Câncer de Pálpebra – O que é, Sintomas e Tratamentos. Alem disso, O tumor das pálpebras são proliferações celulares anômalas, especialmente visíveis por estarem situados na face, o que tem muita importância para a realização de um diagnóstico precoce, pois pode ser detectado pelo próprio, alertado por outra pessoa, normalmente um familiar. O seu diagnóstico pode ser feito pelo médico de família, pelo dermatologista, pelo cirurgião plástico ou pelo oftalmologista, mas o seu tratamento deve sempre passar pelo oftalmologista familiarizado com este tipo de tumores, uma vez que as pálpebras são as principais estruturas de proteção do globo ocular.
Os tumores das pálpebras representam um sério problema da patologia oftalmológica pela sua repercussão na vida e na visão dos doentes. Ora isto não devia ser assim, porque a maioria destes tumores tem um crescimento muito lento, o que facilita muito o diagnóstico precoce. O principal problema deriva de que este facto de a maioria destes tumores ter um crescimento lento, pode levar ao descuido e à não observação por médico oftalmologista em tempo atempado, levando a um diagnóstico tardio, com as possíveis más consequências.
Sintomas do Câncer de Pálpebra:
Os pacientes com câncer de pálpebras apresentam sintomas visíveis à medida que o câncer está presente na superfície externa do corpo. Os sintomas comuns incluem:
- Inchaço da tampa do olho
- Espessamento da tampa do olho
- Infecção crônica da pálpebra
- Ulceração da pálpebra
Tratamento Para o Câncer da Pálpebra: O câncer da pálpebra pode ser curado nos estágios iniciais, se diagnosticado nos estágios iniciais da doença. É necessária uma equipe multidisciplinar para tratar pacientes com câncer de tampa ocular. Uma equipe multidisciplinar é composta por médicos de diferentes campos.
- Cirurgia – A cirurgia ajuda na remoção do câncer do corpo. Em alguns casos, remove o tecido circundante. Os métodos cirúrgicos variam dependendo do tamanho do câncer.
- Biópsia – Uma biópsia cirúrgica ajuda na remoção da parte do tumor ou do tumor completo
- Terapia de radiação – Os raios-X de alta energia são comumente usados para destruir células cancerosas. A radioterapia é usada somente quando o câncer não pode ser tratado com cirurgia.
- Quimioterapia – A quimioterapia ajuda na remoção ou morte de células cancerígenas. A produção de células cancerosas é inibida pela suspensão da capacidade das células cancerosas de crescer e dividir,
- Remoção de olho – O olho é removido em casos muito raros.
Câncer de Pálpebras Diagnóstico: Os médicos usam muitos testes para diagnosticar câncer e descobrem se se espalhou para outra parte do corpo, chamada metástase. Alguns testes também podem determinar quais tratamentos podem ser os mais eficazes. Para a maioria dos tipos de câncer, uma biópsia é a única maneira de fazer um diagnóstico definitivo de câncer. Se uma biópsia não for possível, o médico pode sugerir outros testes que ajudarão a fazer um diagnóstico. Testes de imagem podem ser usados para descobrir se o câncer se espalhou.
- Idade e condição médica
- Tipo de câncer suspeitado
- sinais e sintomas
- Resultados de teste anteriores
Tratamento Para Câncer de pálpebra: No tratamento do câncer, diferentes tipos de médicos geralmente trabalham em conjunto para criar o plano de tratamento geral de um paciente que combina diferentes tipos de tratamentos. Isso é chamado de equipe multidisciplinar . As equipes de cuidados com o câncer também incluem uma variedade de outros profissionais de saúde, incluindo assistentes médicos, enfermeiros de oncologia, assistentes sociais, farmacêuticos, conselheiros, nutricionistas e outros.
- Dermatologista, especialista em doenças e condições da pele
- Cirurgião
- Oncologista de radiação
- Oftalmologista, médico especialista em doenças e função do olho
- Oncologista médico, especialista em tratamento de câncer com medicação
Pacientes com câncer de pálpebra devem conversar com médicos que tenham experiência em tratar esse tipo de câncer. Esses médicos podem fornecer orientação sobre a preservação da função do olho durante o tratamento e identificar potenciais problemas após o tratamento.
Os pacientes devem ter a sensação de que seus médicos têm um plano coordenado de cuidados e estão se comunicando efetivamente um com o outro. Se os pacientes não sentem que a equipe está se comunicando efetivamente com eles ou uns com os outros sobre os objetivos do tratamento e o plano de cuidados, os pacientes devem discutir isso com seus médicos ou procurar opiniões adicionais antes do tratamento.