Catarata – O que é, Sintomas e Tratamentos com cirurgia. Além disso, Catarata é uma área densa e turbulenta que se forma na lente do olho. Uma Catarata começa quando as proteínas no olho formam agulhas que impedem a lente de enviar imagens claras para a retina. A retina funciona convertendo a luz que vem através da lente em sinais.
Ele envia os sinais para o nervo óptico, que os leva ao cérebro. Desenvolve lentamente e eventualmente interfere com a sua visão. Você pode acabar com Catarata em ambos os olhos, mas geralmente não se formam ao mesmo tempo. As Catarata são comuns em pessoas mais velhas. Mais da metade das pessoas no brasil têm Catarata ou foram submetidas a cirurgia de Catarata no momento em que têm 80 anos, de acordo com o National Eye Institute.
Causas da Catarata: Existem várias causas subjacentes de Catarata. Esses incluem:
- Uma sobreprodução de oxidantes, que são moléculas de oxigênio que foram quimicamente alteradas devido à vida diária normal
- Fumando
- radiação ultravioleta
- O uso prolongado de esteroides e outros medicamentos
- Certas doenças, como diabetes
- trauma
- terapia de radiação
Sintomas da Catarata: Os sintomas comuns das Catarata incluem:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- visão embaçada
- Problemas para a noite
- Vendo cores tão desbotadas
- Aumento da sensibilidade ao brilho
- Halos que cercam luzes
- visão dupla no olho afetado
- Uma necessidade de mudanças freqüentes nos óculos de prescrição
Tratamentos da Catarata: A cirurgia é o único método eficaz para tratar a perda de visão causada pela Catarata. A cirurgia de Catarata é um procedimento comum que envolve a remoção da lente turva do olho. A lente pode ser substituída por uma lente artificial, chamada implante de lente intraocular (LIO). Por vezes, uma LIO não é usada, e óculos ou lentes de contato podem compensar.
Hoje não se espera mais a doença progredir para operar – com os primeiros sintomas e o diagnóstico precoce, o paciente já pode ser direcionado para a cirurgia. Isso é importante para evitar o avanço da doença para complicações permanentes, além de manter a qualidade de vida do paciente.
No entanto, algumas pessoas com Catarata se dão muito bem com a ajuda de óculos, lentes de contato e outros auxílios visuais, podendo optar por não fazer a cirurgia. Por vezes, uma Catarata precisa ser removida devido a outra doença dos olhos, tais como a retinopatia diabética ou DMRI. Em alguns casos, a Catarata tem de ser removida para que o oftalmologista possa tratar uma doença que esteja afetando a retina.
As opções para o tratamento da Catarata em crianças dependem de como a doença está interferindo com o desenvolvimento da visão normal. A necessidade da cirurgia para um adulto depende do grau de perda de visão e se ela afeta a qualidade de vida do paciente. Só você pode decidir se uma Catarata está afetando sua visão e sua vida o suficiente para fazer uma cirurgia. Você pode decidir que a cirurgia não é a melhor opção.
Prevenção da Catarata: Para reduzir o risco de desenvolver Catarata:
- Pare de fumar
- Faça exames oftalmológicos regulares
- Reduzir o consumo de álcool
- Usar óculos de sol
- Gerenciar outros problemas de saúde, como glaucoma e diabetes
- Manter o peso ideal
- Fazer uma dieta saudável, rica em vitaminas e minerais.