A candida auris também é conhecida como superfungo é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública devido à capacidade do microrganismo de resistir aos principais medicamentos antifúngicos.
Além disso, as infecções causadas pela candida auris têm surgido em todo o mundo, muitas vezes com alta morbidade e mortalidade associadas.
Hoje no Dicas de Saúde vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre o fungo candida auris.
Onde surgiu o fungo candida auris
Candida auris é um fungo que foi descoberto e descrito na Coréia em 2009, e mais tarde apareceu no Japão, e depois disso, ele começou a se espalhar na África do Sul, Espanha, Colômbia, Venezuela, Índia, Estados Unidos e Reino Unido.
Sintomas da candida auris
Os principais sintomas de infecção do fungo Candida auris são:
– Tontura;
– Calafrios;
– Febre alta;
– Fadiga;
– Vômitos;
– Aumento da frequência cardíaca;
Como é feito o diagnóstico?
A infecção por Candida auris geralmente é diagnosticada pela coleta de sangue ou outros fluidos corporais, no entanto, essa cepa é de difícil identificação por meio de métodos comumente utilizados em laboratórios para identificar as infecções mais comuns causadas por esse fungo, como Candida haemulonii.
Esse fator impede um diagnóstico correto, que por sua vez pode comprometer o tratamento correto do paciente, portanto, o fungo pode se espalhar com mais facilidade e rapidez, o diagnóstico de Candida auris requer métodos laboratoriais específicos.
Tratamento do fungo candida auris
Os tratamentos para as infeções causadas pelo superfungo é usado uma classe específica de medicamentos antifúngicos, como por exemplo enquinocandinas.
Como evitar o contágio e propagação do fungo
Para evitar o contagio e a propagação do fungo é importante fazer higiene das mãos, lavando-as com água e sabonete ou com um desinfetante à base álcool.
Isso porque este fungo vive sobretudo em ambiente hospitalar e o contágio pode dar-se através do contato com superfícies ou objetos contaminados ou de pessoa para pessoa, incluindo aquelas que não apresentam sintomas.
Portanto, em caso de suspeita de infeções por fungos fale imediatamente com o seu médico assistente.