O corrimento vaginal branco, quando acompanhado por um cheiro e consistência diferentes do normal, pode ser um sinal de infecção vaginal, como a candidíase ou alguma alteração na flora vaginal normal, como a vaginose bacteriana. Nestes casos, o corrimento vaginal branco é acompanhado por outros sintomas como a coceira vaginal e a queima, sendo recomendável consultar o ginecologista o mais rápido possível para que ele possa prescrever o melhor tratamento.
No entanto, o corrimento vaginal não é necessariamente um sinal de doença ou infecção, uma vez que é normal que as mulheres tenham pequenas quantidades de descarga branca ou transparente, fluidas e inodoras, o que mantém a vagina lubrificada. Além disso, o corrimento vaginal que é semelhante à clara de ovo pode indicar o período fértil da mulher.
Principais causas do corrimento vaginal branco:
O corrimento vaginal branco semelhante ao leite cortado, quando acompanhado por outros sintomas como prurido, vermelhidão e sensação de queimação na vulva e vagina podem ter diferentes causas, incluindo:
1. Candidíase vaginal:
A candidíase vaginal é uma infecção muito comum nas mulheres que surge devido ao desenvolvimento do fungo Candida albicans, que além do corrimento vaginal branco também provoca prurido na região genital, queima durante a micção, dor durante contato íntimo e vermelhidão na vagina.
Como Tratar: Geralmente, o tratamento é feito com o uso de antifúngicos, pílula, pomada ou óvulos vaginais, como, por exemplo, Gino-canesten, Gyno-Dartarin ou Fluconazol. O tratamento pode durar de 3 a 7 dias e deve ser recomendado pelo ginecologista.
2. Vaginose bacteriana:
Causada pela bactéria Gardnerella vaginalis, a vaginose bacteriana pode causar ardência e coceira na região vaginal, cheiro semelhante a peixe podre, corrimento de cor amarela, cinza ou branca.
Como Tratar: tratamento com antibióticos prescrito pelo ginecologista. Recomenda-se o uso do preservativo durante o período de recuperação.
Quando o fluxo é amarelo, marrom ou rosa, pode ser um sinal de infecções sexualmente transmissíveis.
3. Outras causas:
estagnação de longo prazo na zona pélvica, o uso de contraceptivos químicos, duchas com soluções anti-sépticas concentrada, ptose das paredes vaginais, rupturas do períneo e ainda a falta de higiene pessoal podem ser causas do corrimento vaginal branco.
Cuidados para evitar o corrimento vaginal branco:
Para evitar a aparência de infecções vaginais, como candidíase ou alterações na flora vaginal, existem hábitos de higiene muito importantes que incluem:
- Evite a roupa interior molhada ou molhada;
- Não use roupas íntimas feitas de material sintético, escolhendo peças de algodão;
- Use roupas leves, evitando jeans apertados e shorts;
- Evite alimentos doces ricos em carboidratos, pois reduzem a imunidade e promovem o surgimento de infecções;
- Não use dublagens diretamente na área genital e lave a região externa da vagina usando um sabão íntimo;
- Dormir sem roupa íntima;
- Após a evacuação, sempre limpo de frente para trás, impedindo assim que as bactérias fecais entrem na vagina e causem infecções.
- Além disso, toalhetes úmidos e papel higiênico perfumado também podem prejudicar a saúde íntima da mulher, promovendo o surgimento de infecções.