Buscopan – Para que Serve, Como Tomar e Contraindicação. Além disso, o Buscopan tem ação antiespasmódica, agindo sobre as contrações dolorosas e aliviando de forma rápida e prolongada as Cólicas, dores e desconfortos abdominais. Possui também importante propriedade analgésica, o que faz com que diminua a percepção da dor. Buscopan faz efeito logo depois de tomado e seu efeito dura por 6 a 8 horas. Buscopan é o nome comercial mais conhecido do fármaco butilbrometo de escopolamina, também conhecido como butilescopolamina ou butilbrometo de hioscina.
A escopolamina é uma substância antiespasmódica que tem no buscopan, isto é, que inibe a contração dos músculos lisos, geralmente de órgãos tubulares. A ação do Buscopan é especialmente eficaz no trato gastrointestinal, motivo pelo qual esse fármaco é muito útil no tratamento das cólicas intestinais.
Composição do Buscopan: Cada comprimido do buscopan é revestido, contém 10 mg de butilbrometo de escopolamina, correspondentes a 6,89 mg de escopolamina e 250 mg de dipirona sódica monoidratada, correspondentes a 221,51 mg de dipirona.
Excipientes: dióxido de silício, povidona, lactose monoidratada, amido, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, álcool etílico, hipromelose, macrogol, talco, dióxido de titânio, simeticona, álcool isopropílico, água purificada.
Para Que Serve Buscopan: O Buscopan é um fármaco anticolinérgico que age inibindo a ação do sistema nervoso central sob músculos lisos, que é um tipo de músculo de contração involuntária presente em diversos órgãos, entre eles os tratos gastrointestinal, urinário e no útero. Esse bloqueio colinérgico é responsável por inibir a contração de diversos músculos lisos, que, quando ocorre de forma intensa, é responsável por diversos quadros de dor, tais como as Cólicas intestinais, uterinas, renal e biliar.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Portanto, o Buscopan é um medicamento que pode ser utilizado para aliviar as dores nas seguintes condições:
- Cólica intestinal
- Cólica menstrual
- Síndrome do intestino irritável
- Cólica renal
- Cólica biliar
- Infecção urinária
- Úlcera péptica
- Pancreatite
- Diverticulite
Como Tomar Buscopam: O Buscopan pode ser encontrada nas farmácias em drágeas de 10 mg ou em solução oral (gotas) 10 mg/ml.O início do seu efeito costuma ser perceptível com cerca de 20 minutos.
Posologia do Buscopan em Gotas: 20 gotas de Buscopan equivale a 1 ml de solução e a 10 mg de escopolamina. As doses habitualmente recomendadas são:
- Adultos e crianças acima de 6 anos: 20 a 40 gotas (10-20 mg), 3 a 5 vezes ao dia.
- Crianças entre 1 e 6 anos: 10 a 20 gotas (5-10 mg), 3 vezes ao dia.
- Lactentes: 10 gotas (5 mg), 3 vezes ao dia.
Posologia do Buscopan em Comprimidos: As doses habitualmente recomendadas são:
- Adultos e crianças acima de 6 anos: 1 a 2 drágeas (10-20 mg), 3 a 5 vezes ao dia.
Efeitos Colaterais do Buscopan: A maioria dos possíveis efeitos adversos do Buscopan são incomuns, leves e desaparecem espontaneamente. Menos de 1% dos pacientes apresenta os seguintes efeitos colaterais:
- Urticária.
- Boca seca.
- Coceira.
- Taquicardia (coração acelerado).
- Disidrose (pequenas bolhas nas palmas das mãos e plantas dos pés que coçam).
- Menos de 0,1% dos pacientes apresenta retenção urinária.
Contraindicação do Buscopan: O buscopan deve ser evitado para os pacientes com as seguintes condições:
- Megacólon.
- Miastenia gravis.
- Glaucoma de ângulo fechado.
- Crianças com diarreia aguda ou persistente.
- História de alergia à escopolamina ou hioscina.
- Intolerância à frutose.
- Obstrução urinária.
- Gravidez.
Não há informações suficientes sobre a presença de Buscopan no leite materno, portanto, como medida de precaução, esse medicamento deve ser evitado durante a amamentação.