Os testes caseiro para saber se você está com candidíase de forma simples e eficaz. Além disso, é útil ter conhecimento sobre o que é o fungo Candida e fazer testes em casa para detectá-lo no corpo. A candidíase no corpo é uma condição caracterizada pela infecção de espécies do fungo Candida. Aparece com muito mais frequência em mulheres, gerando uma infecção vaginal chamada candidíase vaginal ou vulvovaginite por Candida.
Apesar disso, esses tipos de infecções não se limitam à região genital das fêmeas. Nos homens também pode afetar o pênis. E em um nível geral, você pode ter condições em outras áreas, como pele, boca, esôfago, trato urinário, entre outros.
Tipos de candidíase:
Como já mencionado, candidíase e seus tipos podem afetar várias áreas do nosso corpo. Embora apareça com mais recorrência em mulheres em sua área íntima, os homens também podem obtê-lo. Assim, alguns dos tipos mais comuns de fungos Candida são:
- Candidíase na Pele: é conhecido como intertrigo candidiásico. Eles afetam áreas como a virilha, axilas, sob os seios, entre outros.
- Candidíase na Boca: a candidíase atrófica oral e a quelite angular. Eles afetam a mucosa oral e os cantos dos lábios.
- Candidíase no Sistema Reprodutivo: Afeta a vagina no caso das mulheres. E é uma infecção da glande e do prepúcio do pênis.
- Candidíase Esofágica: este tipo gera inflamação no esôfago. Às vezes com crianças, o muget oral se espalha e afeta o esôfago.
- Candidíase do Estômago: este tipo gera é incomum. Ocorre em casos muito avançados de infecções disseminadas pelo sistema circulatório. Isso afeta diretamente o estômago.
- Candidíase Intestinal: A infecção entérica por Candida é uma condição do intestino geralmente associada ao tratamento com antibióticos. Ocorre com pouca frequência.
- Candidíase Anal: afeta a superfície externa do ânus e comumente se estende causando um intertrigo cutâneo.
- Candidíase no Sistema Respiratório: afeta os brônquios.
- Candidíase no Sistema Excretor: é a presença do fungo Candidas na urina. É uma condição, às vezes sem sintomas, que acontece com pessoas saudáveis.
O que causa?
As condições que causam candidíase são variadas. Se alguns deles são dados, eles facilitam a proliferação do fungo que causa candidíase. No entanto, existem vários testes em casa para detecta-la que nos dará um resultado mais preciso. Sem mais atrasos, algumas dessas condições são:
- Regiões de pele molhada ou suada.
- Usa as mesmas roupas por vários dias.
- Siga uma dieta rica em açúcar e farinhas refinadas.
- Consumir medicamentos como esteroides, contraceptivos ou antibióticos por um longo tempo.
- Pessoa com comprometimento do sistema imunológico.
Como é detectada?
A maneira mais eficiente de detectá-lo é através dos seu sintomas. No caso de candidíase na pele, boca, ânus e genitais, a sintomatologia é semelhante. Geralmente gera queimação, ardor e inchaço. No entanto, o método indiscutível para detectá-la é o teste laboratorial. A análise de tecido (biópsia) e outras amostras determinarão se o fungo Candida está ou não produzindo esses tipos de condições.
Como eliminar do seu corpo?
Existem várias alternativas que nos ajudariam a eliminar o fungo Candida do nosso corpo. Além de medicamentos, existem também remédios caseiros para candidíase que são muito eficazes para acabar com esta patologia. Mas o mais importante é detectar-la para eliminá-la. E um dos mais viáveis para identificá-los é o teste caseiro para detectar a candida no organismo.
1. Questionário candidíase:
É um procedimento de autodiagnóstico que pode ser usado em homens e mulheres. Consiste em uma série de questões que devem ser respondidas uma a uma. Embora seja extenso, este questionário é um excelente indicador de candidíase. Fornece informações substanciais sobre se o Candida está se tornando um problema que precisa ser resolvido.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Cada questão tem um peso entre 2, 4, 6 e 8 pontos. Se a resposta for afirmativa, os pontos de cada pergunta são adicionados. Por outro lado, se for negativo, nenhum ponto é adicionado. As questões do questionário de candidíase são:
- Você tomou ciclos repetidos ou prolongados de antibióticos? Sim = 8 / Não = 0
- Você tem algum distúrbio hormonal, como síndrome pré-menstrual, falta de libido, baixa temperatura corporal ou fadiga? Sim = 4 / Não = 0
- Você tem problemas para lembrar de coisas ou se concentrar? Você já teve a sensação de estar ausente? Sim = 4 / Não = 0
- Você já tomou ciclos prolongados de corticosteroides ou pílulas anticoncepcionais por mais de 2 anos? Sim = 4 / Não = 0
- Você se sente doente, mas os especialistas não têm um diagnóstico eficaz? Sim = 4 / Não = 0
- Você tem problemas vaginais ou prostáticos, como coceira e / ou inflamação? Você tem infecções na urina? Sim = 6 / Não = 0
- Existem alimentos que você não gostou tanto ultimamente? Sim = 2 / Não = 0
- Você sofre de constipação, diarreia, gases, inchaço e / ou dor abdominal? Sim = 2 / Não = 0
- Você sentiu que a pele coça, uma sensação de formigamento, queimação ou erupções cutâneas? Sim = 2 / Não = 0
- Você tem uma capa branca em sua língua quando acorda? Algum muco se incomoda em engolir? Sim = 2 / Não = 0
- Você é sensível à fumaça do tabaco, perfumes, colônias ou outras essências químicas? Sim = 4 / Não = 0
Resultado:
Nos homens, 16 pontos ou mais indicam o risco de crescimento de Candida. Uma pontuação de 22 ou mais sugere que os sintomas são muito provavelmente relacionados à candidíase. Nas mulheres 20 ou mais indica crescimento do fungo. Uma pontuação de 26 ou superior reflete uma alta probabilidade de candidíase no corpo.
2. Teste de coceira:
Este é um caseiro para saber se você está com candidíase muito popular. Consiste em registrar a frequência com que uma pessoa que tem o fungo Candida coça uma área afetada. Algumas das áreas do corpo que devem ser levadas em conta são:
- Couro cabeludo.
- Olhos.
- Orelhas.
- Mãos, pés e dedos.
- Idade.
- Genitais.
- Entre outros.
Recomenda-se gravar os resultados por dois dias, anotando cada vez que você coçar uma das áreas mencionadas. Embora não seja um fator determinante, a coceira é um indicador de possível candidíase em qualquer parte do corpo.
2. Teste de gosto:
É realizado monitorando a quantidade de açúcar que consumimos consciente ou inconscientemente em um determinado período de tempo. Isso porque, sem saber, o desejo de comer mais doces pode estar ligado à candidíase. Especificamente, para uma comunidade de fungos no trato digestivo.
É aconselhável parar de comer alimentos doces por 72 horas e observar nossa condição após esse período. A falta de açúcar consumida com frequência e seus componentes podem causar dor de cabeça, fadiga ou depressão. Se assim for, é um possível sintoma de candidíase em nosso sistema.
3. Teste de odor:
Mau cheiro nos pés, axilas ou no nível do corpo geralmente indica a presença de bactérias no sistema digestivo. Também pode sinalizar crescimento bacteriano anormal no trato intestinal. Se houver arrotos abundantes, gases, distensão e mal-estar, isso pode ser um sinal de alerta para o fungo Candida.
Uma pessoa saudável, com bom sistema digestivo e uma boa flora intestinal, geralmente não sofre deste tipo de sintomas. Eles geralmente têm uma respiração com um cheiro doce, ausência de problemas de gás e odor corporal normal.
4. Teste de saliva:
Enquanto não for viável visitar um médico para obter o diagnóstico correto, é possível fazer o teste em casa para saber se você tem candidíase ou sinais que mostrem uma possível infecção. O teste é muito simples e deve ser feito em jejum:
- Pela manhã ao acordar, encha um copo com água em temperatura ambiente;
- Sem ter ingerido nada ainda, junte um pouco de saliva e cuspa-a no copo reservado com água;
- Observe a água a cada 15 minutos por uma hora;
- Caso você consiga visualizar pequenas linhas, cordas ou fibras que vão da superfície da água até o fundo do copo com cor esbranquiçada e fosca, então isso pode significar que você está com candidíase.
Recomendações gerais:
É importante que assim que os sinais de um possível desenvolvimento de Candida (ou candidíase) estejam presentes, que um médico seja imediatamente consultado para indicar o tratamento mais adequado para cada caso.