A amenorreia é quando você não tem períodos menstruais. Existem dois tipos, a amenorreia primária é quando você está atrasado para começar seu período menstrual pela primeira vez. A faixa etária normal é de 14 a 16 anos. A secundária é quando você perde um período de 3 meses seguidos ou mais.
Causas:
As principais causas de amenorreia primária incluem história familiar, genética e estilo de vida. Mulheres com os seguintes fatores correm maior risco:
- História familiar de amenorreia ou menopausa precoce.
- Um defeito genético ou cromossômico. Estes podem afetar sua função do ovário e seu ciclo menstrual. A síndrome de Turner é um exemplo.
- Severamente acima ou abaixo do peso.
- Um transtorno alimentar.
- Um padrão de exercício extremo.
- Uma dieta pobre.
- Estresse.
A gravidez, amamentação e menopausa podem causar amenorreia secundária. Outras possíveis causas incluem:
- Alguns controles de nascimento, como pílulas, injeções ou dispositivos intra-uterinos. Estes podem afetar seu ciclo menstrual durante e após o uso.
- Alguns medicamentos para depressão e pressão sanguínea
- Quimioterapia e tratamento de radiação
- Síndrome dos ovários poliquísticos (PCOS)
- Síndrome do X frágil (causada pelo gene FMR1 ) ou insuficiência de ovário primário associada ao X frágil (FXPOI)
- Problemas com sua glândula tireoidea ou pituitária
- Doença hipotalâmica
- Tecido cicatricial uterino.
Sintomas:
O principal sintoma da amenorreia é a ausência do seu período mensal. Muitas vezes, significa um problema ou condição de saúde maior. Os sintomas podem incluir:
- Dor de cabeça
- Mudanças de visão
- Náusea
- Cabelo facial extra
- Perda de cabelo
- Mudanças no tamanho do peito
- Fluido leitoso, ou descarga, de peitos.
Diagnóstico:
Entre em contato com seu médico de família ou com um ginecologista se você acha que tem amenorreia. Se você nunca menstruou, o médico irá rever o seu histórico de saúde e fazer um exame. Uma verificação física e pélvica regular pode mostrar sinais de puberdade. Para a amenorreia secundária, o médico começará com um teste de gravidez.
Se isso for negativo, então eles farão um exame e analisarão seu histórico de saúde. Testes adicionais podem ser necessários para ajudar a excluir ou determinar uma causa. Um teste de cariotipo examina seus cromossomos. Um teste genético procura o gene FMR1 mutado. Testes de imagem podem observar seus órgãos femininos. Um exame de sangue pode verificar o seu:
- Função da tireoide ( hormônio estimulante da tiroide , ou níveis de TSH )
- Função do ovário (hormônio folículo-estimulante, ou FSH e hormônio luteinizante, ou níveis de LH)
- Níveis de testosterona (hormônio masculino), que podem detectar PCOS
- Níveis de estrogênio (hormônio feminino).
Tratamento:
As opções de tratamento para amenorreia variam de acordo com a causa. Você pode precisar fazer mudanças de estilo de vida, como dieta, atividade e estresse. Certos medicamentos hormonais e pílulas anticoncepcionais podem ajudar a desencadear um período.
Outros podem ajudar a desencadear ovulação, como para PCOS. A terapia hormonal pode ser usada para equilibrar seus hormônios. A cirurgia não é comum, mas pode ser necessária em alguns casos, tais como:
- Para corrigir defeitos genéticos ou cromossômicos
- Para remover um tumor pituitário (cérebro)
- Para remover tecido cicatricial uterino.
Prevenção:
É difícil prevenir a amenorreia. Tente mantear uma dieta saudável e um plano de exercícios. Se você está com menos ou excesso de peso, fale com seu médico sobre como encontrar um equilíbrio. Uma vez que você começa a menstruar, acompanhe seus períodos a cada mês. Isso pode ajudar a identificar Amenorreia no início e auxiliar no seu diagnóstico e tratamento. Também é uma boa prática se você tentar engravidar no futuro.