Cãibra Noturna – As Principais Causas e Como Tratar em Casa com dicas simples e 100% naturais. Além disso, na calada da noite, embaixo dos lençóis ou no domingo ensolarado, dentro da piscina do clube ou no meio de uma partida de futebol, depois daquele pique pela direita. Quem já teve Cãibra sabe… É uma dor que paralisa imediatamente, e que pode durar de alguns segundos a vários minutos.
As Cãibras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um grupo de muscular. Elas acometem apenas a musculatura estriada e afetam principalmente os músculos posteriores da perna.Uma Cãibra pode começar durante a atividade física, no repouso e até durante o sono, no caso das Cãibras Noturnas. Então, confira mais sobre a Cãibra Noturna – As Principais Causas e Como Tratar em Casa:
Causas: O uso excessivo de um músculo, desidratação, tensão muscular ou simplesmente manter a mesma posição por um período prolongado de tempo pode resultar em uma Cãibra Noturna muscular. Em muitos casos, no entanto, a causa exata do sintoma é desconhecida. As principais causas das Cãibras Noturnas e dores musculares incluem:
- Problemas renais;
- Desequilíbrios nas concentrações de sais minerais no organismo (ex.: desidratação, diminuição nas reservas de Cálcio, Magnésio ou Potássio);
- Certos medicamentos e drogas (ex.: captopril, enalapril, estatinas, cocaína);
- Estiramentos, fadiga muscular, exercícios intensos;
- Hipotireoidismo;
- Reumatismo;
- Alcoolismo;
- Gravidez;
- Abscessos e outras doenças infecciosas associadas à febre;
- Tensão e estresse.
E Quando ela Aparece no meio da Noite?: Se a Cãibra é uma consequência do esforço muscular de determinadas regiões, porque ela aparece quando dormimos, e portanto, num momento de relaxamento?
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Isso acontece porque na hora do sono nosso corpo relaxa e faz um balanço de tudo o que gastou e repôs ao longo do dia e, quando há falta de algum nutriente, ele reage mesmo se estamos dormindo. Outra situação provável durante o sono é o relaxamento brusco do músculo contraído durante todo o dia.
O corpo está reagindo ao que não apresenta equilíbrio ou sofreu o impacto do relaxamento brusco provocado pelo sono depois de um dia inteiro de contrações. Cãibras Noturnas musculares geralmente desaparecem por conta própria e raramente são suficientemente graves para necessitar de cuidados médicos. No entanto, consulte o seu médico se as suas Cãibras Noturnas:
- Estão associadas ao inchaço nas pernas, vermelhidão ou alterações cutâneas;
- Quando apresentar algum tipo de problema na circulação sanguínea na área afetada como as varizes;
- Causam desconforto grave;
- Não melhoram com cuidados caseiros;
- Acontecem com freqüência;
- Quando a dor for muito forte e não ter uma causa óbvia.
Como Aliviar as Cãibras Noturnas: Todo mundo já teve uma Cãibra Noturna na perna ou no pé ou na panturrilha. Então, você sabe que é doloroso. Mas o que fazer para aliviar a Cãibra Noturna? Para aliviar uma cãibra média, o existem alguns pequenos exercícios. Mas contra as Cãibras Noturnas muito fortes, o único tratamento eficaz é de neutralizar a eletricidade estática do corpo.
Remédio Caseiro Contra Cãibras Noturnas
- Outros dispositivos existem mas não são comprovados. É melhor confiar em um tratamento seguro e comprovado.
- Antigamente, os médicos recomendavam medicamentos a base de quinina. Mas é muito perigoso, porque tem contra-indicações, especialmente problemas cardíacos graves…
- Os suplementos de Magnésio, Cálcio ou Potássio também ajudam a combater as Cãibras Noturnas, mas você deve toma-los a vida inteira. Então, isso torna-se caro. E a eficácia não é garantida.
- A Banana funciona muito bem contra Cãibras Noturnas fracas, mas contra cãibras fortes não é bastante. Mas comer 2 ou 3 bananas por dia não faz mal para a saúde.