As principais causas de plaquetas baixas no corpo, também conhecidas como plaquetopenia ou trombocitopenia, são a diminuição do número de plaquetas no sangue, situação que prejudica a coagulação, e pode causar sintomas como manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramento nas gengivas ou pelo nariz, e urina avermelhada, por exemplo.
Além disso, as plaquetas são componentes essenciais do sangue para a coagulação, facilitando a cicatrização de feridas e impedindo hemorragias, e existem diversas causas para a sua redução.
Dentre elas infecções, como a dengue, uso de remédios, como heparina, doenças relacionadas com a imunidade, como púrpura trombocitopênica e, até, câncer. O tratamento desta situação deve ser feito conforme a sua causa, pelo clínico geral ou hematologista, podendo ser necessário apenas o controle da causa, uso de remédios ou, em casos muito graves, a transfusão de plaquetas.
Principais causas da plaquetas baixas no corpo:
1. Gravidez
Uma das causas de plaquetas baixas no corpo é a gravidez. De acordo com alguns estudos, eles mostraram que cerca de 5 por cento das mulheres sofrem deste problema durante a gravidez.
É um motivo que causa este problema, que é referido como a trombocitopenia gestacional. Isto deve ser distinguido de ITP e as diferentes causas de trombocitopenia que está associado com a gravidez como eclâmpsia, coagulação intravascular disseminada (DIC), a TTP ou HUS.
2. Infecção:
A infecção é uma das principais causas de plaquetas baixas no corpo. E a principal causa de trombocitopenia por infecção pode ser viral no tipo. E, entre um monte de diferentes exemplos têm mononucleose infecciosa, HIV e CMV. a história médica do paciente, na maioria destes casos, pode expor sintomas acutais que são consistentes com a infecção viral.
3. Doença maligna:
doenças linfo proliferativas tais como linfoma e leucemia linfática pode ser associado com o sistema imunitário – trombocitopenia mediada, que é uma das causas de plaquetas baixas no corpo.
No entanto, o resultado da trombocitopenia pode ser devido à redução da infiltração de plaquetas da sua medula óssea ou devido aos citostáticos de tratamento do cancro. Embora imune – trombocitopenia mediada é descrito nos pacientes que possuem tumores sólidos, a associação é ainda raro.
4. Por diluição trombocitopenia:
Como você pode ver, trombocitopenia é uma das principais causas de plaquetas baixas no corpo. Assim, trombocitopenia de diluição, também é considerado como um deles. É um motivo comum causando trombocitopenia em pacientes hospitalizados depois de ter perdido uma grande quantidade de sangue. Além disso, ocorre quando o aparelho agressivo da contagem de plaquetas cai fluidos intravenosos.
5. Drogas introduzido trombocitopenia:
Quase as situações medicamento da trombocitopenia são o resultado de os medicamentos recentemente introduzidos durante a terapia. O facto mostra que o tempo que é necessária para o acontecimento das causas de plaquetas baixas no corpo que é de apenas duas semanas.
No entanto, não são descritas situações. E nestas situações, os pacientes foram tomando a medicação por cerca de três anos antes de acontecer Consulte Mais informação: Dicas naturais de Início de tratamento para Amebismos em adultos
6. Álcool:
Uma das principais causas de plaquetas baixas no corpo é o álcool. Por que o álcool dito ser uma das razões que causam esta doença? Apesar de diminuição da contagem de plaquetas pode ser por causa da supressão da medula óssea trazido pelo álcool, existem dois fatores importantes que causam este problema: hiperesplenismo e deficiência de folato devido a doença hepática crônica. Além disso, você deve ficar longe do álcool, a fim de proteger o seu a saúde do fígado
7. Hiperesplenismo:
Ao falar sobre as causas de plaquetas baixas no corpo, hiperesplenismo deve ser mencionado, também. A contagem de plaquetas dos pacientes que sofrem de hiperesplenismo cai sob ocasionalmente para 30.000. uL. Além disso, a contagem de plaquetas, que é menos do que isso deveria obrigar a pesquisa para adicional, bem como etiologia diferente. Além disso, por vezes, pode ser apresentada na anemia ou leucopenia, mas em alguns casos, pode ser exibida nos casos de trombocitopenia.