Câncer de Rim – O que é, Sintomas e Tratamentos com cirurgia. Além disso, o Câncer de Rim – também chamado de câncer renal – é uma doença em que as células renais se tornam malignas (cancerosas) e ficam fora de controle, formando um tumor. Quase todos os Câncer de rim aparecem pela primeira vez no revestimento de pequenos tubos (túbulos) no rim. Este tipo de Câncer de Rim é chamado carcinoma de células renais. A boa notícia é que a maioria dos cânceres renais são encontrados antes de se espalhar (metástase) para órgãos distantes.
E os cânceres capturados precocemente são mais fáceis de tratar com sucesso. No entanto, esses tumores podem crescer bastante antes de serem detectados. Os rins são dois órgãos em forma de feijão, cada um com o tamanho de um punho. Eles se encontram na parte inferior do abdômen de cada lado da coluna vertebral. O principal trabalho é limpar seu sangue , retirar os resíduos e fazer urina.
Causas do Câncer de Rim: Não está claro quais são as causas de Câncer de Rim. Os médicos sabem que o tumor originado nos rins começa quando algumas células renais sofrem mutações em seu DNA, que passam a crescer e se multiplicar rápida e desenfreadamente. Com o tempo, essas células anormais se acumulam e formam uma massa tumoral que, se não for tratado desde cedo, pode se expandir para além do rim e causar muitas complicações.
Sintomas do Câncer de Rim: Em muitos casos, as pessoas podem não ter sintomas precoces de Câncer de Rim. À medida que o tumor cresce, os sintomas podem aparecer. Você pode ter um ou mais desses sintomas de Câncer de Rim:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Sangue na sua urina
- Um nódulo no seu lado ou abdômen
- Uma perda de apetite
- Uma dor no seu lado que não desaparece
- Perda de peso que ocorre sem motivo conhecido
- Febre que dura semanas e não é causada por uma infecção fria ou outra
- Fadiga extrema
- Anemia
- Inchaço nos tornozelos ou pernas
- O Câncer de Rim que se espalha para outras partes do seu corpo pode causar outros sintomas, tais como:
- Falta de ar
- Tossindo sangue
- Dor óssea
Tratamentos Para Câncer de Rim: Depois de ter um diagnóstico e conhecer seu estágio de Câncer de Rim, você e seu médico podem planejar o tratamento. Você pode querer coletar informações para ajudá-lo a se sentir mais informado sobre sua decisão. Seu médico pode encaminhá-lo a um especialista para tratamento. Isso poderia incluir um urologista, um oncologista médico ou de radiação, ou um cirurgião.
Antes de começar o tratamento, muitas pessoas acham útil obter uma segunda opinião sobre o diagnóstico de Câncer de Rim e o plano de tratamento. O Câncer de Rim é um dos cânceres mais comuns a sofrer remissão espontânea. No entanto, a incidência é bastante baixa (aproximadamente 0,5%). Existem vários tipos padrão de tratamento para Câncer de Rim. Na maioria dos casos, a cirurgia é o primeiro passo.
Mesmo que a cirurgia remova todo o tumor, seu médico pode sugerir um tratamento extra para matar todas as células cancerosas que não podem ser vistas. A cirurgia é o único tratamento definitivo para o Câncer de Rim. A nefrectomia radical, que é a retirada do rim, da glândula adrenal e de linfonodos regionais, é o tratamento tradicional e mais indicado para casos de tumores que se originam nos rins.
Prevenção do Câncer de Rim: Como os médicos não conhecem as causas do Câncer de Rim, não está claro como prevenir a doença. No entanto, certos fatores estão ligados ao Câncer de Rim, então você pode tomar certas medidas para diminuir seu risco – parar de fumar , manter um peso saudável, administrar sua pressão sanguínea e evitar ser exposto a produtos químicos nocivos.