Câncer Cerebral – Causas, Sintomas e Tratamentos existem vários tratamentos. Alem disso, o Câncer Cerebral é um crescimento excessivo de células em seu cérebro que forma massas chamadas tumores. Os tumores cerebrais cancerígenos ou malignos tendem a crescer muito rapidamente.
Eles perturbam a maneira como seu corpo funciona, e isso pode ser fatal. No entanto, o câncer cerebral é bastante incomum. De acordo com estimativas da Americana Câncer, as pessoas têm menos de 1% de chance de desenvolver um tumor cerebral maligno na vida. Então, confira agora Câncer Cerebral – Causas, Sintomas e Tratamentos.
Causas: As causas são variadas e muitas vezes desconhecidas. Quando a pessoa tem um tumor no pulmão, por exemplo, algumas células dessa lesão podem cair na corrente sanguínea e se instalar em qualquer parte do organismo, inclusive no cérebro.
O cérebro é composto, resumidamente, pelos hemisférios cerebrais, o cerebelo (em azul, na figura), e tronco cerebral (que sustenta todo o cérebro); o revestimento do cérebro e da medula espinhal é feito pelas meninges, que são duas membranas, uma grudada ao Câncer Cerebral, a outra ao crânio (por dentro) entre as quais corre um líquido, denominado de liquor.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, 4% das mortes por câncer no Brasil estão relacionadas com os tumores cerebrais. Nos Estados Unidos, 1 em cada 5 mil pessoas desenvolve um tumor cerebral ao longo da vida. Além dos tumores próprios do cérebro, 25% dos tumores que tem origem em outras regiões do corpo são metástases (se espalham) no cérebro.
Sintomas do Câncer Cerebral: Os sintomas do Câncer Cerebral dependem do tamanho e localização do tumor.
- Dores de cabeça que geralmente são pior pela manhã.
- náusea.
- Vômito.
- Falta de coordenação.
- Falta de equilíbrio.
- Dificuldade em andar.
- Lapsos de memória.
- Dificuldade em pensar.
- Problemas de fala.
- Problemas de visão.
- Mudanças de personalidade.
- Movimentos oculares anormais.
- Empurrão muscular.
- Aspamos musculares.
- Falha inexplicável, ou síncope.
- Sonolência.
- Entorpecimento ou formigamento nos braços ou pernas.
- Apreensões.
Muitos dos sintomas do Câncer Cerebral também são causados por outras condições menos graves. Não há necessidade de entrar em pânico se estiver sofrendo esses sintomas, mas é uma boa ideia visitar seu médico para que seus sintomas sejam investigados, apenas no caso.
Como o Cancro Cerebral é Tratado: Existem vários tratamentos para o Câncer Cerebral. O tratamento para câncer cerebral primário será diferente do tratamento para tumores cerebrais metastáticos.
O tratamento para o câncer metastático será mais focado no site original do câncer. Você pode receber um ou mais tratamentos dependendo do tipo, tamanho e localização do seu tumor cerebral. Sua idade e saúde geral também são fatores. Os tratamentos incluem.
Cirurgia: A cirurgia é o tratamento mais comum para o Câncer Cerebral. Às vezes, apenas uma parte do seu tumor pode ser removida devido à sua localização. Em alguns casos, um tumor está localizado em uma área sensível ou inacessível do seu cérebro e a cirurgia para removê-lo não pode ser realizada. Estes tipos de tumores são referidos como inoperáveis.
Quimioterapia e Radioterapia: Você pode receber medicamentos de quimioterapia para destruir células cancerosas em seu Câncer Cerebral e encolher seu tumor. Os medicamentos de quimioterapia podem ser administrados por via oral ou intravenosa.
A radioterapia pode ser recomendada para destruir o tecido tumoral ou células cancerígenas que não podem ser removidas cirurgicamente. Isso é feito com ondas de alta energia, como raios-X. Às vezes, talvez seja necessário passar por quimioterapia e radioterapia ao mesmo tempo para diminuir o Câncer Cerebral. A quimioterapia também pode ser feita após o tratamento de radiação.
Drogas Biológicas: Seu médico pode prescrever medicamentos biológicos para aumentar, direcionar ou restaurar as defesas naturais do seu corpo contra o seu tumor. Por exemplo, a droga bevacizumabe funciona para parar o crescimento dos vasos sanguíneos que fornecem tumores.
Outros Medicamentos: Seu médico pode prescrever medicamentos para tratar sintomas e efeitos colaterais causados pelo tumor cerebral e tratamentos de Câncer Cerebral.
Testes Clínicos: Em casos avançados de Câncer Cerebral que não respondem ao tratamento, podem ser utilizadas terapias de ensaios clínicos e medicamentos. Estes são tratamentos que ainda estão na fase de teste.
Reabilitação: Você pode precisar passar pela reabilitação se seu câncer causou danos no cérebro que afete sua capacidade de conversar, andar ou executar outras funções normais. A reabilitação inclui fisioterapia, terapia ocupacional e outras terapias que podem ajudá-lo a reaprender as atividades.
Terapias a Alternativas: Não há muita pesquisa científica que apoie o uso de terapias alternativas para tratar Câncer Cerebral. No entanto, seu médico pode recomendar que você combine terapias alternativas ou mudanças de estilo de vida com tratamentos convencionais.
Por exemplo, eles podem recomendar uma dieta saudável e suplementação de vitaminas e minerais para substituir os nutrientes perdidos pelo tratamento do Câncer Cerebral. Eles também podem recomendar acupuntura e certas ervas. Você deve falar com seu médico antes de tomar ervas porque alguns podem interferir com medicamentos.