As principais causas da menstruação escura pode causar uma certa apreensão nas mulheres, principalmente quando ocorre inesperadamente. Também costumamos nos referir a ela como menstruação borra de café, por conta da sua coloração e consistência.
Podem ser muitas a causas da menstruação escura, que variam desde as mais simples e corriqueiras. Como a chegada ou o final do ciclo menstrual, às que demandam mais atenção e cuidado, podendo significar algo um pouco mais sério.
No caso da menstruação escura, as mulheres identificam esta anormalidade quando sai uma substância pastosa na menstruação. Escura e diferente do sangue comum, a substância pode ser um indício de diversas coisas, desde doenças até motivos que não significam nada de errado com o organismo, como a troca de pílula anticoncepcional.
No caso da menstruação escura, as mulheres identificam esta anormalidade quando sai uma substância pastosa na menstruação. Portanto, escura e diferente do sangue comum, a substância pode ser um indício de diversas coisas, desde doenças até motivos que não significam nada de errado com o organismo, como a troca de pílula anticoncepcional.
Principais causas da menstruação escura:
1. Pílula do dia seguinte:
Se você utilizou a pílula do dia seguinte recentemente. Saiba que há uma probabilidade alta do comprimido ser uma das causas da menstruação escura . Isto porque a pílula tem uma carga hormonal muito forte que pode causar diversos sintomas no organismo.
2. Troca de anticoncepcional:
Uma das causas da menstruação escura mais leve. Portanto, e que não oferece nenhum risco para a saúde é quando há uma troca de pílula anticoncepcional. Como o organismo não está acostumado com o novo remédio, é mais fácil que ocorra uma queda nos níveis de progesterona. No entanto, quando a causa é essa, o problema se resolve rapidamente em poucos dias.
3. Miomatose uterina:
A miomatose corresponde a nódulos que se formam no útero de forma benigna, sendo raro que se transformem em tumores malignos. E pode ser uma das causas da menstruação escura . No entanto, o problema é muito comum até que a mulher entre na menopausa, quando começam a reduzir as possibilidades. Portanto, é possível descobrir este problema após fazer uma ultrassonografia, recomendada pelos ginecologistas no caso de alguma suspeita.
4. Gravidez:
Para quem não quer engravidar essa é a possibilidade mais assustadora. Porém não pode ser descartada para quem teve relações sexuais sem proteção recentemente. Portanto, quando ocorre a fecundação, é possível que a mulher se depare com o escurecimento do sangue, além de pouca quantidade.
5. DSTS:
São diversas as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) que podem ser umas das causas da menstruação escura . Portanto, só com uma consulta no ginecologista para saber se a causa. E qual o tratamento. Além disso, no geral, quando é DST, é possível que também haja um odor na menstruação. Quanto mais rápido for descoberto, mais fácil será o tratamento da doença.
6. Endometriose:
Uma doença que ocorre quando o tecido que reveste o útero cresce em outros locais, a endometriose pode ser grave e necessitar de um tratamento específico. Portanto, esta doença tem suas causas diretamente ligada à menstruação, o que faz que a mulher tenha chances de desenvolver este problema em cada ciclo.
7. Anticoncepcional:
Uma das causas da menstruação escura e em pouca quantidade. É muito comum em mulheres que fazem uso de pílulas anticoncepcionais. Sendo hormônios artificiais, os anticoncepcionais hormonais podem ter como efeito colateral a incapacidade de estimular de forma correta o material que menstrua (endométrio) e. Portanto, com isso, fazer a mulher ter uma menstruação em pouca quantidade e por poucos dias.