de animais acidentalmente transmitida aos seres humanos.
Esta bactéria pode infectar diferentes espécies de mamíferos, incluindo: cães, cabras, porcos, gado bovino, gado e camelos. Ele pode infectar os seres humanos, quando entra em seu corpo através da pele ferida, membranas mucosas (nariz, boca, olhos), o contato com carne, sangue, urina, etc., animais contaminados ou leite digestivo, queijo ou produtos lácteos não pasteurizados.
Brucelose não é atualmente uma doença comum, trabalhadores que estão em contato direto e constante com animais ou carne (veterinários, fazendeiros, trabalhadores dos matadouros, frigoríficos, etc.), tem maior risco de contrair a doença.
Principais Causas de Brucelose: A causa de infecção de brucelose por bactérias do gênero Brucella, principalmente a espécies de Brucella melitensis que está presente em gado, ovelhas e cabras.
A infecciosidade ocorre através de contato das membranas mucosas (tal como a boca, raiz e olhos), ou feridas e lesões cutâneas com fluidos a partir de um animal infectado, por exemplo, sangue, urina, fezes, fluidos vaginais, fetos abortados, placenta, e assim por diante.
Também devido ao consumo de produtos contaminados de origem animal, principalmente leite cru ou produtos lácteos fabricados a partir de leite cru não pasteurizado. Em geral, os casos de infecção de pessoa para pessoa normalmente não ocorre.
Principais Sintomas de Brucelose: O período de incubação da doença, isto é, o período que varia entre a altura da infecção até os primeiros sintomas aparecem, isto é entre 1 e 6 semanas.
- Dor nas costas
- Dor abdominal
- Dor de cabeça (dor de cabeça grave occipital e frontal)
- Dor nas articulações
- Ondulante, intermitente, com febre alta pico (39 ° e 40 ° entre) na parte da tarde, noite
- Fadiga
- Fraqueza
- Calafrios
- Falta de apetite
- Vômitos
- Perda de peso
- Suores
- Inchaço dos gânglios linfáticos pode aumentar e tornar-se abcessos
- Torcicolo
- Dor e espasmo muscular
Diagnóstico de Brucelose: Diagnóstico e tratamento da brucelose precoce são essenciais para a gestão da doença. É importante informar o médico suspeita de sofrimento se tiver estado em contato com animais ou produtos de origem animal que podem ser contaminados. O diagnóstico é feito através dos seguintes testes:
- Urocultivo
- Cultura de medula óssea
- Cultura de sangue para o isolamento do agente patogênico
- Cultura CSF
- Serologia para o antigênio no sangue brucelose
- Aglutininas frias febris
- Imunoelectroforese soro
- Imunoglobulinas quantitativas
Tratamentos Para Brucelose: O tratamento envolve a administração de antibióticos por um período que pode durar dois meses e a duração do quadro clínico descanso.
Os antibióticos tetraciclinas são (a oxitetraciclina ou a doxiciclina, o último é melhor tolerado a nível gástrico), que são usados por um período de 3 semanas, associados com rifampicina para o mesmo tempo de uso geral.
Uma vez que os sintomas desaparecem, o tratamento repetido a cerca de 3 ou 4 meses para minimizar o risco de recaídas. Nos casos em que o sistema nervoso central é afetado, a administração de ampicilina é recomendado juntamente com rifampicina.
Complicações:
- Meningite
- Síndrome de Fadiga Crônica
- Encefalite
- Ossos e lesões nas articulações
- Endocardite infecciosa
Prevenção de Brucelose: Prevenção da brucelose em humanos encontra-se em controlar e eliminar a doença em animais, levando a vacinação generalizada de gado e a identificação e remoção de contaminados.
Seres humanos por prevenção devem consumir produtos lácteos não pasteurizados e manipuladores de carne desgaste medidas de proteção e qualquer possível infecção da pele ferida cuidados. Para os seres humanos não existe vacina, de modo a imunização preventiva só pode ser feito com os animais.