Caspa – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, a Caspa é uma condição crônica comum do couro cabeludo marcada por descamação da pele no couro cabeludo. A Caspa não é contagiosa ou séria. Mas pode ser embaraçoso e às vezes difícil de tratar. A boa notícia é que a Caspa geralmente pode ser controlada.
Casos suaves de Caspa podem não precisar de nada mais que shampoo diariamente com um limpador suave. Casos mais difíceis de Caspa respondem frequentemente a shampoos medicamentosos. Nossa pele se renova a cada dia, e o couro cabeludo também se descama naturalmente devido à renovação de suas células que dão lugar a uma nova pele.
A descamação fininha e quase invisível é normal, porém quando a pessoa perde pedaços de pele, aqueles flocos mais brancos, trata-se de uma inflamação no couro cabeludo chamada de Dermatite Seborreica. A dermatite Seborreica, conhecida popularmente como Caspa não é uma uma doença e não tem nada a ver com falta de higiene. A Caspa é um estado do couro cabeludo, por esse motivo você não pega ou transmite Caspa.
Causas da Caspa: A Caspa pode ter várias causas, incluindo:
- Pele oleosa irritada (dermatite seborreica). Esta condição, uma das causas mais frequentes da Caspa, é marcada por uma pele vermelha e gordurosa, coberta de escamas brancas ou amarelas escamosas. A dermatite Seborreica pode afetar seu couro cabeludo e outras áreas ricas em glândulas oleosas, como as sobrancelhas, os lados do nariz e as costas dos ouvidos, o esterno (esterno), a área da virilha e às vezes as axilas.
- Shampoo. Se você não lavar regularmente o cabelo, os óleos e as células da pele do couro cabeludo podem se acumular, causando Caspa.
- Um fungo de levedura (malassezia). Malassezia vive no couro cabeludo da maioria dos adultos. Mas, para alguns, isso irrita o couro cabeludo e pode fazer com que mais células da pele cresçam. As células extras da pele morrem e caem, fazendo com que elas pareçam brancas e escamosas em seus cabelos ou em suas roupas. Por que a malassezia irrita alguns cabelos escuros não é conhecida.
- Pele seca. Flocos de pele seca são geralmente menores e menos oleosos do que aqueles de outras causas da Caspa. E, vermelhidão ou inflamação é improvável. Você provavelmente terá pele seca em outras partes do corpo, como as pernas e os braços também.
- Sensibilidade aos produtos para o cuidado do cabelo (dermatite de contato). Às vezes, sensibilidades para certos ingredientes em produtos para o cuidado do cabelo ou corantes para cabelo podem causar um couro cabeludo vermelho, com coceira e escamosa.
Sintomas da Caspa: Para a maioria dos adolescentes e adultos, os sintomas da Caspa são fáceis de detectar: flocos brancos e oleosos de pele morta que salpicam seus cabelos e ombros, e um couro cabeludo com pouca coceira. A condição pode piorar durante o outono e o inverno, quando o aquecimento interno pode contribuir para a pele seca e melhorar durante o verão.
Um tipo de Caspa chamada de tampa do berço pode afetar os bebês. Esse distúrbio, que causa um couro cabeludo escamoso e grosso, é mais comum em recém-nascidos, mas pode ocorrer em qualquer momento durante a infância. Embora possa ser alarmante para os pais, a tampa do berço não é perigosa e geralmente limpa por conta própria.
Quando Consultar um Médico: A maioria dos casos de Caspa não requer cuidados médicos. Mas se shampoos de castidade sem receita (OTC) não estão ajudando, ou se seu couro cabeludo se torna vermelho ou inchado, consulte seu médico ou um médico especializado em condições de pele (dermatologista). Você pode ter dermatite Seborreica ou outra condição que se assemelha à Caspa.
Fatores de Risco da Caspa: Quase todos podem ter Caspa, mas certos fatores podem torná-lo mais suscetível:
- Idade Avançada. A Caspa geralmente começa na idade adulta e continua até a meia idade. Isso não significa que os adultos mais velhos não sofrem Caspa. Para algumas pessoas, o problema pode ser vitalício.
- Ser Homem. Porque mais homens têm Caspa, alguns pesquisadores pensam que os hormônios masculinos podem desempenhar um papel.
- Cabelo oleoso e couro cabeludo. Malassezia alimenta óleos no couro cabeludo. Por essa razão, ter pele e cabelo excessivamente oleosos torna você mais propenso à Caspa.
- Certas doenças. Por razões que não são claras, os adultos com doenças neurológicas, como a doença de Parkinson, são mais propensos a desenvolver dermatite Seborreica e Caspa. Assim como as pessoas com infecção pelo HIV, ou aqueles que comprometeram o sistema imunológico de outras condições.
Tratamentos da Caspa: A Caspa pode quase sempre ser controlada, mas o tratamento da Caspa pode levar algum teste e erro. Em geral, a limpeza diária com um shampoo suave para reduzir a acumulação de gordura e a pele pode ajudar a Caspa suave.
Quando shampoos regulares falham, os shampoos de Caspa que você pode comprar em uma farmácia podem ter sucesso. Mas os shampoos de Caspa não são todos iguais, e você pode precisar experimentar até encontrar um que funcione para você.
Se você desenvolver prurido, picadas, vermelhidão ou queimando de qualquer produto, pare de usá-lo. Se você desenvolver uma reação alérgica – como uma erupção cutânea, urticária ou dificuldade em respirar – procure atendimento médico imediato. Os shampoos de Caspa são classificados de acordo com a medicação que eles contêm:
- Shampoos de Zinco. Estes contêm o agente antibacteriano e antifúngico de piritona de zinco. Este tipo de shampoo pode reduzir o fungo no couro cabeludo que pode causar dores e dermatite Seborreica.
- Shampoos à Base de Alcatrão. O alcatrão de alco, um subproduto do processo de fabricação de carvão, ajuda condições como Caspa, dermatite Seborreica e psoríase. Isso retarda a rapidez com que as células da pele em seu couro cabeleireiro morrem e cainham. Se você tem cabelos coloridos, esse tipo de shampoo pode causar descoloração.
- Shampoos Contendo Ácido Salicílico. Este shampoos ajudam a eliminar a Caspa, mas eles podem deixar seu couro cabeludo seco, levando a mais descamação. Usar um condicionador após o shampoo pode ajudar a aliviar a secura.
- Shampoos de Sulfureto de Selênio. Estes shampoos retardam a morte das células da sua pele e também podem reduzir a malassezia . Porque eles podem descolorir os cabelos loiros, cinza ou quimicamente coloridos, certifique-se de usá-los apenas de acordo com as instruções, e enxaguar bem após o shampoo.
- Shampoos de Cetoconazol. O cetoconazol é um agente antifúngico de amplo espectro que pode funcionar quando outros shampoos falham. Está disponível fora do balcão, bem como por prescrição.
Tente usar um desses shampoos diariamente ou qualquer outro dia até sua Caspa ser controlada; Em seguida, reduzir as duas ou três vezes por semana, conforme necessário. Se um tipo de shampoo funcionar por um tempo e, em seguida, parece perder a sua eficácia, tente alternar entre dois tipos de shampoos de Caspa.
Leia e siga as instruções em cada garrafa de shampoo que você tentar. Alguns precisam ser deixados em alguns minutos, enquanto outros devem ser imediatamente enxaguados. Se você tem shampooed fielmente por várias semanas e ainda há um pó de Caspa nos ombros, fale com seu médico ou dermatologista. Você pode precisar de um shampoo com prescrição de força ou tratamento com uma loção de esteroides.
Medicina Alternativa: Pequenos estudos descobriram que o óleo da árvore do chá pode reduzir a Caspa, mas é necessário mais estudo. O óleo da árvore do chá, que vem das folhas da árvore de chá australiana (Melaleuca alternifolia), tem sido utilizado há séculos como agente anti-séptico, antibiótico e antifúngico. Agora está incluído em vários shampoos encontrados em lojas de alimentos naturais. O óleo pode causar reações alérgicas em algumas pessoas.
Prevenção da Caspa: Além do shampoo regular, você pode tomar medidas para reduzir o risco de desenvolver a Caspa:
- Aprenda a Gerenciar o Estresse. O estresse afeta sua saúde geral, tornando-se suscetível a uma série de condições e doenças. Pode até ajudar a desencadear a Caspa ou piorar os sintomas existentes.
- Shampoo com Frequência. Se você tende a ter um couro cabeludo oleoso, o shampoo diário pode ajudar a prevenir a Caspa.
- Pegue um Pouco de Sol. A luz solar pode ser boa para a Caspa. Mas porque a exposição à luz ultravioleta danifica sua pele e aumenta seu risco de câncer de pele, não tome banho de sol. Em vez disso, apenas passe um pouco de tempo ao ar livre. E certifique-se de usar protetor solar em seu rosto e corpo.