O Cacau é uma árvore tropical de folhas perenes, que as sementes são amplamente conhecidas como os principais ingredientes dos produtos de chocolate.
Os maias a consideraram como a bebida dos deuses, pois a palavra grega também tem um significado semelhante porque Theo significa Deus e broma significa beber.
Bem, não considere que o Cacau é o mesmo com os produtos de chocolate que são principalmente calorias densas porque, sem surpresa, o Cacau escuro ou o pó de Cacau que vem das sementes de Cacau ou feijão são altamente nutritivos.
É porque os produtos de chocolate foram adicionados com substâncias adicionais como açúcar e produtos lácteos para adoçar o sabor porque o sabor original do Cacau é amargo.
Em outras palavras, para os benefícios para a saúde do Cacau, você só poderia obtê-lo da forma bruta e não processada.
- Auxilia na Prevenção de coágulo de sangue;
- Reduz o risco de acidente vascular cerebral;
- Mantém o cérebro saudável;
- Diminui o colesterol;
- Reduz o nível de triglicerídeos;
- Acelera a cicatrização de feridas;
- Acelera a perda de peso.
Valor Nutricional do Cacau
Então, confira agora o valor nutricional do Cacau:
- Calorias 821 kJ – 10%
- Proteína 17 g – 34%
- Fibra dietética 29 g – 114%
- Riboflavina 0,2 mg – 12%
- Niacin 2 mg – 9%
- Folato 28 g – 7%
- Gordura Total de Omega 6 378 mg
- Cálcio 110 mg – 11%
- Ferro 12 mg – 66%
- Magnésio 429 mg – 107%
- Fósforo 631 mg – 63%
- Potássio 1311 mg – 37%
- Zinco 6 mg – 39%
- Cobre 3 mg – 163%
- Manganês 3 mg – 165%
- Selênio 12 mcg – 18%
- Cafeína 198 mg
Enquanto isso, existem quantidades de nutrientes no Cacau cru que é benéfico para a saúde. Então, confira agora os benefícios do Cacau para saúde:
Benefícios do Cacau para saúde
Prevenção de Coágulo de Sangue:
O coágulo de sangue é acumulado na artéria que é a principal causa de doenças cardiovasculares porque o coágulo de sangue irá perturbar a circulação sanguínea e, uma vez que a circulação sanguínea é perturbada, o coração será forçado a trabalhar mais e a distribuição de oxigênio não é otimizada.
O Cacau promoverá a produção de HDL que irá vincular o coágulo sanguíneo e evitar a acumulação.
Reduz o Risco de Acidente Vascular Cerebral:
O acidente vascular cerebral é uma das condições causadas quando o cérebro não está recebendo oxigênio suficiente devido ao distúrbio do fluxo sanguíneo.
Além disso, o Cacau tem propriedades que atuam como flavonoides anti-plaquetas, o que ajudará na redução do risco de ataque de acidente vascular cerebral.
Baixar Pressão Alta:
Muitos estudos demonstraram que o Cacau cru é capaz de controlar o nível de pressão arterial devido ao antioxidante contido no Cacau que promove a produção de acido nítrico.
Esta substância é essencial para relaxar o vaso sanguíneo, de modo que o coração não é forçado a trabalhar muito e a pressão arterial pode ser controlada.
Manter o Cérebro Saudável:
O Cacau também é considerado super cérebro devido ao rico de flavanol encontrado no Cacau, o que é benéfico para manter o cérebro saudável.
Além disso, também está intimamente relacionado com a função do Cacau, certificando-se de que o sangue irá fluir para o cérebro e fornecer o oxigênio para que o cérebro funcione de forma otimizada.
Diminuir o Colesterol:
O efeito hipocolesterolêmico causado pelo Cacau tem efeito significativo na redução do nível de colesterol ao aumentar a produção de HDL e, ao mesmo tempo, reduzir a produção de LDL que poderia causar alguns problemas graves do problema cardíaco até o acúmulo de coágulo sanguíneo na artéria.
Reduzir o Nível de Triglicerídeos:
Muitos estudos mostraram que há uma redução significativa do nível de triglicerídeos para aqueles que atualmente estão consumindo Cacau cru como parte de sua dieta diária.
Controlar a Diabetes:
Além do hipocolesterolêmico, o Cacau também possui efeitos hipoglicêmicos que afetam a regulação do açúcar na corrente sanguínea.
O Cacau pode melhorar a resistência à insulina por isso é altamente recomendado para aqueles que estão atualmente sofrendo diabetes tipo 2 e, ao mesmo tempo, melhora o metabolismo da glicose para otimizar a absorção.
Acabar com a Asma:
Nem todos sabem que a asma não é apenas sobre problemas respiratórios porque a asma é, na verdade, um dos efeitos da reação alérgica.
Então, o que devemos fazer para tratar a asma é evitar o gatilho em todas as contas. O Cacau contém xantina e teofilina, que é valioso para curar várias alergias.
Acelerar a Cicatrização de Feridas:
O Cacau tem propriedades terapêuticas que são eficientes para promover a cicatrização de feridas.
É devido ao Cacau também é capaz de combater infecções que podem ocorrer por uma ferida, erradicando as bactérias que a causaram.
Acelerar a Perda de Peso:
É verdade que o chocolate processado pode causar ganho de peso, mas a versão bruta surpreendentemente tem um efeito oposto que é muito eficaz para a perda de peso.
Primeiro, o Cacau é capaz de reduzir o apetite, por isso é mais fácil controlar a dieta e o segundo Cacau é benéfico no melhoramento do metabolismo corporal para garantir que todos os nutrientes sejam absorvidos otimamente para evitar o acúmulo de propriedades excessivas e desnecessárias.
Como Consumir o Cacau
O Cacau em pó pode ser utilizado nas mais variadas receitas saudáveis. O Cacau é utilizado na preparação de bolos, cookies, panquecas e vitaminas.
Uma boa opção é colocar o Cacau polvilhado no iogurte, na banana quente e com frutas. O que vale é utilizar a criatividade de acordo com o gosto de cada um.
Dependendo da receita, é necessário utilizar adoçante ou mel, agave, adoçante natural ou açúcar mascavo.
Não é necessário adoçar quando for utilizar nas frutas. A quantidade recomendada para consumo varia muito de pessoa para pessoa e deve ser indicada por um nutricionista ou nutrólogo, para que os benefícios do Cacau de fato possam ser aproveitados.
Como o Cacau tem forte sabor, geralmente não é necessário usar muito. A quantidade vai depender também da receita.
Malefícios do Cacau
O Cacau é uma fonte de cafeína. No entanto, o consumo de excesso de cafeína pode levar a vários efeitos colaterais, tais como aumento da micção e batimentos cardíacos irregulares.
O excesso de cafeína também pode agravar as condições de pessoas que já sofrem de transtornos de ansiedade ou diarreia.
Quantidades excessivas de cafeína durante a amamentação podem resultar em irritabilidade e desconforto abdominal em lactentes.
Também pode piorar a condição da doença de refluxo gastroesofágico e é aconselhável ser evitado antes de cirurgias para evitar interferências no controle de açúcar no sangue.
O Cacau pode causar reações alérgicas a quem possui sensibilidade.
As alergias incluem reações cutâneas, dores de cabeça de enxaqueca , desconforto digestivo como gás e náuseas.