Câncer de Ovário – O que é, Sintomas e Tratamentos com remédios. Além disso, o Câncer de Ovário é um tipo de câncer que começa nos ovários. As mulheres têm dois ovários, um em cada lado do útero. Os ovários – cada um sobre o tamanho de uma amêndoa – produzem ovos (ovos), bem como os hormônios estrogênio e progesterona.
O Câncer de Ovário muitas vezes não é detectado até se espalhar dentro da pélvis e do abdômen. Neste estágio tardio, o Câncer de Ovário é mais difícil de tratar e é freqüentemente fatal. O Câncer de Ovário em estágio inicial, no qual a doença é confinada ao ovário, é mais provável que seja tratado com sucesso.
Cirurgia e quimioterapia geralmente são usadas para tratar Câncer de Ovário. O Câncer de Ovário em estágio inicial raramente causa sintomas. O Câncer de Ovário no estágio avançado pode causar poucos sintomas não específicos que são freqüentemente confundidos com condições benignas mais comuns, como constipação ou intestino irritável.
Tipos de Câncer de Ovário: O tipo de célula onde o câncer começa determina o tipo de Câncer de Ovário que você tem. Os tipos de Câncer de Ovário incluem:
- Tumores epiteliais, que começam na fina camada de tecido que cobre o exterior dos ovários. Cerca de 90 por cento dos cânceres de ovário são tumores epiteliais.
- Tumores estromáticos, que começam no tecido ovariano que contém células produtoras de hormonas. Esses tumores geralmente são diagnosticados em estágio anterior do que outros tumores ovarianos. Cerca de 7% dos tumores ovarianos são estromados.
- Tumores de células germinativas, que começam nas células produtoras de ovos. Esses raros cânceres de ovário tendem a ocorrer em mulheres mais jovens.
Causas de Câncer de Ovário: Não está claro o que causa Câncer de Ovário. Em geral, o câncer começa quando uma mutação genética transforma as células normais em células cancerosas anormais. As células cancerosas se multiplicam rapidamente, formando uma massa (tumor). Eles podem invadir os tecidos próximos e romper com um tumor inicial para se espalhar em outro lugar do corpo (metástase).
Sintomas de Câncer de Ovário: Sinais e sintomas de Câncer de Ovário podem incluir:
- Inchaço abdominal ou inchaço
- Rapidamente sentindo-se cheio ao comer
- Perda de peso
- Desconforto na área da pélvis
- Mudanças nos hábitos intestinais, como constipação
- Uma necessidade freqüente de urinar
Tratamento de Câncer de Ovário: A escolha do tratamento e os resultados a longo prazo para paciente com Câncer de Ovário dependem do tipo e estágio do câncer. Sua idade, saúde geral, qualidade de vida e desejo de ter filhos também devem ser considerados. As principais opções de tratamento são:
Cirurgia: A cirurgia é o principal tratamento. Entre as opções de cirurgia estão:
- Histerectomia total: remove o útero e do colo do útero
- Salpingo-ooforectomia unilateral: remove um ovário e uma trompa de Falópio
- Salpingo-ooforectomia bilateral: remove os ovários e as duas trompas de falópio.
A busca por gestações após Câncer de Ovário diagnosticado em estágio inicial deve ser discutida com seu médico, já que a orientação varia caso a caso. Buscar oncologistas ginecológicos experientes irá ajudá-la a obter o melhor tratamento possível e viver mais tempo.
Os efeitos colaterais da sua cirurgia podem incluir problemas urinários ou intestinais, como obstipação ou diarreia. Sua capacidade de ter ou desfrutar de relações sexuais também pode ser afetada. Se os ovários são removidos, você pode ter os sintomas da menopausa.
Quimioterapia: A quimioterapia é utilizada para diminuir o crescimento do tumor ou destruí-lo em muitos casos. A quimioterapia é recomendada para a maioria dos casos após a cirurgia inicial. Mas às vezes a quimioterapia é dada para reduzir o câncer antes da cirurgia. O número de ciclos de tratamento vai depender da fase da sua doença.
Medicamentos Para Câncer de Ovário: Medicamentos de quimioterapia para o Câncer de Ovário podem ser tomado por via oral, intravenosa (IV) ou através de um tubo introduzido no abdômen por onde será administrada a quimioterapia diretamente no peritônio (quimioterapia intraperitoneal, ou IP). Às vezes, os tratamentos podem ser combinados. Alguns dos medicamentos quimioterápicos utilizados no tratamento incluem:
- Carboplatina.
- Cisplatina.
- Paclitaxel.
- Docetaxel.
Outros medicamentos que podem ser utilizados incluem:
- Ciclofosfamida
- Doxorrubicina
- Gemcitabina
- Topotecano
- Oxaliplatina.
O tratamento para Câncer de Ovário com quimioterapia pode causar náuseas e vômitos. Para ajudar a aliviar náuseas, o seu médico irá prescrever alguns medicamentos. Fazer dois tipos de quimioterapia muitas vezes provoca efeitos secundários mais graves do que ter apenas IV ou IP. Os efeitos colaterais incluem dor de barriga, dor do nervo (neuropatia) e problemas renais ou hepáticos.
Radioterapia:A radioterapia para Câncer de Ovário usa raios-X de alta energia para matar células cancerosas e encolher tumores. Não é muito usado para tratar esse tipo de tumor. É usado um aparelho que destina a radiação na área em que as células cancerosas são encontradas. Há também a radioterapia interna, que utiliza agulhas, sementes, fios, ou cateteres que contêm materiais radioactivos colocados perto dos ovários ou no interior do corpo.
Os efeitos colaterais da radiação podem incluir náuseas, vômitos, diarreia, dor ou desconforto ao urinar e inflamação da bexiga e cicatrizes. Também pode haver um aumento no risco de infecções. Casos mais avançados podem ser tratados inicialmente com radioterapia.
Outros Tratamentos: As pessoas às vezes usam terapias complementares, juntamente com o tratamento médico, para ajudar a aliviar os sintomas e efeitos colaterais dos tratamentos de câncer. Algumas das terapias complementares que podem ser úteis incluem:
- A acupuntura para aliviar a dor
- Meditação ou yoga para aliviar o estresse
- Massagem e biofeedback para reduzir a dor e aliviar a tensão
- Exercícios de respiração para relaxar.
Estes tratamentos de corpo-mente podem ajudar você a lidar mais facilmente com o tratamento. Eles também podem reduzir a dor crônica nas costas, dores articulares, dores de cabeça e dor de tratamentos. Antes de tentar uma terapia complementar, converse com seu médico ou médica sobre o valor possível e potenciais efeitos colaterais. Avise se você já estiver usando qualquer uma dessas terapias. Eles não são destinados a tomar o lugar do tratamento médico padrão.
Prevenção de Câncer de Ovário: Não existe uma maneira segura de prevenir o Câncer de Ovário. Mas certos fatores estão associados a menor risco:
- Uso de contraceptivos orais, especialmente por mais de 10 anos
- Gravidez anterior
- História da amamentação
- Uso diário de aspirina