Câncer Bucal – O que é, Causas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, o Câncer Bucal é um problema que costuma acontecer com pessoas com mais de 40 anos e atinge lábios, o revestimento interno da boca (mucosa bucal), os dentes, gengivas, os primeiros dois terços da língua, a parte da boca que fica debaixo da língua (soalho da boca), o céu da boca (palato duro) e a área atrás dos dentes do siso.
O melhor a se fazer é não fumar nem usar quaisquer outros produtos derivados do tabaco. Quando uma pessoa para de usar esses produtos, mesmo depois de vários anos de consumo, o risco de contrair Câncer Bucal se reduz significativamente. Então, confira agora Câncer Bucal – O que é, Causas e Tratamentos:
Principais Causas: O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do Câncer Bucal. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o Câncer Bucal. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos.
Fatores de risco: Alguns dos principais fatores de risco são a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do Câncer Bucal.
Sintomas do Câncer Bucal: Os primeiros sintomas de Câncer Bucal podem ser confundidos com outros problemas benignos, como dor de dente ou cavidade. Outros sintomas comuns de Câncer Bucal incluem:
- Inchaço, solavancos, crostas ou áreas emprisionadas nas gengivas, lábios ou dentro da boca:
- Sangramento inexplicado:
- Perda de peso inexplicada:
- Manchas vermelhas, brancas ou pontilhadas na boca:
- Entorpecimento do pescoço, boca ou rosto:
- Um sentimento de que algo está preso na parte de trás da garganta:
- Secura na garganta ou dor de garganta prolongada:
- Mudança de voz:
- dor de ouvido:
- Problemas de mordida, engolir, falar ou mover a língua ou a mandíbula:
- Mudança na forma como suas dentaduras ou dentes se encaixam:
Se você tiver um ou mais desses sintomas por mais de duas semanas, você deve consultar um dentista ou especialista médico para uma prova oral. Muitas vezes, esses sintomas não indicam Câncer Bucal. Mas é importante que esses sinais sejam verificados para garantir que você obtenha um diagnóstico precoce e preciso, especialmente se for Câncer Bucal.
Tratamento Para Câncer Bucal: Existem diferentes opções de tratamento para Câncer Bucal. O tipo de tratamento que seu médico recomendará dependerá de muitos fatores, incluindo o tipo e a localização do Câncer Bucal e até onde ele progrediu. O objetivo do tratamento inicial é, geralmente, curá-lo.
Nos estágios posteriores, o objetivo pode ser controlar o crescimento e ajudar a aliviar quaisquer sintomas como dor ou dificuldade em comer, falar ou engolir. Os três tratamentos mais comuns para Câncer Bucal são radioterapia, cirurgia e quimioterapia.