Seu pé e tornozelo são constituídos por 26 ossos, 33 articulações e mais de 100 tendões. O calcanhar é o maior osso do pé. Se você abusar ou ferir o seu calcanhar, poderá sentir dor no calcanhar. Isso pode variar de leve a desativável. Em muitos casos, se você tiver dor, você precisará de um médico ou podólogo para diagnosticar a causa.
Principais causas?
Existem várias causas comuns de dor no calcanhar.
1. Fascite plantar:
A fascite plantar ocorre quando muita pressão em seus pés danifica o ligamento da fáscia plantar, causando dor e rigidez. Leia mais sobre isso aqui.
2. Esguichos e estirpes:
Esguinces e estirpes são lesões no corpo, muitas vezes resultantes da atividade física. Essas lesões são comuns e podem variar de menor a grave, dependendo do incidente. Saiba mais sobre esguinces e tensões aqui.
3. Fratura:
Uma fratura é um osso quebrado. Saiba mais sobre os fatores de risco, sintomas e tratamentos para diferentes tipos de fraturas. Essa condição é considerada uma emergência médica. Cuidado urgente pode ser necessário.
4. Tendinite de Aquiles:
A tendinite de Aquiles ocorre quando o tendão que atribui os músculos da panturrilha ao calcanhar torna-se doloroso ou inflamado devido a lesões por uso excessivo. Descubra como esta condição é diagnosticada e tratada.
5. Bursite:
Bursite são sacos cheios de líquido encontrados sobre suas articulações. Eles cercam as áreas onde tendões, pele e tecidos musculares encontram os ossos. Saiba mais sobre sintomas, causas e tratamentos.
6. Espondilite anquilosante:
A espondilite anquilosante é uma forma de artrite que afeta principalmente a coluna vertebral. Provoca uma inflamação grave das vértebras que eventualmente pode levar a dor e incapacidade crônica. Leia mais sobre a espondilite anquilosante aqui.
7. Osteocondroses:
osteocondroses afetam diretamente o crescimento dos ossos em crianças e adolescentes. Saiba mais sobre esses transtornos.
8. Artrite reativa:
A artrite reativa é um tipo de artrite desencadeada por uma infecção no corpo.
Quando você deve entrar em contato com seu médico?
Se você desenvolver a dor do calcanhar, primeiro você pode tentar alguns remédios caseiros, como o resto, para aliviar seus sintomas. Se a dor no calcanhar não for melhor dentro de duas a três semanas, você deve marcar uma consulta com seu médico.
Você deve ligar para o seu médico imediatamente se:
- Sua dor é severa
- A dor começa de repente
- Vermelhidão em seu calcanhar
- Você está inchando em seu calcanhar
- Você não pode andar por causa da dor no seu calcanhar
Como tratar:
Se você desenvolver a dor do calcanhar, você pode tentar vários métodos em casa para aliviar seu desconforto. Por exemplo:
- Descanse o máximo possível
- Aplique gelo no calcanhar por 10 a 15 minutos duas vezes ao dia
- Use medicamentos para dor sem receita médica
- Use sapatos que se encaixem adequadamente
- Com tala noturna, um dispositivo especial que estica o pé enquanto você dorme
- Use elevadores de calcanhar ou inserções de calçados para reduzir a dor
Se essas estratégias de cuidados domiciliários não aliviarem sua dor, você precisará consultar o seu médico. Ele ou ela irá realizar um exame físico e perguntar-lhe sobre seus sintomas e quando eles começaram.
O seu médico também pode tomar um raio-X para determinar a causa da dor no calcanhar. Uma vez que seu médico sabe o que está causando sua dor, ele ou ela será capaz de fornecer o tratamento adequado.
Em muitos casos, seu médico pode prescrever fisioterapia. Isso pode ajudar a fortalecer os músculos e os tendões no pé, o que ajuda a prevenir novas lesões. Se sua dor é grave, seu médico pode fornecer medicamentos anti-inflamatórios. Esses medicamentos podem ser injetados no pé ou tomados pela boca.
O seu médico também pode recomendar que você suporte o pé o máximo possível, seja por meio da gravação do pé ou pelo uso de dispositivos de calçado especiais.
Em casos muito raros, o seu médico pode recomendar uma cirurgia para corrigir o problema, mas a cirurgia no calcanhar geralmente requer um longo tempo de recuperação e nem sempre alivia a dor no pé.
Quais são as complicações:
A dor no calcanhar pode ser incapacitante e afetar seus movimentos diários. Também pode mudar a maneira como você caminha. Se isso acontecer, você provavelmente poderá perder seu equilíbrio e cair, tornando-o mais propenso a outras feridas.
Como evitar:
Pode não ser possível prevenir todos os casos de dor no calcanhar, mas há algumas etapas fáceis que você pode tomar para evitar lesões no calcanhar e prevenir a dor.
Sempre que possível, você deve:
- Use sapatos que se encaixem adequadamente e apoiem o pé
- Sapatos certos para a atividade física
- Estique seus músculos antes de se exercitar
- Ritmo durante a atividade física
- Mantenha uma dieta saudável
- Descanse quando você se sentir cansado ou quando seus músculos doem
- Mantenha um peso saudável