As causas comuns do cansaço excessivo são um sinal de alerta para você descobrir o que tem de errado no seu corpo de forma fácil e natural. Além disso, o estresse do dia a dia e a necessidade de fazer diversas coisas ao mesmo tempo podem fazer o cansaço excessivo perturbar a rotina, o que torna difícil até mesmo atividades corriqueiras.
No entanto, nem sempre esse quer dizer que você está precisando apenas de um descanso. Confira o que pode estar por trás dessa sensação. O período do sono serve para repor nossas energias. É nesse período que acontece a síntese de proteínas, fazendo com que do dia desapareça. Assim, se não há o tempo de sono adequado, bate à porta.
O que é o cansaço excessivo?
O Cansaço Excessivo se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, dependo principalmente de suas causas. É possível definir a condição como um estado de desgaste, seja ele mental ou físico, que produza uma queda do rendimento natural ou esperado de um individuo, uma diminuição da capacidade de trabalho e/ ou uma redução de eficiência para responder a um estimulo.
Tipos de cansaço:
Existem quatro tipos de cansaço:
- Físico: aquele que nos deixa sem forças para realizar até pequenas tarefas;
- Mental: que produz ansiedade, preocupação, esquecimento e falta de atenção;
- Emocional: o qual tem como sintomas a tristeza, a angustia e o mau humor;
- Espiritual: que trata da relação entre o cansaço físico e emocional e pode ser causado por situações desconfortável que se prolongam.
É normal sentir cansaço excessivo diariamente?
Você acorda já cansado e com a sensação de que precisa de mais algumas horas de sono? Ou tem se sentido indisposto para realizar as tarefas diárias? Você não esta sozinho nessa. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope da população brasileira apresenta algum grau no dia a dia.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
60 % dos casos são de cumprir alguma obrigação por causa disso. Apesar de ser um sintoma comum, a falta de energia pode se agravar.
Causas comuns do cansaço excessivo:
Trabalhar demais:
Dedicar horas excessivas ao trabalho, sem reserva momentos de lazer, é origem de mais frequentes da exaustão. “Como o acumulo de tarefas diárias, muitas responsabilidades profissionais e familiares, é comum o cansaço mental. Devido a este Cansaço Excessivo mental, nosso sistema endócrino, que é regulador dos hormônios, pode sofre algumas alterações e refletir em nosso físico.
Alimentação irregular:
Uma dieta com grande quantidade de alimentos refinados e industrializados não fornece nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo e produção de energia. Sendo assim, a má alimentação pode ocasionar diversas deficiências nutricionais e prejudicar o funcionamento do organismo, acarretando em sintomas variados, entre ele o Cansaço Excessivo.
Distúrbios do sono:
Problemas para dormir, pouco tempo de sono e noites mal dormidas podem ser tudo o que você precisa para ter sua energia restaurada. “O Cansaço Excessivo ou fadiga ao acordar acontecer porque dormimos tarde ou ficamos muito tempo na frente da televisão ou no computador.
Impedindo a liberação do hormônio do sono, a melatonina. Se ela não for liberada. Não teremos boa qualidade de sono e, pela manha, não será liberado o cortisol que nos proteger”, explica o fisioterapeuta Afonso Shiguemi Inoue Salgado.
Sedentarismo:
Ter um condicionamento físico ruim torna difícil qualquer esforço extra no dia. Por isso, o ideal é realizar atividades físicas regularmente, o que, além de melhorar o condicionamento, também libera hormônios de bem-estar.
Promove alivio do estresse, trazendo mais disposição para as tarefas diárias de trabalho. “Porem, o excesso de exercícios físico, sem o devido respeito ao próprio organismo podem também trazer estes distúrbios
Gravidez:
O cansaço é um sintoma muito comum na gravidez. Habitualmente, ele inicia-se no primeiro trimestre, desaparece no segundo e retorna com maior intensidade no final da gestação. O cansaço excessivo do primeiro trimestre costuma vir acompanhado de sono frequente e é geralmente causado pelas alterações hormonais do início da gravidez.
No terceiro trimestre, o cansaço excessivo está mais relacionado ao peso do bebê, à dificuldade de se expandir o pulmão devido ao tamanho do útero, à anemia natural da gravidez e às alterações hormonais.