Câncer de fígado – Causas, Sintomas e Tratamentos. Alem disso, o câncer de fígado é dividido em duas categorias: o primário do câncer de fígado e o secundário, ou metastático (originado em outro órgão e que atinge também o fígado).
O termo “primário do fígado” é usado nos tumores originados no fígado, como o hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular (tumor maligno primário mais freqüente que ocorre em mais de 80% dos casos), o colangiocarcinoma (que acomete os ductos biliares dentro do fígado), angiossarcoma (tumor do vaso sanguíneo) e, na criança, o hepatoblastoma. Então, confira Câncer de Fígado- Causas, Sintomas e Tratamentos.
Causas do Câncer de Fígado: A cirrose (formação de cicatrizes ou nódulos que bloqueiam a circulação do sangue, em geral, provocada pelo uso abusivo de álcool) e as infecções crônicas causadas pelos vírus das hepatites B e C são os principais fatores de risco para os tumores primários de câncer de fígado. No entanto, existem outros que também merecem destaque:
- doenças metabólicas, como a esteatose (acúmulo de gordura no fígado) e diabetes;
- consumo frequente de álcool ;
- uso de esteroides anabolizantes;
- lesões pré-malignas;
- obesidade;
- exposição a alimentos que contenham aflatoxina, substância produzida por dois tipos de fungos (bolores) encontrados em alimentos, especialmente no amendoim, milho e mandioca, se armazenados em condições desfavoráveis.
Os Sinais e Sintomas do Câncer de Fígado: Os sinais e sintomas do câncer de fígado, muitas vezes só aparecem em estágios mais avançados da doença, mas às vezes eles podem aparecer mais cedo. Se você consulta o médico aos primeiros sintomas, o câncer de fígado pode ser diagnosticado mais precocemente e o tratamento é iniciado, quando ainda é mais provável de ser útil.
- Perda de peso.
- Falta de apetite.
- Sensação de plenitude na parte superior do abdome, após uma refeição leve.
- Náuseas.
- Vômitos.
- Febre.
- Fígado aumentado.
- Baço aumentado.
- Dor abdominal.
- Inchaço ou acúmulo de líquido no abdome.
- Coceira.
- Icterícia (pele e mucosas amareladas).
- Veias da barriga dilatadas e visíveis através da pele.
- Agravamento da hepatite crônica ou cirrose.
Alguns tumores hepáticos produzem hormônios que atuam em outros órgãos além do câncer de fígado e podem causar:
• Hipercalcemia (Aumento do cálcio no sangue).
• Hipoglicemia (Diminuição do açúcar no sangue).
• Ginecomastia (Aumento da mama em homens).
• Eritrocitose (Aumento dos glóbulos vermelhos do sangue).
• Altos níveis de colesterol.
Estes sintomas de câncer de fígado também estão relacionados a outras doenças, não são necessariamente sinais e sintomas exclusivos do câncer de fígado. Entretanto, existindo qualquer um desses sintomas, um médico deverá ser consultado para o diagnóstico preciso e o início do tratamento caso necessário.
Diagnóstico de Câncer no Fígado: O diagnóstico do câncer de fígado costuma ocorrer a partir do seguimento e rastreamento dos pacientes com fatores de risco. Alguns exames costumam fazer parte da investigação: Exame de sangue Ultrassonografia de abdome Tomografia computadoriza Da Ressonância magnética Laparoscopia.