As causas de menstruação irregular varia muito de pessoa para pessoa, entenda aqui o por que. Um período, ou menstruação , é a parte do ciclo menstrual em que o endométrio, que é o revestimento do útero, é derramado. Isso aparece como sangramento do útero que é liberado pela vagina.
Os períodos geralmente começam durante a puberdade , entre as idades de 10 e 16 anos, e eles continuam até a menopausa , quando uma mulher tem entre 45 e 55 anos de idade. As causas de menstruação irregular, também chamados de oligomenorreia, podem ocorrer se houver uma mudança no método de contracepção, um desequilíbrio hormonal, alterações hormonais por volta da menopausa e exercícios de resistência.
O tratamento para as causas de menstruação irregular durante a puberdade e em torno da menopausa geralmente não é necessário, mas se menstruação irregular ocorrerem durante os anos reprodutivos, o aconselhamento médico pode ser necessário.
O que pode ser a menstruação irregular?
Quando alguém diz que tem menstruação irregular, normalmente está se referindo ao número de dias entre os ciclos ou à variação entre os períodos. É normal ter entre 21 e 35 dias entre os períodos. O dia em que a menstruação começa é considerado o primeiro dia.
Além disso, quando o próximo período começar, será o dia seguinte. A duração do seu ciclo menstrual é calculada contando os dias que ocorrem entre o primeiro dia de um ciclo e o seguinte. Quando seu ciclo não ocorre você precisa entender quais as causas.
Um período mais longo ou mais curto de sangramento menstrual não é incluído no cálculo porque é baseado em quando seu período começa (primeiro dia) e não quando termina. Sua menstruação é irregular se:
- Ele vem com mais freqüência do que 21 dias.
- Você vai 35 dias ou mais entre os períodos.
- A duração de seus ciclos varia muito (mesmo que eles estejam normalmente dentro do intervalo típico de 21 a 35 dias).
- Por exemplo, se um ciclo é de 25 dias, mas outro é de 33 dias, isso seria considerado irregular. Isso seria irregular mesmo que um ciclo de 25 ou 33 dias seja normal.
Ele é normal, se seus ciclos variam por apenas alguns dias de mês para mês. Por exemplo, se um mês é 33 dias e outro é 35 dias.
Principais causas da menstruação irregular:
Em muitos casos, menstruação irregulares esta relacionados a uma condição chamada anovulação. Isso significa que a ovulação não ocorreu durante o ciclo menstrual, geralmente devido a desequilíbrios hormonais graves.
Às vezes, As causas de menstruação irregular pode ser devido a desequilíbrios hormonais mais sutis. Você ainda pode estar ovulando, mas o momento da sua ovulação pode variar muito de mês para mês. Isso ocorre porque o estilo de vida e condições médicas podem influenciar seu ciclo menstrual. Os fatores a seguir podem acionar:
#1 Exercício extremo ou dieta:
Exercitar-se demais pode prejudicar o tempo do sangramento menstrual e, às vezes, interrompê-lo. É comum que os atletas de resistência tenham menstruação irregular. Estar abaixo do peso sendo uma das causas de menstruação irregular, seja por exercícios extremos, dieta, transtorno alimentar ou doença, pode ter o mesmo efeito.
#2 Estresse:
O estresse crônico ou mesmo a ansiedade de curto prazo sobre um problema específico pode causar estragos no equilíbrio hormonal, sendo as causas de menstruação irregular, causando um período perdido e um ciclo irregular.
#3 Pilulas:
As pílulas anticoncepcionais podem se tornar uma das causas de menstruação irregular, pois torna os seus períodos mais leves, ou fazer com que você perca menstruações ou tenha menos ou mais períodos freqüentes ou mesmo nenhum período.
#4 Síndrome do ovário policístico (SOP):
Essa condição médica faz com que pequenos cistos se formem nos ovários, sendo uma das causas de menstruação irregular pois interferi na ovulação regular. Mulheres com SOP geralmente têm uma história de menstruação irregular. Além de causar infertilidade, a SOP pode aumentar o risco de diabetes e doenças cardíacas.
#5 Outras Doenças:
Os distúrbios da tireóide podem ser uma das causas de menstruação irregular se os níveis sanguíneos do hormônio da tireoide ficarem muito baixos ou muito altos. Outras condições de saúde que podem causar um ciclo irregular incluem doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, miomas, distúrbios alimentares e endometriose.
#6 Menopausa:
Quando os adolescentes começam a ter menstruações, seus ciclos menstruais nem sempre estão no mesmo horário todos os meses. Pode levar vários anos para se estabelecer em um padrão. Além disso, períodos perdidos e períodos mais leves ou mais pesados são comuns quando as mulheres estão próximas da menopausa , que também pode ser uma das causas de menstruação irregular.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Entre as causas citados acima, podemos destacar também outras como:
- Endometriose (revestimento uterino cresce fora do útero);
- Anormalidades uterinas (miomas ou adenomiose);
- DIU;
- Cicatrizes pélvicas devido a infecções sexualmente transmissíveis , como clamídia ou gonorreia;
- Fluxo menstrual pesado;
- Pólipos do endométrio (supercrescimento benigno do revestimento do útero);
- Adenomiose (a presença de revestimento uterino na parede do útero);
- Adolescência (durante a qual os ciclos podem não estar associados à ovulação);
- Cicatrização dentro da cavidade uterina (síndrome de Asherman);
- Medicamentos, como aqueles para tratar a epilepsia ou problemas de saúde mental;
- Insuficiência ovariana primária (POI);
- Transtornos alimentares (anorexia nervosa ou bulimia);
- Níveis elevados do hormônio prolactina, que é feito pela glândula pituitária para ajudar o corpo a produzir leite;
- Diabetes descontrolado ;
- Síndrome de Cushing (níveis elevados do hormônio cortisol, usado na resposta do corpo ao estresse);
- Hiperplasia adrenal congênita de início tardio (problema com a glândula adrenal).
Quando procurar um médico?
As causas de menstruação irregular são comuns. Mas você pode querer apenas verificar com seu ginecologista e dizer-lhes que você está tendo períodos irregulares. Eles podem fazer uma verificação rápida de segurança para se certificar de que a causa de seus períodos irregulares não é nada para se preocupar.
Se você achar que menstruação irregular estão tomando conta do seu dia-a-dia ou dificultando o seu dia-a-dia, então visite seu médico para um exame de saúde. Muitos acham que seus períodos são mais irregulares durante a puberdade ou a menopausa. Além disso, também pode ser uma indicação de gravidez, por isso, se você não tiver certeza, consulte seu médico.
Se os seus períodos mudarem repentinamente, você também deve procurar um médico. Talvez uma das causas seja o estresse , mas é melhor descartar qualquer outra causa, com certeza.
Como perceber?
Um ciclo menstrual dura cerca de 28 dias, mas pode variar de 24 dias a 35 dias, dependendo do indivíduo. A maioria das mulheres tem entre 11 e 13 menstruação irregular a cada ano. O sangramento geralmente dura cerca de 5 dias, mas isso também pode variar de 2 a 7 dias.
Quando a menstruação começa, pode levar até dois anos para estabelecer um ciclo regular. Após a puberdade, a menstruação da maioria das mulheres é regular. O período de tempo entre cada período é semelhante. No entanto, para algumas mulheres, o tempo entre os períodos e a quantidade de sangue derramado varia consideravelmente. Isso é conhecido como menstruação irregular.
O principal sintoma da menstruação irregular é quando o ciclo é superior a 35 dias, ou se varia em duração. Se houver alterações no fluxo sanguíneo, ou se aparecerem coágulos com mais de 2,5 centímetros de diâmetro, isso também é considerado irregular.
Diagnóstico:
O médico ou médica fará uma série de perguntas sobre a aparência da sua menstruação e como estão os períodos. Além disso, ele ou ela pode pedir alguns exames para descobrir as causas de menstruação irregular como:
- Citologia oncótia (Papanicolau);
- Colposcopia com biópsia se necessário;
- Ultrassonografia pélvica;
- Biópsia de endométrio se necessário;
- Exames de urina;
- Exames de sangue, como hemograma completo, coagulograma e dosagens hormonais.
Quais são os tratamentos comuns?
Os tratamentos para as causas de menstruação irregular geralmente variam com base no tipo de irregularidade e em certos fatores do estilo de vida, como se uma mulher está planejando engravidar. O tratamento para irregularidades menstruais devidas a sangramento anovulatório (períodos ausentes, períodos não frequentes e períodos irregulares) incluem:
- Contraceptivos orais ;
- Progestina cíclica;
- Tratamentos para um distúrbio subjacente que está causando o problema menstrual, como aconselhamento e terapia nutricional para um transtorno alimentar.
O tratamento para as causas de menstruação irregular decorrentes de sangramento ovulatório (sangramento menstrual intenso ou prolongado) inclui:
- Inserção de dispositivo intrauterino liberador de hormônio;
- Uso de vários medicamentos (como aqueles que contêm progestina ou ácido tranexâmico) ou medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides.
Se as causas de menstruação irregular for estrutural ou se a gestão médica for ineficaz, então pode ser considerado o seguinte:
- Remoção cirúrgica de pólipos ou miomas uterinos;
- Embolização da artéria uterina, um procedimento para bloquear o fluxo sanguíneo para o útero;
- Ablação endometrial, um procedimento para cauterizar (remover ou fechar queimando) os vasos sanguíneos no revestimento endometrial do útero;
- Histerectomia.
Se uma das causas de menstruação irregular for dismenorreia (períodos dolorosos) o tratamento inclui:
- Aplicar uma almofada de aquecimento no abdômen;
- Tomar medicamentos anti-inflamatórios não esteróides;
- Tomar contraceptivos , incluindo terapia hormonal injetável ou pílulas anticoncepcionais, usando regimes de tratamento variados ou menos comuns.