Início » Dicas de Saúde » plantas medicinais » 15 benefícios da carqueja para saúde!

15 benefícios da carqueja para saúde!

beneficios da carqueja

Estes são os benefícios da carqueja para saúde que você possivelmente não conhece este planta tem sido usada durante séculos para curar doenças comuns. Na medicina peruana hoje, a erva é usada como uma ajuda natural para o diabetes. Vários estudos confirmam seus efeitos na redução de açúcar no sangue em camundongos, ratos e humanos em indivíduos normais e diabéticos.

Além disso, ela é uma das plantas medicinais mais conhecidas e usadas no Brasil e em outras partes da América do Sul. No entanto, a maioria de seus usos tradicionais tem sido validada e outra vez pela pesquisa e aparece nas farmacopéias oficiais dos países da América do Sul como um fígado específico e ajuda digestiva.

beneficios da carqueja
beneficios da carqueja

Quase todo livro publicado na América do Sul sobre fitoterapia inclui essa maravilhosa planta. É bem reputado por ser tão eficaz para distúrbios do fígado e estômago, bem como um bom limpador de sangue e por suas propriedades hipoglicêmicas.

Propriedades da carqueja:

As propriedades presente na erva são várias, tais como  diurética, antiasmática, antianêmica, antidiarreica, antibiótica, antidispéptica, antidiabética, anti-inflamatória, antigripal, anti-reumática, colagoga, depurativa, aromática, emoliente, febrífuga, laxante, sudorífica, hipoglicêmica, tenífuga, vermífuga e tônica.

Benefícios da carqueja para saúde:

1. Controla o diabetes:

A erva diminui a absorção de açúcares ingeridos na alimentação, ajudando por isso a controlar a diabetes.

2. Protege o fígado:

Esta planta contém flavonoides na composição, que exercem uma ação protetora do fígado.

3. Melhora problemas digestivos:

A carqueja protege o estômago e previne úlceras, por ter na sua composição substâncias que reduzem a secreção gástrica.

4. Ajuda no combate as inflamações:

A carqueja tem um efeito anti-inflamatório, também devido às saponinas. Além disso fortalece também o sistema imune. Por isso, se você estiver com o sistema imune enfraquecido, o chá da planta pode ajuda-lo.

5. Ajuda no emagrecimento:

A carqueja emagrece especialmente se o chá for tomado antes de um evento especial em que vai ocorrer um abuso alimentar pois ajuda a diminuir o apetite. Além disso, a erva possui efeito diurético, ajudando assim a eliminar o excesso de líquido, diminuindo o inchaço.

6. Alivia complicações de saúde:

A planta medicinal pode trazer benefícios ao tratamento de complicações como asma, amidalite, bronquite asmática, reumatismo, vermes intestinas, má circulação e faringite. Portanto, o chá desta planta similarmente pode ajudar em casos de cálculos biliares.

7. Excelente antioxidante:

Outro dos benefícios da carqueja para saúde que merece atenção é a sua ação antioxidante. Além disso, acontece graças aos seus flavonoides, que possuem ação antioxidante.

Outros benefícios da carqueja para saúde:

  • Protege o abdome contra úlceras;
  • Ajuda a combater gripes e resfriados;
  • Ajuda no tratamento de doenças digestivas;
  • Serve como repelente natural;
  • Promove o bom desempenho renal;
  • Luta contra enfermidades no pâncreas e rins;
  • É antiácida, isto é, reduz a eliminação dos ácidos estomacais;
  • Possui atuação antimicrobiana.
benefícios da carqueja
benefícios da carqueja

Como fazer o chá de carqueja?

A parte utilizada da erva são suas hastes, para fazer chá ou usar como tempero em cozinhados.

Etapas:

  1. Coloque 25 gramas de hastes de carqueja em 1 litro de água fervente;
  2. Em seguida, deixe repousar por 10 minutos.
  3. Depois, tome até 3 xícaras ao dia;

Caso for tomar a carqueja em cápsulas: Tome até 3 cápsulas por dia.

Efeitos colaterais da carqueja:

Mesmo com os benefícios da erva citados acima, é importante ter cuidado com o uso da erva. É que ela pode trazer efeitos colaterais como diminuição da imunidade e hipotensão (diminuição da pressão arterial em um nível mais baixo que o normal; pressão baixa) quando consumida de maneira exagerada. Além disso, existe a recomendação de não ingerir a planta medicinal durante um período prolongado de tempo, pois há o risco de toxicidade.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.