Causas e tratamentos da constipação durante a gravidez e pode ser uma das situações mais desconfortáveis, além de todas as outras mudanças físicas e estresse. Felizmente, entender o que causa, bem como os sintomas e tratamentos, pode evitar este problema.
A constipação não é muito diferente da constipação em qualquer outro momento da sua vida. No entanto, quando ocorre durante a gravidez, o tempo pode ser extenuante e frustrante no banheiro ainda mais difícil. Isso pode ser um problema agudo para algumas mulheres, mas crônico para os outros, resultando em muitos efeitos colaterais desagradáveis que podem dificultar.
O que causa constipação durante a gravidez?
A constipação durante a gravidez é causada por uma série de fatores, incluindo a mudança de hormônios em seu corpo, a pressão interna no útero, desequilíbrio nutricional, desidratação e falta de atividade física.
1. Hormônios:
Quando você está grávida, os níveis hormonais do corpo flutuam drasticamente, particularmente os níveis de progesterona. Uma pesquisa associou um maior nível de progesterona com um relaxamento dos músculos no corpo, incluindo os músculos das entranhas. Quando não há atividade muscular, um movimento peristáltico torna-se mais difícil, o que pode levar à constipação.
2. Ampliação do útero:
À medida que a gravidez progride, seu útero continuará se expandindo com o crescimento do feto. Este não é o equilíbrio natural do corpo, e este crescimento do útero pode exercer pressão sobre os intestinos, causando dificuldades na movimentação das fezes através do trato intestinal, levando a constipação e os sintomas desagradáveis desses problemas.
3. Equilíbrio de nutrientes:
Observe o que você come e monitore seu consumo de suplemento quando estiver grávida. Para garantir que tenha uma circulação sanguínea correta e que seu bebê esteja se desenvolvendo adequadamente, é recomendável o consumo de suplementos de ferro. No entanto, caso seus níveis de ferro seja muito altos, isso pode levar aos sintomas da constipação.
4. Ansiedade:
O estresse e a preocupação podem parecer normais, mas estes fatores podem ter sérios efeitos na saúde. Um excesso de hormônios do estresse pode levar à inflamação em todo o corpo, inclusive nos tratos digestivos. Reduzir o estresse através de aromaterapia, meditação, yoga e outras práticas de estilo de vida podem aliviar a tensão em seu intestino. Então, cuidado com a ansiedade, pois ela é uma das causas da constipação durante a gravidez.
5. Inchaço e calafrios:
Os sintomas mais comuns de constipação durante a gravidez são o inchaço e o sofrimento de cãibras desconfortáveis. Isso pode ser causado pela presença física de Alimentos e matéria fecal em seu intestino, ou a acumulação de gases em seus intestinos, o que pode pressionar o intestino já espremido.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
6. Sangramento retal:
Caso sinta que está empurrando demais ou forçando excessivamente os movimentos intestinais, isto pode causar pequenos rasgos ou rupturas nos tecidos da cavidade retal. Este é também um sintoma comum de hemorroidas, que é algo que muitas mulheres grávidas se desenvolvem. Então, tome cuidado. Pois, pode ser uma das constipação durante a gravidez.
7. Fezes afetadas:
A constipação durante a gravidez pode causar uma sensação de fezes impactadas, como se tivesse endurecida ou a passagem tornasse difícil. Isso pode dar a sensação de sempre ir ao banheiro, mesmo que não consiga concluir com sucesso o movimento intestinal.
8. Diminuição do apetite:
A sensação de saciedade, inchaço e cólicas, muitas vezes, acompanhada da constipação durante a gravidez pode levar a uma diminuição do apetite. Isso é perigoso, pois seu corpo exige um consumo adequado de nutrientes para garantir uma gravidez saudável. Caso perceba que seu apetite está diminuindo consistentemente, consulte um médico para um tratamento formal.
Tratamentos para combater a constipação:
Como esse é um problema bastante comum, afetando aproximadamente 50% das mulheres grávidas, existem alguns tratamentos para constipação durante a gravidez.
1. Suplementos de nutrientes:
Controlar seus suplementos de nutrientes é uma das maneiras mais rápidas de reduzir a constipação, especialmente se seu médico determinar que seus níveis de ferro são muito altos. Isso pode aliviar os sintomas da constipação dentro de alguns dias.
2. Descalcificantes de fezes:
Usar os descalcificantes das fezes é um método muito mais segura do que utilizar laxante, já que o último pode desidratá-lo. Os amaciantes de fezes vêm em muitas formas e podem estimular a liberação de suco gástrico e movimento peristáltico, movendo seus intestinos suavemente.
3. Enemas:
Os enemas são vistos como o último resultado para constipação durante a gravidez e consistem em injetar líquido ou gás no reto para estimular a liberação dos intestinos impactados ou constipados. Há algum debate sobre a segurança deste método, então fale com um médico antes de optar por este tratamento.
4. Exercício:
É fundamental permanecer ativo enquanto estiver grávida, tanto para manter o metabolismo em movimento quanto para manter os movimentos intestinais normalizados. O movimento físico, como caminhar, nadar ou usar uma bicicleta estacionária pode aumentar a velocidade digestiva e eliminar os sintomas dolorosos da constipação durante a gravidez.
5. Consumo de probióticos:
Alimentos que possui alta quantidade de probióticos, como queijo e iogurte, devem ser consumidos caso ache que o equilíbrio bacteriano em seu intestino esteja desregulado. Isso pode melhorar a eficiência digestiva e acelerar o processo, ajudando na normalização dos movimentos intestinais.
6. Beba água:
Manter-se hidratado é importante para todos, mas quando estiver grávida, a desidratação pode acontecer com muito mais frequência e rapidez. Isso também pode levar a secura nas entranhas e uma redução na produção de sucos gástricos. Isso torna mais difícil do composto fecal se mover pelo trato digestivo, proporcionando uma constipação.