Câncer de Mama Masculino – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos ignoram. Além disso, o Câncer de Mama Masculino em um estágio inicial têm uma boa chance de cura. Ainda assim, muitos homens atrasar a visualização de seus médicos se eles notam um dos sinais ou sintomas usuais, tais como um nódulo na mama.
Por esta razão, muitos cânceres de mama masculina são diagnosticados quando a doença está mais avançada.vHomens diagnosticados com Câncer de Mama Masculino em um estágio inicial têm uma boa chance de cura. Ainda assim, muitos homens atrasar a visualização de seus médicos se eles notam um dos sinais ou sintomas usuais, tais como um nódulo na mama. Por esta razão, muitos Câncer de Mama Masculino são diagnosticados quando a doença está mais avançada.
O que é Câncer de Mama Masculino: Câncer de Mama Masculino é um câncer raro que se forma no tecido da mama dos homens. Embora o câncer de mama é mais comumente nas mulheres, Câncer de Mama Masculino ocorre. Câncer de Mama Masculino é mais comum em homens mais velhos, embora possa ocorrer em qualquer idade.
Mesmo que os homens não tenham seios como mulheres, eles têm uma pequena quantidade de tecido mamário. Os “peitos” de um homem adulto são semelhantes aos seios de uma menina antes da puberdade. Nas meninas, este tecido cresce e se desenvolve, mas nos homens.
Mas porque ainda é tecido mamário, os homens podem contrair Câncer de Mama Masculino. Os homens obtêm os mesmos tipos de câncer de mama que as mulheres fazem, mas os cânceres que envolvem as peças que produzem e armazenam leite são raros.
Causas do Câncer de Mama Masculino: Não está claro o que causa Câncer de Mama Masculino.
Os médicos sabem que o Câncer de Mama Masculino ocorre quando algumas células da mama se dividem mais rapidamente do que as células saudáveis. As células acumuladas formam um tumor que pode se espalhar (metástase) para tecido próximo, para os gânglios linfáticos ou para outras partes do corpo.
Onde o Câncer de Mama Masculino começa em homens: Todos nascem com uma pequena quantidade de tecido mamário. O tecido do peito consiste em glândulas produtoras de leite (lóbulos), dutos que transportam leite para os mamilos e gorduras.
Durante a puberdade, as mulheres começam a desenvolver mais tecidos mamários, e os homens não. Mas porque os homens nascem com uma pequena quantidade de tecido mamário, eles podem desenvolver câncer de mama.Os tipos de Câncer de Mama Masculino diagnosticados em homens incluem:
- Câncer que começa nos ductos do leite (carcinoma ductal). Quase todo Câncer de Mama Masculino é carcinoma ductal.
- Câncer que começa nas glândulas produtoras de leite (carcinoma lobular). Este tipo é raro nos homens porque tem poucos lóbulos no tecido mamário.
- Câncer que se espalha para o mamilo (doença de Paget do mamilo). Raramente, o Câncer de Mama Masculino se forma nos dutos do leite e se espalha até o mamilo, causando pele escamosa e escamosa ao
- redor do mamilo.
- Os genes hereditários que aumentam o risco de Câncer de Mama Masculino.
Alguns homens herdam genes anormais (mutados) de seus pais que aumentam o risco de Câncer de Mama Masculino. Mutações em um dos vários genes, especialmente um gene chamado BRCA2, colocam você em maior risco de desenvolver câncer de mama e próstata.
Esses genes normalmente fazem proteínas que impedem que as células cresçam anormalmente – o que ajuda a prevenir o câncer. Mas os genes mutados não são tão eficazes para protegê-lo do câncer.
Reunir-se com um conselheiro genético e submetido a testes genéticos pode determinar se você carrega mutações genéticas que aumentam seu risco de Câncer de Mama Masculino – e se você pode passar este gene junto aos seus filhos, meninos e meninas. Discuta os benefícios e riscos de testes genéticos com o seu médico.
Sintomas de Câncer de Mama Masculino: Sinais e sintomas de Câncer de Mama Masculino podem incluir:
- Um nódulo indolor ou espessamento em seu tecido mamário
- Mudanças na pele que cobrem o peito, como a covarde, o ranger, a vermelhidão ou a escala
- Mudanças no seu mamilo, como vermelhidão ou escala, ou um mamilo que começa a virar para dentro
- Descarga do seu mamilo
Quando consultar um médico: Faça uma consulta com o seu médico se tiver quaisquer sinais ou sintomas persistentes que o preocupem.
Fatores de Risco do Câncer de Mama Masculino: Fatores que aumentam o risco de Câncer de Mama Masculino incluem:
- Idade mais avançada: Seu risco de Câncer de Mama Masculino aumenta à medida que envelhece. A incidência máxima do Câncer de Mama Masculino ocorre entre as idades de 68 e 71.
- Exposição ao estrogênio: Se você tomar medicamentos relacionados ao estrogênio, como aqueles usados como parte de um procedimento de mudança de sexo ou para terapia hormonal para câncer de próstata, o risco de câncer de mama é aumentado.
- História familiar de câncer de mama: Se você tem um familiar próximo com Câncer de Mama Masculino, você tem uma maior chance de desenvolver o Câncer de Mama Masculino.
- Síndrome de Klinefelter: Esta síndrome genética ocorre quando um menino nasce com mais de uma cópia do cromossomo X. A síndrome de Klinefelter causa desenvolvimento anormal dos Testículos Como resultado, homens com esta síndrome produzem níveis mais baixos de certos hormônios masculinos (andrógenos) e mais hormônios femininos (estrogênios).
- Doença hepática: Certas condições, como a cirrose do fígado, podem reduzir os hormônios masculinos e aumentar os hormônios femininos, aumentando o risco de Câncer de Mama Masculino.
- Obesidade: As células gordas convertem os andrógenos em estrogênio. Um maior número de células de gordura em seu corpo pode resultar em aumento do estrogênio e maior risco de Câncer de Mama Masculino.
- Exposição à radiação: Se você recebeu tratamentos de radiação para o seu peito, como aqueles usados para tratar Câncer de Mama Masculino, é mais provável desenvolver Câncer de Mama Masculino na vida.
- Doença testicular ou cirurgia: Ter testículos inflamados (orquite) ou cirurgia para remover um testículo (orquiectomia) podem aumentar seu risco de Câncer de Mama Masculino.
Tratamentos Para o Câncer de Mama Masculino: Para determinar suas opções de tratamento do Câncer de Mama Masculino, seu médico considera o estágio do seu câncer, sua saúde geral e suas preferências. O tratamento do Câncer de Mama Masculino geralmente envolve a cirurgia e também pode incluir outros tratamentos.
Cirurgia: O objetivo da cirurgia do Câncer de Mama Masculino é remover o tumor e o tecido mamário circundante. Os procedimentos incluem:
- Remoção de tecido mamário e linfonodos circundantes (mastectomia radical modificada): O cirurgião remove todo seu tecido mamário, incluindo o mamilo e aréola, e alguns gânglios linfáticos das axilas.
- Remoção de um linfonodo para teste (biópsia do linfonodo sentinela): O médico identifica o nódulo linfático com maior probabilidade de ser o primeiro lugar em que suas células cancerígenas se espalhariam. Esse nódulo linfático é removido e analisado. Se não forem encontradas células cancerosas, há uma boa chance de que seu Câncer de Mama Masculino não tenha se espalhado além do tecido mamário.
- A radioterapia usa feixes de alta energia para matar células cancerosas: No Câncer de Mama Masculino, a terapia de radiação pode ser usada após a cirurgia para eliminar as células cancerosas restantes na mama, nos músculos do tórax ou na axila. Durante a radioterapia, a radiação vem de uma máquina grande que se move ao redor do seu corpo, direcionando os feixes de energia para pontos precisos em seu baú.
Quimioterapia: A quimioterapia para o Câncer de Mama Masculino usa medicamentos para tratar o Câncer de Mama Masculino. Esses medicamentos podem ser administrados através de uma veia no braço (por via intravenosa), na forma de pílula ou por ambos os métodos.
Seu médico pode recomendar quimioterapia após a cirurgia do Câncer de Mama Masculino para matar todas as células cancerosas que possam ter se espalhado por seu peito. A quimioterapia também pode ser uma opção para o Câncer de Mama Masculino avançado.
Terapia hormonal: A maioria dos homens com Câncer de Mama Masculino tem tumores que dependem de hormônios para crescer (sensíveis às hormonas). Se o seu câncer é sensível às hormonas, seu médico pode recomendar a terapia hormonal.
A terapia hormonal para Câncer de Mama Masculino geralmente envolve a medicação tamoxifeno, que também é usado para mulheres. Outros medicamentos para terapia hormonal utilizados em mulheres com câncer de mama não mostraram ser efetivos para homens.