Câncer de Olho – O que é, Causas e Tratamentos desta condição. Além disso, o Câncer de Olho é uma condição rara e de prognóstico desfavorável quando diagnosticado em fases avançadas. Geralmente, começa a partir da proliferação das células malignas nas diferentes estruturas do olho.
Em adultos, a maioria dos tumores oculares são secundários ou metastáticos, ou seja, se originam em outras partes do corpo, como pulmão, mama, rim, próstata, e se disseminam pelo organismo através da corrente sanguínea e sistema linfático até as estruturas do olho. Dentre os tumores primários (intraoculares), que se originam a partir dos tecidos oculares, o retinoblastoma e o melanoma constituem os tipos mais frequentes.
Causas do Câncer de Olho: O Câncer de Olho ocorre quando as células produtoras de pigmento nos olhos se dividem e se multiplicam com muita rapidez. Isso produz um pedaço de tecido conhecido como tumor. Não está claro exatamente por que isso ocorre, mas os seguintes fatores podem aumentar o risco de acontecer o Câncer de Olho:
- Cor de olho mais clara – se você tiver olhos azuis, cinza ou verdes, você tem um maior risco de desenvolver melanoma em comparação com pessoas com olhos castanhos
- A pele branca ou pálida – o melanoma do olho afeta principalmente os brancos e é mais comum naqueles com pele clara
Moles incomuns – se você tem moluscos de forma irregular ou incomumente, você corre o risco de desenvolver câncer de pele e olho de melanoma - Uso de espreguiçadeiras – há algumas evidências que sugerem que você se expõe à radiação ultravioleta (UV) de espreguiçadeiras, por exemplo, pode aumentar seu risco de melanoma
- Sobreexposição à luz solar – isso aumenta seu risco de câncer de pele e também pode ser um fator de risco para o melanoma
O risco de desenvolver melanoma também aumenta com a idade, com a maioria dos casos diagnosticados em pessoas na década de 50.
Sintomas do Câncer de Olho: Estes são os principais sintomas do Câncer de Olho:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Abaulamento de um olho;
- Perda completa ou parcial de visão;
- Dor no olho ou ao redor dele (raro com Câncer de Olho);
- Um nódulo pálido levantado na superfície do olho (a conjuntiva ou a córnea);
- visão embaçada;
- Mudança na aparência do olho.
Diagnósticos do Câncer de Olho: Os seguintes testes podem ser usados para diagnosticar o Câncer de Olho:
Examinação do Olho: A maioria dos casos de melanoma é encontrada durante um exame de olho regular. O médico examinará o olho com um instrumento iluminado chamado oftalmoscópio e uma lâmpada de fenda, que é um microscópio com uma luz ligada a ele.
Ultra-som: Um ultra-som usa ondas sonoras para criar uma imagem do olho.
Angiografia em Fluoresceína: Este procedimento leva uma imagem dos vasos sanguíneos no olho. O corante fluorescente chamado fluoresceína é injetado no braço do paciente. O corante se move através do corpo e nos vasos sanguíneos na parte de trás do olho. O médico então tira várias fotos rápidas do olho. A angiografia com fluoresceína pode ser usada para excluir problemas oculares além do câncer. A angiografia verde de indocianina é um teste semelhante que usa um corante diferente, chamado verde indocyanina.
Biopsia de Agulha Fina: Este procedimento remove células tumorais do olho com uma agulha. Isso permite que o médico analise as células sob um microscópio. Como os médicos podem diagnosticar corretamente mais de 95% do melanoma intraocular sem biópsia, esse procedimento não é necessário para a maioria das pessoas. Além disso, os pacientes que recebem tratamento com radiação (veja a seção Opções de tratamento) não poderão ter uma biópsia no futuro.
Tratamentos do Câncer de Olho: Os melhores meios de tratamento para o Câncer de Olho são a cirurgia, radioterapia e quimioterapia. O tratamento que você terá dependerá de:
- O tipo de Câncer de Olho que você tem e onde está no olho;
- O tamanho do seu tumor e até onde cresceu ou se espalhou (o estágio);
- Seu estado geral de saúde e fitness.
Tal como acontece com muitos tipos de câncer, quanto antes seu câncer é diagnosticado, mais fácil é colocá-lo sob controle e possivelmente curá-lo. Ao planejar seu tratamento, seus médicos irão tentar o máximo para salvar o máximo de sua visão possível.