O café descafeinado traz muitos benefícios para a saúde e todos nós amamos e adoramos aquela xícara de café da manhã ajuda até no emagrecimento. Seja do aroma ou do ritual de fazer café e moer nossos próprios grãos, é uma experiência nostálgica, em que parece que nunca conseguimos o suficiente e pele.
Muitas pessoas consomem café com cafeína pura, alguns preferem café descafeinado e outros indivíduos consomem café para seus benefícios para saúde. De qualquer forma, o café é uma daquelas bebidas que resistirão ao teste do tempo como uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo.
O que é café descafeinado?
O café descafeinado é um tipo café que tem praticamente toda a cafeína removida dele. Os três processos que removem a cafeína do grão de café são através da extração de água, solvente e/ou dióxido de carbono. Qual método é o melhor, vamos dar uma olhada.
Os dois métodos atuais são o método da água suíça e o método de extração de dióxido de carbono.
- O primeiro processo é chamado de método da água suíça. Este método foi inventado nos anos 70, utiliza apenas água e osmose para remover a cafeína dos grãos de café. Os grãos de café são encharcados por muitas horas na água, o que ajuda na extração da cafeína.
- O próximo passo neste processo é que a água rica em cafeína é pré-tratada através de um leito de carvão pré-tratado para remover a cafeína.
- O método do dióxido de carbono é provavelmente o método mais saudável para a remoção de cafeína, porque é capaz de remover a cafeína sem quaisquer produtos químicos ou solventes agressivos.
Café descafeinado é bom ou ruim para saúde?
Esta é uma questão ampla com muitos fatores a serem considerados. Um fator importante é o quanto você é sensível à cafeína. Para explorar mais profundamente, todos nós possuímos essa enzima específica chamada CYP1A2, que essencialmente determina o quão bem metabolizamos a cafeína.
Por exemplo, caso metabolize a cafeína mais lentamente, você será impactado mais intensamente pela cafeína do que alguém que metaboliza a cafeína mais rapidamente. Quão bem você metaboliza a cafeína ou o quanto você pode consumir e tolerar
Café descafeinado pode ser uma ótima opção para pessoas que são sensíveis à cafeína. Além disso, dependendo do seu nível de sensibilidade, você pode fazer um ciclo de consumo de cafeína por razões hormonais e/ou dar aos seus receptores de adenosina tempo para se recalibrar.
Muitas vezes ouvimos que a cafeína no café afeta negativamente os hormônios femininos. No entanto, em um recente estudo de 2016, os pesquisadores realizaram um estudo em que analisaram a associação entre cafeína e o consumo de café e sua relação com a gravidade dos sintomas da TPM.
Um último aspecto do café descafeinado que deve ser considerado é que quando se trata de enemas de café, ele não é tão eficaz para o enema porque a cafeína, teofilina e teobromina estimulam o relaxamento dos músculos lisos, causando a dilatação dos vasos sanguíneos e ductos biliares.
Benefícios do café descafeinado para saúde:
1. Diminuir o risco de diabetes:
Em um estudo recente da Associação Americana do Coração, os pesquisadores descobriram que tanto o café cafeinado quanto o consumo de café descafeinado estavam associados a um menor risco de diabetes.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O estudo sugere que alguns dos componentes em ambos os tipos de café, como lignanas e ácido clorogênico, são responsáveis por muitos efeitos benéficos do metabolismo da glicose, além de diminuir o estresse oxidativo no corpo.
Tanto o café preto quanto o café descafeinado são ricos em magnésio, o que tem sido associado a uma diminuição do risco de diabetes e melhora da função cardiovascular e cerebral.
2. Proteger o fígado:
Outro estudo mostrou os benefícios hepatoprotetores que o café possui, independentemente do teor de cafeína. Além disso, pesquisadores notaram que o café é um diterpeno e contém vários óleos, como cafestol e kahweol, que parecem mostrar efeitos protetores contra uma certa toxina chamada aflatoxina, que prejudica o fígado negativamente.
Os óleos de cafestol e kahweol estimulam a produção de glutationa, que é um potente antioxidante que melhora a função do fígado e estimula as vias de desintoxicação no organismo.
3. Auxiliar na saúde cardiovascular:
Outro benefício maravilhoso do café descafeinado e cafeinado é o impacto positivo na função endotelial. Além disso, a função endotelial é fundamental para a saúde cardiovascular, pois ajuda na modulação da vasodilatação do fluxo sanguíneo e da vasoconstrição, fornecendo a quantidade certa de oxigênio e sangue rico em nutrientes por todo o corpo.
Além da capacidade antioxidante também contém uma quantidade razoável de certos minerais e vitaminas, como magnésio, cálcio, ferro, potássio, sódio e vitamina B3.
4. Impulsionar a função cerebral:
Em um estudo realizado com ratos idosos suplementados com uma dieta de 0,55% de café (isso equivale a 10 xícaras de café por dia). Os pesquisadores descobriram que, dos ratos que consumiam uma dieta rica em café 0,55% apresentaram melhor desempenho no teste psicomotor em comparação com ratos idosos alimentados com a dieta de controle.
Os benefícios da cafeína não representam necessariamente o melhor desempenho no grupo de dieta rica em café. Isto é em parte devido aos polifenóis bioativos benéficos presentes no café.
Como fazer café descafeinado?
Aqui está o passo-a-passo de como fazer:
- Além disso, comece com água fresca filtrada para fins de ebulição.
- Quando a água estiver fervendo, moa.
- Além disso, coloque a água para ferver e deixe esfriando por um minuto ou dois antes de despejar no café moído. É melhor derramar água com a temperatura de 90 ºC.
- Uma boa regra que deve ser seguida é 10 gramas de café por 180 mililitros de água.
- Além disso, deixe descansando por 4-5 minutos, em seguida, despeje em sua caneca favorita e aproveite.
Efeitos colaterais do café descafeinado:
Os efeitos colaterais associados não são tão bem estudados. Além disso, a maior parte da literatura só foi feita em café com cafeína. Além da cafeína, alguns dos efeitos colaterais comuns ao café são seus efeitos nas interações de nutrientes e na absorção de ferro não-heme.
Esse risco mais alto de fratura de quadril pode estar relacionado a como o café diminui a absorção de cálcio. Além disso, em cerca de quatro a seis miligramas de perda de cálcio por xícara de café.
Outra área de preocupação, especialmente relacionada às fêmeas, é a capacidade do café se ligar ao ferro não-heme. Além disso, diminuindo assim a capacidade do corpo de absorver o ferro . Além disso, de fato, uma xícara de café reduz a absorção de ferro de uma refeição de hambúrguer em 39%.
Portanto, uma nota interessante é que consumir seu café uma hora antes de uma refeição não mostra nenhuma diminuição potencial na absorção de ferro, de acordo com a pesquisa.