Calafrio – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, O Calafrio é uma sensação de frio que é acompanhada por tremores ou agitação. É uma sensação que pode ocorrer quando sentimos frio, como em ambientes com baixas temperaturas. Nestes casos, o problema não é preocupante e é sanado com a mudança para um ambiente mais aquecido ou o uso de roupas quentes.
O aumento do ponto de ajuste faz com que a temperatura do corpo aumente (pirexia), mas também leva o paciente a sentir frio, até que o novo ponto de ajuste seja atingido. O Calafrio ocorre porque o corpo do paciente é efetivamente tomado por arrepios em uma tentativa fisiológica de aumentar a temperatura do corpo até o novo ponto de ajuste.
Causas: O Calafrio pode ser causado por uma ampla variedade de doenças infecciosas, algumas das quais são comuns, tais como a gripe. Em alguns casos, o Calafrio pode ser devido a uma condição inflamatória, tal como uma reação alérgica ou uma doença auto-imune, como por exemplo o lúpus.
O Calafrio e a febre também podem acompanhar certos tipos de câncer, mas também podem ser um sintoma de uma doença grave ou fatal que deve ser imediatamente avaliada num cenário de emergência, tais como hipotermia, que é uma temperatura anormalmente baixa do corpo.
Sintomas: O Calafrio costuma não apresentar sintomas, nas verdade, o Calafrio pode ser um sintoma relacionado a diversos problemas de saúde. O Calafrio é um indício de que há febre, sendo comum em doenças como insolação, malária, gripe e outras infecções.
Diagnóstico: Para ter o diagnóstico preciso do que está causando o Calafrio, o seu médico irá fazer algumas perguntas sobre os seus sintomas. Você pode ajudar o seu médico a diagnosticar a causa subjacente aos Calafrios, fornecendo respostas completas para estas perguntas:
- Há quanto tempo você tem esta condição?
- Você teve febre? Se assim for, o quão alta era a febre?
- Você ficou exposto a temperaturas frias ou água fria sem proteção ou roupa adequada?
- Que outros sintomas você tem?
Tratamento: Quando estiver com Calafrio é aconselhado tentar agasalhar-se mas, medir a temperatura também é uma atitude prudente. Se houver febre, deve-se tomar um banho ligeiramente morno e evitar permanecer em locais quentes ou debaixo de um cobertor, por exemplo.
Se o Calafrio tornar-se constante, deve-se ir ao médico, pois pode estar relacionada a alguma doença que necessita de tratamento.
Prevenção: A melhor alternativa para prevenir o Calafrio, é evitar ficar exporto por muito tempo a lugares frios. Agasalhar-se ao máximo também é um ótimo meio para evitar Calafrio.