Câncer Gástrico – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, o Câncer Gástrico é o acúmulo de um grupo anormal (maligno e cancerígeno) de células que formam massa em uma parte do estômago. O Câncer Gástrico também conhecido como câncer de estômago, afeta o estômago, que se encontra na parte superior do abdômen e logo abaixo das costelas. O estômago é parte do sistema digestivo do corpo.
Produz ácidos e enzimas que quebram o alimento antes de passar para o intestino delgado. O câncer pode se desenvolver em qualquer parte do estômago e se espalhar em direção ao esôfago (o tubo que conecta a boca ao estômago) ou até o intestino delgado.
Causas do Câncer Gástrico: Estudos ainda não compreenderam sabem exatamente o que faz com que as células cancerosas comecem a crescer no estômago desencadeando em Câncer Gástrico. Mas eles sabem algumas coisas que podem aumentar seu risco para a doença. Um deles é infecção com uma bactéria comum, H. pylori , que causa úlceras.
Inflamação em seu intestino chamado gastrite, um certo tipo de anemia duradoura chamada anemia perniciosa, e os crescimentos em seu estômago, chamado pólipos, também podem fazer com que você tenha mais chances de contrair câncer. Outras coisas que parecem desempenhar um papel no aumento do risco incluem:
- Fumar
- Excesso de peso ou obesos
- Dieta rica em alimentos defumados, em conserva ou salgados
- Cirurgia de estômago para uma úlcera
- sangue tipo A
- Infecção por vírus Epstein-Barr
- Certos genes
- Trabalhando em indústrias de carvão, metal, madeira ou borracha
- Exposição ao amianto
Sintomas do Câncer Gástrico: O Câncer Gástrico precoce não possui sintomas associados; No entanto, alguns pacientes com queixas incidentais são diagnosticados com Câncer Gástrico precoce.
A maioria dos sintomas de Câncer Gástrico reflete doença avançada. Todos os sinais físicos no Câncer Gástrico são eventos tardios. No momento em que se desenvolvem, a doença é praticamente invariavelmente muito avançada para procedimentos curativos.
Sinais e sintomas de Câncer Gástrico incluem o seguinte:
- Indigestão
- Náusea ou vômito
- Disfagia
- Plenitude pós-prandial
- Perda de apetite
- Melena ou palidez da anemia
- Hematêmeses
- Perda de peso
- estômago palpável alargado com splash sucussion
- Nódulos linfáticos ampliados, como os nós de Virchow (ie, supraclavicular esquerdo) e nódulo irlandês (axilar anterior)
As complicações tardias do Câncer Gástrico podem incluir as seguintes características:
- Derrames patológicos peritoneais e pleurais;
- Obstrução da saída gástrica, junção gastroesofágica ou intestino delgado;
- Hemorragia no estômago de varizes esofágicas ou na anastomose após cirurgia;
- Icterícia intra-hepática causada por hepatomegalia;
- Icterícia extra-hepática;
- Inanição de fome ou caquexia de origem tumoral.
Diagnósticos do Câncer Gástrico: Uma vez que as pessoas com Câncer Gástrico raramente apresentam sintomas nos estágios iniciais, a doença muitas vezes não é diagnosticada até que seja mais avançada.
Para fazer um diagnóstico do Câncer Gástrico, seu médico primeiro realizará um exame físico para verificar qualquer anormalidade. Eles também podem solicitar um exame de sangue, incluindo um teste para a presença de bactérias H. pylori.
Mais testes de diagnóstico precisarão ser feitos se seu médico acreditar que você mostra sinais de Câncer Gástrico. Testes de diagnóstico procuram especificamente tumores suspeitos e outras anormalidades no estômago e esôfago. Esses testes podem incluir:
- Uma endoscopia GI superior (um procedimento que usa uma câmera pequena no final de uma sonda fina e flexível para olhar o esôfago e o estômago)
- Uma biópsia (amostra de tecido)
- Testes de imagem, como tomografias e raios-X
Tratamentos Para Câncer Gástrico: Uma vez que o Câncer Gástrico foi diagnosticado e encenado, há muito a pensar antes que você e seus médicos escolham um plano de tratamento. Você pode sentir que você deve tomar uma decisão rapidamente, mas é importante dar-se tempo para absorver a informação que acabou de aprender.
Faça perguntas a sua equipe de cuidados com o câncer. Você pode encontrar algumas boas alternativas de tratamento. Os principais tratamentos para Câncer Gástrico são:
- Cirurgia;
- Quimioterapia;
- Terapia direcionada;
- Terapia de radiação.
Muitas vezes, a melhor abordagem usa 2 ou mais desses métodos de tratamento.