Câncer Vaginal – O que é, Causas e Tratamentos o tratamento dependerá de onde o câncer esteja na vagina. Alem disso, o Câncer Vaginal é um tipo raro de câncer que começa na vagina. Cerca de 260 novos casos são diagnosticados no Reino Unido a cada ano. O Câncer Vaginal que começa na vagina é chamado câncer vaginal primário.
O câncer que começa em outra parte do corpo – como o colo do útero, útero ou ovários – e se espalha para a vagina é conhecido como Câncer Vaginal secundário. Este tópico é sobre câncer vaginal primário. Existem tópicos separados sobre câncer cervical , câncer de ovário e câncer de útero. Então, confira agora Câncer Vaginal – O que é, Causas e TratamentosCausa Câncer Vaginal: As causas exatas do Câncer Vaginal são desconhecidas, mas as coisas que podem aumentar seu risco de desenvolvimento incluem:
- Sendo infectado com um tipo particularmente persistente do vírus do papiloma humano (HPV), que pode ser transmitido durante o sexo.
- Sua idade – sete de cada 10 casos de Câncer Vaginal afetam as mulheres com mais de 60 anos, embora alguns tipos raros possam afetar adolescentes e mulheres em seus 20 anos.
- Uma história prévia de neoplasia intra-epitelial vaginal (VAIN) ou neoplasia intra-epitelial cervical (CIN) – células anormais na vagina ou colo do útero que às vezes podem tornar-se cancerosas.
Como existe uma possível ligação com HPV, pode ser possível reduzir o risco de Câncer Vaginal praticando sexo seguro. Leia mais conselhos sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (DST) .
A vacinação contra o HPV , que agora é oferecida rotineiramente para meninas de 12 a 13 anos, oferece proteção contra duas cepas de HPV pensadas para serem responsáveis pela maioria dos casos de câncer de Câncer Vaginal e cervical.
Tratando Câncer Vaginal:
- O tratamento para Câncer Vaginal dependerá de onde o câncer esteja na vagina e até onde se espalhou. Possíveis tratamentos incluem radioterapia, cirurgia e quimioterapia .
- Quando você é diagnosticado com Câncer Vaginal, você será atendido por um grupo de diferentes profissionais de saúde, conhecida como equipe multidisciplinar (MDT).
- Sua MDT incluirá uma gama de especialistas, incluindo cirurgiões, oncologistas clínicos (especialistas no tratamento não cirúrgico de Câncer Vaginal) e enfermeiros especializados em câncer.
- Seu MDT recomendará um plano de tratamento que eles considerem mais adequado para você, mas a decisão final será sua.
Antes de ir ao hospital para discutir suas opções de tratamento, você pode achar útil escrever uma lista de perguntas para perguntar ao especialista. Por exemplo, você pode querer descobrir as vantagens e desvantagens de tratamentos específicos.
Sinais e Sintomas: O sintoma mais comum de Câncer Vaginal é o sangramento vaginal anormal. Isso inclui:
- Hemorragia entre os períodos normais ou após o sexo
- Sangramento após a menopausa ( sangramento pós-menopausa )
Outros Sintomas Podem Incluir:
- Descarga vaginal malcriada ou sangrenta.
- Dor durante o sexo.
- Dor quando urinar.
- Precisando urinar com mais frequência do que o habitual.
- Sangue na sua urina.
- dor pélvica.
- Uma coceira ou nódulo na Câncer Vaginal.
Consulte o seu médico de família se você tiver algum sangramento vaginal anormal, mudanças em seu padrão usual de períodos (como períodos irregulares ou períodos mais pesados do que o habitual) ou problemas para urinar.
Embora seja altamente improvável que esses sintomas sejam causados por Câncer Vaginal, eles ainda devem ser investigados pelo seu médico de família. Leia mais sobre o diagnóstico de Câncer Vaginal.