Câncer de Tireoide – Causas, Sintomas e Tratamentos que devemos ficar informados. Além disso, o câncer na tireoide é uma doença que você obtém quando as células anormais começam a crescer na glândula tireoide. A glândula tireoide tem a forma de uma borboleta e está localizada na frente do pescoço. Faz hormônios que regulam a forma como seu corpo usa energia e que ajudam seu corpo a funcionar normalmente.
O câncer de tireoide é um tipo incomum de câncer. A maioria das pessoas que o fazem o tratamentos o faz muito bem, porque o câncer de tireoide geralmente é encontrado cedo e os tratamentos funcionam bem. Após o tratamento, o câncer de tireoide pode voltar, às vezes muitos anos após o tratamento.
Principais Causas: Os especialistas não sabem o que causa câncer de tireoide. Mas, como outros tipos de câncer, as mudanças no DNA de suas células parecem desempenhar um papel. Essas mudanças de DNA podem incluir mudanças que são herdadas, bem como as que acontecem à medida que envelhecem.
As pessoas que foram expostas a muitas radiações têm maior chance de contrair câncer de tireoide. Um raio X dental de vez em quando não aumentará suas chances de contrair câncer de tireoide. Mas o tratamento de radiação passada de sua cabeça, pescoço ou tórax (especialmente durante a infância) pode colocá-lo em risco de contrair câncer de tireoide.
Principais Sintomas: O câncer de tireoide pode causar vários sintomas:
- Você pode obter um nódulo ou inchaço no pescoço. Este é o sintoma mais comum.
- Você pode ter dor no pescoço e às vezes em seus ouvidos.
- Você pode ter problemas para engolir.
- Você pode ter problemas para respirar ou ter sibilância constante.
- Sua voz pode estar rouca.
- Você pode ter uma tosse freqüente que não está relacionada a um resfriado.
Algumas pessoas podem não ter nenhum sintoma. Seus médicos podem encontrar um nódulo no pescoço durante um exame físico de rotina.
Como é Diagnosticar: Se você tem um nódulo no pescoço que pode ser câncer de tireoide, seu médico pode fazer uma biópsia da glândula tireóidea para verificar se há células cancerígenas. Uma biópsia é um procedimento simples no qual um pequeno pedaço do tecido da tireoide é removido, geralmente com uma agulha, e depois verificado.
Às vezes, os resultados de uma biópsia não são claros. Neste caso, você pode precisar de cirurgia para remover todo ou parte da glândula tireoidea antes de descobrir se você tem câncer de tireoide.
Tratamentos: O câncer de tireoide é tratado com cirurgia e, muitas vezes, com iodo radioativo. Raramente precisa de radioterapia ou quimioterapia. O tratamento que você precisa depende da sua idade, do tipo de câncer de tireoide e do estágio de sua doença. O estágio refere-se a quão grave é a doença e quão longe, se for o caso, o câncer se espalhou.
Descobrir que você tem câncer pode ser irresistível. É comum sentir-se assustado, triste ou mesmo com raiva. Falar com outros que tiveram câncer de tireoide podem ajudar. Pergunte ao seu médico sobre grupos de apoio ao câncer em sua área.
Como Prevenir: A maioria do câncer de tireoide não pode ser prevenida. Um tipo raro de câncer de tireoide, chamado câncer de tireoide medular (MTC), corre em famílias. Um teste genético pode dizer se você tem maiores chances de obter MTC. Se este teste mostra que você tem um risco aumentado, você pode remover sua glândula tireoidiana para reduzir seu risco de câncer de tireoide mais tarde na vida.