Câncer Testicular – Sintomas e Prevenção Conhece e Prevenir e sempre bom. Alem disso, Um dos sintomas mais comum de tumor de testículo é o aparecimento de um nódulo duro, aproximadamente do tamanho de uma ervilha, que muito raramente dói. Mas, ao sentir ou apalpar qualquer anormalidade, o ideal é procurar logo um médico, preferencialmente um urologista. A alteração encontrada pode ser uma infecção, ou um tumor e ambos precisam ser tratados. No caso de câncer de testículo, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Nas fases iniciais, o câncer de testículo pode não causar nenhum sintoma.
Alguns sinais funcionam como alerta para o câncer de testículo. Observe com atenção se há alterações nos testículos como aumento ou diminuição no tamanho dos mesmos. Outros sintomas são: dor não localizada ou não bem definida na região do abdômen, sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos. Vamos enumerar abaixo alguns dos sintomas mais comuns de câncer de testículos, lembrando que nem sempre a presença destes sintomas significa que há um tumor maligno, no entanto é sempre muito importante procurar um médico. Os sinais mais freqüentes Câncer Testicular são:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Nódulos indolores nos testículos;
- Aumento no volume dos testículos;
- Sensação ou aumento de peso no testículo
- Dor indefinida na parte inferior do abdômen ou na virilha
- Alteração nos testículos
- Aumento das mamas (ginecomastia) e dos mamilos masculinos – pode ocorrer em alguns casos de tumores de testículo. Isto acontece porque há aumento de produção de estrógenos ou deficiência da formação de andrógenos.
- Coleção de líquido, de aparecimento súbito, no escroto
- hemorragia interna (não muito freqüente)
No caso de tumores de testículo que já se espalharam, pode ocorrer: tosse ou dispneia (pulmão) dores nas costas (retroperitônio) ou dor lombar edema de membros inferiores (envolvimento da veia cava) e outros perda de peso vômitos No exame físico do paciente, geralmente, palpa-se o nódulo ou o testículo endurecido, indolor. Outras estruturas do saco escrotal (epidídimo, canal deferente), não estão envolvidas, a não ser em casos mais avançados. Qualquer quadro agudo envolvendo testículo em pessoas jovens e que não resolver em 7-10 dias de tratamento convencional deve levantar suspeitas quando à presença de tumor.
Como Detectar o Câncer de Testículo a Tempo: A maioria dos cânceres de testículo são descobertos pelos próprios homens. Alguns são descobertos através de um exame físico de rotina. Ainda assim, não há evidência suficiente para recomendar exames testiculares regulares, mas é importante que os homens conheçam o que é normal para eles. Conhecer seus testículos ajuda o homem a aprender o que é normal para o seu próprio corpo e reconhecer quando algo pode estar errado. O médico deve ser informado sobre qualquer alteração nos testículos.
Homens que têm um maior risco de desenvolver câncer de testículo podem necessitar exames com mais frequência e antes que homens com risco médio. Exemplos do que coloca um homem em maior risco médio são criptorquidia, histórico familiar ou pessoal de câncer testicular e síndrome de Klinefelter.
Homens que estão risco superior a média devem conversar com seu médico sobre um plano pessoal que pode incluir exame físico regular com um profissional de saúde.
Quais São as Prevenções do Câncer no Testículos: Prevenção do câncer de testículo O auto-exame dos testículos é um hábito fundamental na prevenção do câncer de testículos. Faça auto-exame testicular mensalmente ou segundo orientação médica.