Câncer Testicular – O que é, Sintomas e Tratamentos deste tipo de câncer. Além disso, o Câncer Testicular se origina em um ou ambos os testículos. Os testículos são as glândulas reprodutoras masculinas localizadas dentro do escroto, que é a bolsa de pele localizada debaixo do pênis. Seus testículos são responsáveis pela produção de esperma e hormônio testosterona. O Câncer Testicular geralmente começa com mudanças nas células germinativas, que são as células nos testículos que produzem esperma.
O Câncer Testicular às vezes é chamado de tumor de células germinativas. Os dois principais tipos de Câncer Testicular são seminomas. Os seminomas são cancros testiculares que crescem lentamente. Eles geralmente são confinados aos testículos, mas os gânglios linfáticos também podem estar envolvidos. Os não seminomas são a forma mais comum de Câncer Testicular. Este tipo é mais rápido e pode se espalhar para outras partes do corpo.
O Câncer Testicular é o câncer mais comumente diagnosticado em homens de 15 a 35 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade. É também um dos cânceres mais tratáveis, mesmo que tenha se espalhado para outras áreas. De acordo com a American Cancer Society, para aqueles com Câncer Testicular em estágios iniciais, a taxa de sobrevivência de cinco anos é superior a 95% . A taxa de sobrevivência é menor para aqueles com estágios mais avançados de Câncer Testicular
Causas do Câncer Testicular: Não existe ainda a causa definida para o Câncer Testicular, mas sabe-se que alguns fatores de risco podem estar associados ao aparecimento da doença. O mais comum é a criptorquidia, isto é, a permanência do testículo fora da bolsa escrotal depois do nascimento. Os outros são algumas síndromes genéticas raras, traumas crônicos e história da doença no passado. Alguns estudos mostram risco discretamente aumentado em pessoas com histórico familiar de Câncer Testicular.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Sintomas do Câncer Testicular: Alguns homens são assintomáticos quando diagnosticados com Câncer Testicular. Quando os sintomas aparecem, eles podem incluir:
- Dor testicular ou desconforto
- Inchaço do testículo
- Dor abdominal ou nas costas inferior
- Aumento do tecido mamário
- Faça uma consulta com o seu médico se tiver algum destes sintomas.
Tratamentos do Câncer Testicular: Existem três categorias gerais de tratamentos utilizados para o Câncer Testicular. Dependendo da fase do seu câncer, você pode ser tratado com uma ou mais opções:
- A cirurgia é usada para remover um ou ambos os testículos e alguns gânglios linfáticos circundantes para ambos estudar e tratar o câncer.
- A radioterapia usa raios de alta energia para matar células cancerosas. Pode ser administrado externamente ou internamente. A radiação externa usa uma máquina que visa a radiação na área cancerígena. A radiação interna envolve o uso de sementes ou fios radioativos colocados na área afetada. Este formulário geralmente é bem sucedido no tratamento de seminomas.
- A quimioterapia usa drogas para matar células cancerosas. É um tratamento sistêmico, o que significa que pode matar células cancerosas que viajaram para outras partes do corpo. Quando é tomada por via oral ou através das veias, ela pode percorrer a corrente sanguínea para matar células cancerosas.
Em casos muito avançados de Câncer Testicular podem ser administradas doses elevadas de quimioterapia, seguido por um transplante de células estaminais. Uma vez que a quimioterapia destruiu as células cancerosas, as células estaminais são administradas e essas células se desenvolvem em células sanguíneas saudáveis.
Prevenção do Câncer Testicular: O desenvolvimento do Câncer Testicular está associado a histórico familiar, lesões e traumas na bolsa escrotal e a criptorquidia (quando o testículo não desce para a bolsa escrotal). Como não há como evitá-lo, recomenda-se o autoexame mensal dos testículos. Na infância, é importante o exame do pediatra para verificar se a descida dos testículos para a bolsa escrotal ocorreu normalmente.