Calciferol (vitamina D3): o que é, para que serve? alimentos ricos e funções e deficiência. além disso, A calciferol (vitamina D) é uma vitamina solúvel em gordura que desempenha um papel importante em muitas funções corporais, incluindo a manutenção da saúde óssea, o apoio à função imunológica e muito mais, Heather Hodson, nutricionista clínica do Centro para a Prevenção de Doenças Cardiovasculares.
Existem duas formas principais de calciferol, vitamina D3 e vitamina D2.
A vitamina D3, também conhecida como colecalciferol, é uma forma de vitamina D que é sintetizada na pele após exposição ao sol. além disso, Também pode ser consumido através de fontes alimentares como peixes e suplementos.
Uma vez que a vitamina D3 é sintetizada na pele ou ingerida, ela é convertida em calcidiol no fígado, que eventualmente é convertido na forma ativa da vitamina D.
A vitamina D2, também conhecida como ergocalciferol ou “pré-vitamina D”, é normalmente produzida pelo homem e adicionada aos alimentos.
O que é calciferol?
O Calciferol é considerado pró-hormônio e não uma vitamina. As vitaminas são nutrientes que não podem ser criados pelo corpo e, portanto, devem ser ingeridos através de nossa dieta. No entanto, este composto pode ser sintetizado pelo nosso corpo quando a luz solar atinge a nossa pele.
Estima-se que a exposição solar sensata na pele durante 5-10 minutos, 2-3 vezes por semana, permite que a maioria das pessoas produza desse composto o suficiente. Mas, a se decompõe rapidamente, o que significa que as doses podem ficar baixas, especialmente no inverno. Estudos recentes sugeriram que uma porcentagem substancial da população global é deficiente em Calciferol.
Alimentos ricos em calciferol
Em primeiro lugar, as fontes de Calciferol comida é sua melhor maneira de aumentar seus níveis desse composto. Conheça agora alguns dos alimentos mais ricos calciferol:
- Truta,
- Salmão,
- Sardinhas,
- Atum,
- Cogumelos,
- Leite,
- Leite Lácteo,
- Leite de soja,
- Leite de amêndoa,
- Leite de aveia,
- óleo de fígado de bacalhau,
- Ovo.
Benefícios do calciferol
A seguir veja os principais benefícios do calciferol para saúde.
1. Ossos saudáveis:
Calciferol desempenha um papel importante na regulação do cálcio e manutenção dos níveis de fósforo no sangue, dois fatores que são extremamente importantes para a manutenção de ossos saudáveis. Precisamos desse composto para absorver cálcio nos intestinos e recuperar o cálcio que seria excretado pelos rins.
2. Redução do risco de gripe:
As crianças que receberam 1.200 Unidades Internacionais de Calciferol por dia durante 4 meses durante o inverno reduziram seu risco de infecção por influenza A em mais de 40%.
3. Redução do risco de diabetes:
Vários estudos observacionais mostraram uma relação inversa entre as concentrações sanguíneas de Calciferol no corpo e o risco de diabetes tipo 2. Em pessoas com diabetes tipo 2, níveis insuficientes de Calciferol podem afetar negativamente a secreção de insulina e a tolerância à glicose.
Em um estudo em particular, crianças que receberam 2.000 Unidades Internacionais por dia de Calciferol tiveram um risco 88% menor de desenvolver diabetes tipo 1 aos 32 anos de idade.
4. Gravidez saudável:
As mulheres grávidas com deficiência de Calciferol parecem estar em maior risco de desenvolver pré-eclâmpsia e precisar de uma cesariana. O baixo status está associado ao diabetes mellitus gestacional e à vaginose bacteriana em gestantes.
Também é importante notar que altos níveis de Calciferol durante a gravidez foram associados com um risco aumentado de alergia alimentar na criança durante os primeiros 2 anos de vida.
5. Prevenção do câncer
A Calciferol é extremamente importante para regular o crescimento celular e para a comunicação célula a célula. Alguns estudos sugeriram que o calcitriol (a forma hormonalmente ativa do Calciferol) pode reduzir a progressão do câncer retardando o crescimento e o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos no tecido canceroso, aumentando a morte das células cancerosas e reduzindo a proliferação celular e as metástases.
A Calciferol influencia mais de 200 genes humanos, que podem ser prejudicados quando não temos Calciferol.
6. Saúde cerebral
Baixos níveis de deficiência de Calciferol podem ser um fator de risco para várias formas de demência , incluindo a doença de Alzheimer . Estudos em animais e estudos em células mostraram uma conexão, mas os resultados dos ensaios clínicos foram mistos. Mais pesquisas são necessárias.
7. Perda de peso
Alguns estudos mostram que os níveis de Calciferol tendem a ser mais baixos em pessoas com maior quantidade de gordura corporal.
A suplementação com Calciferol pode ajudar a aumentar a perda de peso e aumentar a queima de gordura . Por exemplo, um estudo demonstrou que a suplementação com cálcio e vitamina D aumentou a perda de peso e de gordura em comparação com um grupo de controle.
8. Melhora a saúde mental
Algumas pesquisas mostram que a vitamina D pode ser benéfica para melhorar a saúde mental e a capacidade cerebral. Estudos descobriram que o status de vitamina D pode estar potencialmente ligado a questões como:
- Depressão,
- Ansiedade,
- Doença de Alzheimer,
- Transtorno bipolar,
- Esquizofrenia,
Além do mais, um realizado mostraram que os baixos níveis de Calciferol estavam ligados ao mau humor e ao comprometimento do desempenho cognitivo em adultos mais velhos.
Como usar calciferol?
Tome Calciferol pela boca, conforme indicado. É melhor absorvido quando tomada após uma refeição, mas pode ser tomada com ou sem alimentos. É geralmente tomado com alimentos. Siga todas as instruções na embalagem do produto. Se você não tiver certeza sobre qualquer informação, consulte seu médico ou farmacêutico.
Se o seu médico prescreveu este medicamento, siga as instruções do seu médico. Sua dosagem é baseada em sua condição médica, quantidade de exposição ao sol, dieta, idade e resposta ao tratamento.
Se você estiver usando a forma líquida deste medicamento, meça cuidadosamente a dose usando um dispositivo de medição especial/colher. Não use uma colher doméstica porque você pode não obter a dose correta. Se você estiver tomando o comprimido mastigável, mastigue bem o medicamento antes de engolir. Não engula inteiros.
Se estiver a tomar os comprimidos de dissolução rápida, seque as mãos antes de manusear a medicação. Portanto, coloque cada dose na língua, deixe-a dissolver completamente e depois engula-a com saliva ou água. Você não precisa tomar este medicamento com água.
Certos medicamentos (sequestrantes de ácidos biliares, como colestiramina/colestipol, óleo mineral) podem diminuir a absorção de Calciferol. Portanto, tome as doses desses medicamentos o mais longe possível de suas doses e fontes de Calciferol.
Pode ser mais fácil tomar Calciferol na hora de dormir se você também estiver tomando esses outros medicamentos. Portanto, pergunte ao seu médico ou farmacêutico quanto tempo você deve esperar entre as doses. E para ajudar a encontrar um esquema de dosagem que irá trabalhar com todos os seus medicamentos.
Precauções com calciferol
Antes de tomar Calciferol, informe o seu médico ou farmacêutico se você é alérgico a ela. Ou a outros produtos de Calciferol (tais como calcitriol) ou se você tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos (como amendoim/soja), que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Portanto, fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.
Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de níveis elevados de cálcio (hipercalcemia/hipervitaminose D), dificuldade em absorver a nutrição dos alimentos ( síndrome de má absorção ), doença renal, doença hepática.
Produtos líquidos, comprimidos mastigáveis ou comprimidos dissolvidos podem conter açúcar e/ou aspartame. Produtos líquidos também podem conter álcool. Aconselha-se precaução caso tenha diabetes, doença hepática, fenilcetonúria (PKU) ou qualquer outra condição que exija que você limite/evite essas substâncias em sua dieta. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre como usar este produto com segurança.
Antes de fazer uma cirurgia, informe o seu médico ou dentista sobre todos os produtos que você usa (incluindo medicamentos prescritos, medicamentos sem receita médica e produtos fitoterápicos).
Durante a gravidez, doses de Calciferol acima da recomendação dietética devem ser usadas somente quando claramente necessário. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico. Portanto, este medicamento passa para o leite materno. Consulte o seu médico antes de amamentar.
Interações do calciferol
As interações medicamentosas podem alterar o modo como seus medicamentos funcionam ou aumentar o risco de efeitos colaterais graves. Portanto, este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis. Mantenha uma lista de todos os produtos que você usa (incluindo prescrição/medicamentos sem receita médica e produtos fitoterápicos). Além disso, compartilhe com seu médico e farmacêutico. Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem a aprovação do seu médico.
Alguns produtos que podem interagir com este medicamento incluem: aglutinantes de fosfato. Verifique as etiquetas em todos os seus remédios, olhe a prescrição (tais como antiácidos, laxantes, vitaminas ), porque eles podem conter cálcio, magnésio, fosfato, ou Calciferol. Pergunte ao seu farmacêutico sobre o uso desses produtos com segurança.
Esse composto é muito semelhante ao calcitriol. Não use medicamentos contendo calcitriol enquanto estiver usando o Calciferol. Este medicamento pode interferir com certos testes laboratoriais (incluindo testes de colesterol ), possivelmente causando resultados falso-teste. Certifique-se de que o pessoal de laboratório e todos os seus médicos saibam que você usa este medicamento.
Deficiência de calciferol
A deficiência de Calciferol nem sempre é caracterizada por sintomas perceptíveis. Algumas pessoas não apresentam nenhum sinal ou sintoma de deficiência de Calciferol.
Os sintomas potenciais de deficiência de Calciferol incluem:
- Dor muscular,
- Fraqueza,
- Dor no osso,
- Mudança de humor.
Com o tempo, a deficiência de Calciferol pode levar a complicações, incluindo osteoporose, que enfraquece os ossos, e osteomalácia (amolecimento dos ossos) e fraturas.
Nas populações mais velhas, a deficiência pode levar ao aumento do risco de quedas.
Em casos pediátricos graves, a deficiência de Calciferol pode causar pernas arqueadas ou raquitismo, o que pode levar a deformidades esqueléticas.
A única maneira de saber se você tem deficiência de Calciferol é fazendo o teste, enfatizam os especialistas. O monitoramento semirregular dos níveis de vitamina D (por exemplo, com verificações laboratoriais físicas anuais) pode ser útil para tratar ou prevenir deficiências em tempo hábil.
Dosagem do calciferol
A ingestão de Calciferol pode ser medida de duas maneiras: em microgramas (mcg) e unidades internacionais (UI). Portanto, um micrograma é igual a 40 UI. As ingestões recomendadas de ao longo da vida foram atualizadas pelo Instituto de Medicina dos EUA (IOM) em 2010 e atualmente são definidas como:
- Bebês 0-12 meses – 400 UI (10 mcg);
- Crianças 1-18 anos – 600 UI (15 mcg);
- Adultos até 70 anos – 600 UI (15 mcg);
- Adultos com mais de 70 – 800 UI (20 mcg);
- Mulheres grávidas ou lactantes – 600 UI (15 mcg).
Efeitos colaterais do calciferol
Calciferol em doses normais geralmente não tem efeitos colaterais. Se tiver algum efeito anormal, contacte o seu médico ou farmacêutico imediatamente. Se o seu médico lhe orientou a tomar este medicamento, lembre-se de que ele ou ela julgou que o benefício para você é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.
Demasiado Calciferol pode causar níveis elevados de cálcio prejudiciais. Informe imediatamente o seu médico se algum destes sinais ocorrer: náuseas/vômitos, obstipação, perda de apetite, aumento da sede, aumento da micção, alterações mentais/do humor, cansaço invulgar.
Uma reação alérgica muito grave a esta droga é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente se notar quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave. Além disso, incluindo: erupção cutânea, comichão/inchaço (especialmente da face/língua/garganta), tonturas graves, dificuldade em respirar.
Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Portanto, se notar outros efeitos não listados acima, contacte o seu médico ou farmacêutico.