Calazar em Humanos – Causas, Sintomas e Tratamento. Além disso, o calazar em humanos, são mais conhecida como Leishmaniose, é uma doença que compromete principalmente o baço, o fígado e também a medula óssea, sendo mais fácil de se propagar nas regiões rurais do Brasil, na região do Nordeste, mas também pode estar presente em qualquer outro local, por isto é preciso muito cuidado, principalmente nos grandes centros urbanos onde vem crescendo o número de animais que ficam soltos pelas ruas e avenidas. Atualmente a Calazar ocupa a segunda posição entre as doenças parasitas que mais estão matando em todo o mundo, perdendo somente para a malária que continua sendo a mais mortal de todas. E a situação tende a se complicar ainda mais já que a Calazar é extremante perigoso e está entre as doenças tropicais que continuam sendo negligenciadas.
Causas Transmissível Por Calazar: A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos. Os flebótomos medem de 2 a 3 milímetros de comprimento e devido ao seu pequeno tamanho são capazes de atravessar as malhas dos mosquiteiros e telas. Apresentam cor amarelada ou acinzentada e suas asas permanecem abertas quando estão em repouso. Seus nomes variam de acordo com a localidade;
Mais Comuns São: mosquito palha, tatuquira, birigui, cangalhinha, asa branca, asa dura e palhinha. O mosquito palha ou asa branca é mais encontrado em lugares úmidos, escuros, onde existem muitas plantas.
Sintomas do Calazar em Humanos: O calazar é transmitido pelo mosquito-palha ou birigui, que passa um protozoário para a corrente sanguínea. O parasita percorre o corpo do hospedeiro e atinge o fígado, o baço, a até a medula óssea. Se não tratada a leishmaniose visceral (nome científico da doença) pode até matar. Inicialmente, parasitas leishmânia causam feridas no local da picada do mosquito-palha. Se a doença progredir, ela ataca o sistema imunológico. O calazar se manifesta de dois a oito meses após a infecção com sintomas mais generalizados, incluindo febre prolongada e fraqueza. Então, confira Algumas Prevenção Contra o Calazar.
Prevenção:
- Evitar construir casas e acampamentos em áreas muito próximas à mata
- Fazer dedetização, quando indicada pelas autoridades de saúde
- Evitar banhos de rio ou de igarapé, localizado perto da mata
- Utilizar repelentes na pele, quando estiver em matas de áreas onde há a doença
- Usar mosquiteiros para dormir
- Usar telas protetoras em janelas e portas.