Candidíase na Pele – Causas, Sintomas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, a diferentes tipos de bactérias e fungos vivem e crescem na sua pele. A maioria deles não é perigosa. Seu corpo exige que a maioria deles desempenhe funções normais. No entanto, alguns podem causar infecções quando começam a se multiplicar de maneira incontrolável. O fungo de Candida é um desses organismos potencialmente prejudiciais. Quando um crescimento excessivo de Candida se desenvolve sobre a pele, pode ocorrer uma infecção. Esta condição é conhecida como Candidíase na Pele, ou candidíase cutânea.
A Candidíase na Pele geralmente faz com que uma erupção cutânea vermelha e com coceira se forme, mais comumente nas dobras da pele. Esta erupção cutânea também pode se espalhar para outras áreas do corpo. Embora os sintomas sejam frequentemente incômodos, eles geralmente podem ser tratados com higiene melhorada e cremes ou pós antifúngicos.
O que Causa Candidíase na Pele: A Candidíase na Pele se desenvolve quando a pele fica infectada com Candida . Uma pequena quantidade de fungos de Candida naturalmente vive na pele. Quando este tipo de fungo começa a se multiplicar incontrolavelmente, no entanto, pode causar uma infecção. Isso pode ocorrer por causa de:
- Tempo quente.
- Roupas apertadas.
- Falta de higiene.
- Mudanças infrequentes na roupa íntima.
- Obesidade.
- O uso de antibióticos que matam bactérias inofensivas que mantêm Candida sob controle.
- O uso de corticosteroides ou outros medicamentos que afetam o sistema imunológico.
- Um sistema imunológico enfraquecido como resultado de diabetes, gravidez ou outra condição médica.
- Secagem incompleta de pele úmida ou úmida.
- Os fungos de Candida prosperam e crescem em áreas quentes e úmidas. É por isso que a condição geralmente afeta as áreas onde há dobras de pele.
Os bebês também podem desenvolver Candidíase na Pele, especialmente nas nádegas. Uma fralda tende a proporcionar um ambiente ideal para Candida .
A Candidíase na Pele geralmente não é contagiosa. No entanto, pessoas com sistema imunológico enfraquecidos podem desenvolver a condição depois de tocar a pele de uma pessoa infectada. Aqueles com sistema imunológico comprometidos também são mais propensos a desenvolver uma infecção grave como resultado da candidíase.
Sintomas da Candidíase na Pele: O principal sintoma da Candidíase na Pele é uma erupção cutânea. A erupção cutânea geralmente causa vermelhidão e coceira intensa. Em alguns casos, a infecção pode fazer com que a pele fique rachada e dolorida. Também podem ocorrer bolhas e pústulas.
A erupção cutânea pode afetar várias partes do corpo, mas é mais provável que se desenvolva nas dobras da pele. Isso inclui áreas nas axilas, na virilha, entre os dedos e sob os seios. Candida também pode causar infecções nas unhas, bordas das unhas e cantos da boca.
Outras condições que podem parecer Candidíase na Pele incluem:
- Micose.
- Urticária.
- Herpes.
- Condições de pele relacionadas ao diabetes.
- dermatite de contato.
- dermatite seborreica.
- Eczema.
- Psoríase.
Como é Diagnosticada a Candidíase na Pele: Seu médico provavelmente poderá fazer um diagnóstico simplesmente realizando um exame físico. Durante o exame, eles irão verificar a localização da sua erupção cutânea e a aparência da sua pele.
Seu médico também pode querer realizar uma cultura de pele antes de fazer um diagnóstico de Candidíase na Pele. Durante uma cultura de pele, seu médico irá esfregar um cotonete de algodão sobre a área afetada e coletar uma amostra de pele. A amostra será então enviada para um laboratório a ser testado quanto à presença de Candida .
Tratamentos da Candidíase na Pele: A Candidíase na Pele geralmente pode ser prevenida com remédios caseiros, sendo a mais importante a higiene adequada. Lavar a pele regularmente e secar a pele completamente pode evitar que a pele fique muito úmida. Isso é vital para manter as infecções de Candida na baía. Existem muitas mudanças de estilo de vida que você pode fazer para prevenir e tratar uma infecção por candidíase.
Uma vez que os níveis anormais de açúcar no sangue podem contribuir para o desenvolvimento de infecções por Candida, manter seu açúcar no sangue também pode ajudar a aliviar os sintomas. Você pode reduzir o seu açúcar no sangue reduzindo a quantidade de açúcar em sua dieta e exercitando durante 30 minutos pelo menos três vezes por semana. Se você tem diabetes, é importante continuar seguindo as instruções do seu médico, pois talvez seja necessário começar a receber medicamentos orais ou aumentar a quantidade de insulina.
Em casos graves ou persistentes de candidíase, seu médico pode recomendar o uso de um creme ou pó antifúngico que pode ser aplicado na sua pele. Os cremes antifúngicos de venda livre que são frequentemente recomendados incluem clotrimazol ( Mycelex ), miconazol ( Monistat ) e tioconazol ( Vagistat ). Este tipo de tratamento pode matar Candida e reduzir a propagação da infecção. O seu médico pode prescrever um creme antifúngico, como nistatina ou cetoconazol, se os tratamentos de venda livre não forem eficazes. Se a infecção já se espalhou para áreas dentro do corpo, como a garganta ou a boca, você precisará tomar um antifúngico oral para se livrar dele.